Seguimento Meteorológico Livre - 2020



Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)

Eu sinceramente tenho pena, custa-me ler esses posts sem nexo dum membro que contribui muito para meteorologia no Alentejo.
Continua a ser sempre o desejo pessoal a sobrepor-se ao clima.
E ao menos que esses posts fossem fundamentados, ora vejamos o meteograma do GFS para Serpa (temperaturas máximas previstas) até ao final do mês:

Dia 19: + 29,7ºC :cold:
Dia 20: +32,7ºC
Dia 21: +35,0ºC
Dia 22: +39,0ºC :)
Dia 23: +38,0ºC
Dia 24: +38,2ºC
Dia 25: +37,5ºC
Dia 26: +35,5ºC
Dia 27: +35,6ºC
Dia 28: +35,1ºC
Dia 29: +38,1ºC
Dia 30: +37,6ºC

Com estes valores, não é verão?!... :ill:
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Eu sinceramente tenho pena, custa-me ler esses posts sem nexo dum membro que contribui muito para meteorologia no Alentejo.
Continua a ser sempre o desejo pessoal a sobrepor-se ao clima.
E ao menos que esses posts fossem fundamentados, ora vejamos o meteograma do GFS para Serpa (temperaturas máximas previstas) até ao final do mês:

Dia 19: + 29,7ºC :cold:
Dia 20: +32,7ºC
Dia 21: +35,0ºC
Dia 22: +39,0ºC :)
Dia 23: +38,0ºC
Dia 24: +38,2ºC
Dia 25: +37,5ºC
Dia 26: +35,5ºC
Dia 27: +35,6ºC
Dia 28: +35,1ºC
Dia 29: +38,1ºC
Dia 30: +37,6ºC

Com estes valores, não é verão?!... :ill:

De dia 20 até dia 30, são dias quentíssimos esses, se tal se confirmar, provavelmente outra vaga de calor no Alentejo. Depois de já termos tido uma em Maio.

No litoral, nortada, na maior parte dos locais :D
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Eu sinceramente tenho pena, custa-me ler esses posts sem nexo dum membro que contribui muito para meteorologia no Alentejo.

Posso discordar dessa parte da tua afirmação?
Ficaria melhor: "... dum membro que poderia contribuir muito para a meteorologia no Alentejo."! ;)

Quem tem 17 ou 18 estações meteo, e se calhar só 2 ou 3 delas é que cumprirão minimamente as regras de boa instalação de estações meteorológicas, e em que o resto não contribuirá, em nada, para dados minimamente fiáveis, acho que não se pode dizer que contribui muito para alguma coisa. E quando, para além disso, nem sequer tem vontade de seguir as recomendações e conselhos que a malta aqui do fórum lhe vai fazendo ou fez já por várias vezes.... O projecto é muito meritório... mas cai por terra completamente com as fracas instalações realizadas...

Mas isto é "só" a minha opinião.. ;)
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Bom dia,

Para compreender como é difícil obter valores fiáveis, um amigo italiano (que vive em França) tem 2 x Davis VP2 e um Barani (ele é ainda mais louco do que toby :))
A observar durante as mudanças do nascer do sol, por exemplo.

http://www.meteoproject.it/ftp/stazioni/valdefench/


Capture.PNG.97951cad395c6935abdda1d7109ac329.PNG


Outro: http://www.kwos.org/comparison/
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
De dia 20 até dia 30, são dias quentíssimos esses, se tal se confirmar, provavelmente outra vaga de calor no Alentejo. Depois de já termos tido uma em Maio.

No litoral, nortada, na maior parte dos locais :D
Vai ser daqueles dias que a beira mar estão 20°c e vais 20/30 km para interior e estão 33°c

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Vai ser daqueles dias que a beira mar estão 20°c e vais 20/30 km para interior e estão 33°c

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Pois é, mas isso é algo normal nos próximos meses. Julho e Agosto, ao contrário do que se pensa, não são meses propriamente bons para fazer praia, principalmente na costa a Norte de Lisboa. Até podem estar mais de 40ºC no interior e junto ao mar continuarem os 20ºC ou nem isso com muito vento.

Em Julho de 2017, muitas estações no Alentejo andaram a rondar os 46ºC (chegando mesmo aos 46,2ºC na Amareleja) e depois junto ao litoral estavam 20ºC ou nem isso. As previsões mensais mostram anomalia positiva nas temperaturas no interior da Península e ligeiramente abaixo junto ao litoral.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Pois é, mas isso é algo normal nos próximos meses. Julho e Agosto, ao contrário do que se pensa, não são meses propriamente bons para fazer praia, principalmente na costa a Norte de Lisboa. Até podem estar mais de 40ºC no interior e junto ao mar continuarem os 20ºC ou nem isso com muito vento.

