Seguimento Incêndios - 2020

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O que vou dizer, pode ser um pouco off-topic, mas está relacionado com o incendio que teve origem, devido ao uso de uma motorroçadora, eu faço prestação de serviços de limpezas de terrenos agrícolas, e florestais, e posso dizer que a procura tem aumentado exponencialmente, eu neste momento uso disco, mas de um outro tipo de material, que não lança faíscas, e faço intervalos a cada meia hora de trabalho, para beber água, ou para reabastecer o depósito, e mesmo para a própria máquina arrefecer, isto claro, não descorando a limpeza de filtros, ao fim de cada utilização, assim que chego a casas, é logo tudo soprado, com o compressor, e começo a trabalhar logo por volta das 6 da manhã, até por volta das 10 ou 11 horas, dependente do calor que está.
E neste tipo de trabalhos, nesta altura do ano, todo o cuidado é pouco, e trago sempre uma pessoa a acompanhar-me que está sempre de "olho" na minha retaguarda.
 


Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
A negligência pode ser de muitas formas e feitios. O que não faltam são comportamentos negligentes que podem levar a um incêndio.
Acho que ninguém vê com maus olhos a limpeza de terrenos. Potencialmente o que está a acontecer é haver um maior numero de pessoas a usar ferramentas que quando as adquire, ou não são as mais adequadas, ou são de qualidade duvidosa. Isto a acrescentar ao pouco ou nenhum conhecimento das melhores praticas na sua utilização.
Se hoje para se usar produtos fitofarmacêuticos é preciso uma formação/licença, condução de um tractor vai passar a ser necessário formação/licença(eu era para já a ter feito mas....covid) acho que também se podia criar mecanismos para informar as melhores práticas na utilização destas ferramentas de limpeza agrícola ou florestal.

Ps: Quando falei de terrorismo essas tretas todas estava a ser irónico e a satirizar as baboseiras que se foram ouvindo nos últimos anos proferidas por alguns autarcas, comentadores de tv e presidentes de associações. Obviamente que alguém que comete um acto de forma negligente não tem a noção disso.

Sim , eu partilho da mesma opinião . A culpa sistematicamente atribuída aos terroristas , aos incendiários diabólicos serve para disfarçar muita incompetência e muita negligência que não é devidamente investigada e punida .
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
O incendio em Vale do Zebro, já está em fase de resolução, mas já surgiu outro noutra freguesia também de Abrantes.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

jcsmonteiro

Cirrus
Registo
12 Jan 2016
Mensagens
59
Local
Maceira, Leiria
Bom dia,

Para minha informação, tenho a impressão de que os aviões/helicópteros saem mais rapidamente, mesmo para incêndios "pequenos".
Será que estou errado?
Não quero contrariar mas já há uns anos que pelo menos 1 meio aéreo e acionado no 1º despacho para uma ocorrência. Isto dependendo da zona do alerta e da visibilidade das torres de vigia e câmaras sobre o incêndio. Podendo depois ser desmobilizado pelo cos no 1º ponto situação
 
  • Gosto
Reactions: Toby

srr

Nimbostratus
Registo
10 Jan 2012
Mensagens
1,138
Local
Abrantes
Não quero contrariar mas já há uns anos que pelo menos 1 meio aéreo e acionado no 1º despacho para uma ocorrência. Isto dependendo da zona do alerta e da visibilidade das torres de vigia e câmaras sobre o incêndio. Podendo depois ser desmobilizado pelo cos no 1º ponto situação

è correcto.
Por vezes são bastante eficazes porque chegam antes dos bombeiros.
 
  • Gosto
Reactions: jcsmonteiro e Toby

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Não quero contrariar mas já há uns anos que pelo menos 1 meio aéreo e acionado no 1º despacho para uma ocorrência. Isto dependendo da zona do alerta e da visibilidade das torres de vigia e câmaras sobre o incêndio. Podendo depois ser desmobilizado pelo cos no 1º ponto situação

è correcto.
Por vezes são bastante eficazes porque chegam antes dos bombeiros.

Está bem, obrigado. Fiquei surpreendido ao ver saídas com apenas 10 bombeiros em acção.
 

jonas

Cumulonimbus
Registo
14 Jul 2015
Mensagens
2,280
Local
Paredes
3 incêndios a mobilizar alguns meios a esta hora. O mais preocupante é em Idanha-a-nova(mais de 150 operacionais), os outros são em Vinhais e Macedo de Cavaleiros.
 
  • Gosto
Reactions: Toby

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,402
Local
Olhão (24 m)

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Não quero contrariar mas já há uns anos que pelo menos 1 meio aéreo e acionado no 1º despacho para uma ocorrência. Isto dependendo da zona do alerta e da visibilidade das torres de vigia e câmaras sobre o incêndio. Podendo depois ser desmobilizado pelo cos no 1º ponto situação

Ja hà mais de 10 anos que em Ataque inicial, e no caso das freguesia prioritárias, nos últimos anos, são despachados os 2 helicópteros de ataque inicial mais proximos.

O que se passa em relação aos meios de ataque ampliado, do DECIR, nomeadamente KAMOV, FireBoss e Canadair, é que este ano, a DON, contempla que estes meios também possam ser usados em ataque inicial se assim for justificavel.

Também temos à nossa disposição outras ferramentas tecnológicas, que nos permitem ter uma visualização em tempo real dos incêndios, que permite uma tomada de decisao mais assertiva e com mais rapidez, no despacho dos meios anfíbios de ataque aos incêndios.

Se tiverem mais duvidas. apitem!
 
  • Gosto
Reactions: Toby e jcsmonteiro

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
2020-07-02_18-29-59.jpg

fe.jpg
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial