Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,611
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Pois é, mas isso é algo normal nos próximos meses. Julho e Agosto, ao contrário do que se pensa, não são meses propriamente bons para fazer praia, principalmente na costa a Norte de Lisboa. Até podem estar mais de 40ºC no interior e junto ao mar continuarem os 20ºC ou nem isso com muito vento.

Em Julho de 2017, muitas estações no Alentejo andaram a rondar os 46ºC (chegando mesmo aos 46,2ºC na Amareleja) e depois junto ao litoral estavam 20ºC ou nem isso. As previsões mensais mostram anomalia positiva nas temperaturas no interior da Península e ligeiramente abaixo junto ao litoral.
Exato. Os melhores meses para quem gosta de fazer praia nem são julho e Agosto, mas sim, Setembro e muitas vezes Outubro, nesses meses já não há tanto o efeito da nortada e temperatura da água do mar costuma ser mais quente, já no interior normalmente o pico da temperatura ocorre em Julho e/ou Agosto.
 


cepp1

Cumulus
Registo
26 Jul 2017
Mensagens
246
Local
Leiria
Em Viana do Castelo acontece um pouco como na margem sul, está encaixada sobre montes a Norte que faz com que a cidade seja das mais quentes do país mesmo encostada ao mar. Média das máximas no mês de Julho e Agosto é de 26ºC, o que para uma cidade mesmo encostada ao mar é bastante alto.
Cheguei agora de Viana, a capital da nortada e a mesma cidade numa distância de 2km tem temperaturas bem diferentes. Hoje constatei lá algo fascinante, fui a praia e ao cony que diz o site do IPMA a água encontrava se semelhante ou melhor que no Algarve. Arriscaria 20 e poucos graus. Nunca tinha visto nada assim
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Posso discordar dessa parte da tua afirmação?
Ficaria melhor: "... dum membro que poderia contribuir muito para a meteorologia no Alentejo."! ;)

Quem tem 17 ou 18 estações meteo, e se calhar só 2 ou 3 delas é que cumprirão minimamente as regras de boa instalação de estações meteorológicas, e em que o resto não contribuirá, em nada, para dados minimamente fiáveis, acho que não se pode dizer que contribui muito para alguma coisa. E quando, para além disso, nem sequer tem vontade de seguir as recomendações e conselhos que a malta aqui do fórum lhe vai fazendo ou fez já por várias vezes.... O projecto é muito meritório... mas cai por terra completamente com as fracas instalações realizadas...

Mas isto é "só" a minha opinião.. ;)

Eu sei o que queres dizer e subscrevo, eu estava apenas a ser "politicamente correcto", pois não gosto falar mal de outras pessoas quando ainda tem um aspecto positivo de que é obter dados meteorológicos pelo Alentejo todo, mesmo que não sejam totalmente fidedignos.
Por outro lado se maior parte das estações dele tivessem a qualidade da tua estação de Sitio das Fontes a conversa já seria outra.
E para terminar o assunto, o que me custa mais, é o pessoal muito novo, que não tem cultura suficiente, e acha que dizer umas coisas em determinados sites e redes sociais é uma verdade absoluta, quando estão completamente errados [isto é válido desde o Sul de Portugal ao Norte e vocês sabem de quem são as pessoas de que eu estou a falar]
Isso magoa-me, bem como não esquecendo atrás o que disse, como é que é possível, que uma pessoa tenha uma entrevista numa rádio, durante uma hora, e não se lembre do nosso forum, quando essa pessoa cresceu em parte com a nossa ajuda (na altura o equivalente a 50%), e ainda por cima arranja desculpas esfarrapadas, e isso ,eu não perdoo!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,055
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mas os dados dele com as estações do IPMA são assim tão desfazadas? Pergunto isto porque não acompanho...
Nem é que os dados estejam desfasados, é que as estações do @RedeMeteo simplesmente não cumprem normas padrão da WMO. :D
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Nem é que os dados estejam desfasados, é que as estações do @RedeMeteo simplesmente não cumprem normas padrão da WMO. :D
Ok mas isso de cumprir ou não é comparando temperaturas. Ás vezes pode estar mais perto de um objecto qualquer que não devia, mas se não tiver influência nenhuma que interessa? Interessa é as temperaturas baterem certo.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,635
Local
Açores
Ok mas isso de cumprir ou não é comparando temperaturas. Ás vezes pode estar mais perto de um objecto qualquer que não devia, mas se não tiver influência nenhuma que interessa? Interessa é as temperaturas baterem certo.

Se não se obedece a critérios universais para registar as especificidades climáticas de cada zona, de que serve ter muitas estações meteorológicas?
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Ok mas isso de cumprir ou não é comparando temperaturas. Ás vezes pode estar mais perto de um objecto qualquer que não devia, mas se não tiver influência nenhuma que interessa? Interessa é as temperaturas baterem certo.
E batem certo. Com excepção da de Moura que provavelmente regista valores 1°C acima do real e tem de ser intervencada de modo a ficar melhor instalada
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Ok mas isso de cumprir ou não é comparando temperaturas. Ás vezes pode estar mais perto de um objecto qualquer que não devia, mas se não tiver influência nenhuma que interessa? Interessa é as temperaturas baterem certo.
Há uns anos houve uma discussão em relação a uma estação qualquer (não me lembro de quem, nem interessa) porque tinha valores que não estavam próximos da estação mais próxima do IPMA. Esse alguém argumentou, e com um argumento válido, que o local onde estava não tem nada a ver com o local de "referência".
Se existem variações de temperatura por vezes em algumas centenas de metros, os valores serem parecidos com qualquer estação suficientemente distante, é algo que vale zero.

Assim o único critério válido é uma instalação cumprir as regras de instalação, com critérios mínimos estabelecidos. Não há outra forma.

Calibrar pelo parecido é o mesmo que dizer que um peixe assado com molho de assado de carne, transforma o peixe em carne..
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Se não se obedece a critérios universais para registar as especificidades climáticas de cada zona, de que serve ter muitas estações meteorológicas?
Compreendo, mas acho o mais importante comparar temperaturas com as estações com as requisições todas
Há uns anos houve uma discussão em relação a uma estação qualquer (não me lembro de quem, nem interessa) porque tinha valores que não estavam próximos da estação mais próxima do IPMA. Esse alguém argumentou, e com um argumento válido, que o local onde estava não tem nada a ver com o local de "referência".
Se existem variações de temperatura por vezes em algumas centenas de metros, os valores serem parecidos com qualquer estação suficientemente distante, é algo que vale zero.

Assim o único critério válido é uma instalação cumprir as regras de instalação, com critérios mínimos estabelecidos. Não há outra forma.

Calibrar pelo parecido é o mesmo que dizer que um peixe assado com molho de assado de carne, transforma o peixe em carne..
Sim tens toda a razão, o que queria dizer é que por vezes não se consegue instalar nas condições que se deviam e o que podemos fazer é tentar fazer o melhor possível. A minha estação também está no meio de prédios, claro que pode ter um bocado de influencia na temperatura mas tive o cuidado de deixar o mais longe possível de qualquer objeto ou parede, no entanto sei que não obedece a 100% ás regras. Basicamente é como as RUEMAS.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
7h59

2020-06-22_08-56-27.jpg