Em Julho de 2017, muitas estações no Alentejo andaram a rondar os 46ºC (chegando mesmo aos 46,2ºC na Amareleja) e depois junto ao litoral estavam 20ºC ou nem isso. As previsões mensais mostram anomalia positiva nas temperaturas no interior da Península e ligeiramente abaixo junto ao litoral.

Não é grande a diferença a norte ou a sul de Lisboa, excepto talvez ali o troço de costa na Arrábida. A costa alentejana e Vicentina tem um clima no Verão muito semelhantes ao litoral norte e centro. Faz muito mais diferença por exemplo, da costa ocidental algarvia para a costa sul. Os próximos dias vão ser exemplo disso, com um gradiente brutal de temperatura na direcção W-E:

IrarUMT.png


Neste mapa, os valores na costa sul algarvia poderão até estar subestimados, pois a nortada durante a tarde, que na costa ocidental resulta numa queda das temperaturas até valores próximos de 20ºC (transporte de ar marítimo fresco), na costa sul significa um transporte de uma massa de ar quente aquecida no interior alentejano, acentuado até pelo efeito Fohen das Serras Algarvias.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Não é grande a diferença a norte ou a sul de Lisboa, excepto talvez ali o troço de costa na Arrábida.
Na Margem Sul a costa é protegida pela Serra de Sintra e entre Tróia e Sines é protegida pela Serra da Arrábida. A sul de Sines é que começa a ficar mais fresco... :D
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Na Margem Sul a costa é protegida pela Serra de Sintra e entre Tróia e Sines é protegida pela Serra da Arrábida. A sul de Sines é que começa a ficar mais fresco... :D

Concordo, não quis ser muito específico. Mas já que estamos nessa, ainda vou ser mais. A linha do estoril (Cascais-Lisboa) é mais quente também devido à Serra de Sintra, e na Margem Sul essa influência é atenuada para sul, sendo o troço Meco-Cabo Espichel já algo mais fresco. A parcela Espichel-Sesimbra também é mais fresca comparativamente ao troço Sesimbra-Setúbal-Tróia.

Já mais a sul, a costa ocidental alentejana é mais quente a norte de Sines como dizes pela influência da Arrábida e por a costa estar um pouco mais "interiorizada", sendo o troço mais fresco o de Odeceixe-Sagres (costa ocidental algarvia) pois a linha de costa curva ligeirmanente para W. Isto em situações de nortada, claro, que domina claramente o padrão de Junho-Julho-Agosto salvo alguns episódeos de "lestada". Aí a história é diferente, e em todo o litoral ocidental.

Já agora, também me parece que do litoral norte-centro a zona mais fresca será mesmo o troço a norte de Sintra (talvez Sintra-Peniche) precisamente por a costa estar ligeiramente mais dentro do mar. A costa Aveiro- Porto- Viana do Castelo já terá médias das máximas ligeiramente superiores. Digo isto sem no entanto ter tanta experiência e conhecimento "in loco" como a sul de Lisboa.
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Pois é, mas isso é algo normal nos próximos meses. Julho e Agosto, ao contrário do que se pensa, não são meses propriamente bons para fazer praia, principalmente na costa a Norte de Lisboa. Até podem estar mais de 40ºC no interior e junto ao mar continuarem os 20ºC ou nem isso com muito vento.

Em Julho de 2017, muitas estações no Alentejo andaram a rondar os 46ºC (chegando mesmo aos 46,2ºC na Amareleja) e depois junto ao litoral estavam 20ºC ou nem isso. As previsões mensais mostram anomalia positiva nas temperaturas no interior da Península e ligeiramente abaixo junto ao litoral.

Concordo. Na zona de Torres Vedras no entanto tenho notado uma grande diferença da 1ªQuinzena de Agosto para a 2ªQuinzena/Últimos 10 dias. Mais quente na última quinzena, menos vento, menos nevoeiro, e consequentemente, muito melhor para praia, do que o período final de Junho até 15 de Agosto.
Isto tudo deverá ser devido ao aquecimento da água do mar, menor gradiente de temperaturas entre oceano-Interior, e muitas vezes um AA mais próximo de nós.

Isto claro, excetuando semanas esporádicas de forte corrente de leste.