O Nevoeiro

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Desde o fim de 2019 que o meu interesse em fotografar o nevoeiro/nuvens baixas tem aumentado desde que fiz uma timelapse em setembro. Só voltei depois a fotografá-lo no início de dezembro, mas desta vez já do lado norte do rio Cávado, pois já andava com a ideia de o querer fotografar virado para o nascer do sol. Desde aí já o fotografei mais vezes e cada vez mais a tentar fotografá-lo de novos sítios. Este é um tópico em que tenciono ir colocando os meus registos do nevoeiro daqui para a frente.

Esta última quarta feira tivemos a presença do nevoeiro/nuvens baixas aqui em Braga. Estava quase para não ir fotografar pois quando acordei não estava nevoeiro onde moro, mas o céu estava tapado e por nuvens bem baixas pois estavam todas alaranjadas por causa da luzes da cidade. Como aqui não estava nevoeiro pensei que o topo das nuvens estivesse acima do Sameiro e não desse para ver nada. Mesmo assim decidi ir, nunca se sabe. Ao passar perto do Monte do Picoto reparei que o topo estava coberto, a base das nuvens devia andar um pouco abaixo dos 300m. Continuei em direção ao Monte do Sameiro e passar pela zona de Fraião, que começa a passar os 250m, já estava nevoeiro. Quando começei a ultrapassar os 450m de altura tornou-se visível o céu e via-se também o topo das nuvens que estava mesmo ao meu lado. Quando cheguei a Santa Marta das Cortiças já estava quase a nascer o sol. Passado uns 25min reparei que as nuvens estavam a vir rápido do lado sul do monte e a formar um efeito de cascata no lado norte. Foi nessa altura que começei a fazer a timelapse.

Deixo então aqui os registos que fiz:
YxwVFEw.jpg

3r0Mopl.jpg






lkZdhnj.jpg

SOF6bZK.jpg







f4S7HeJ.jpg


kwjZuyH.jpg

b2J4hUg.jpg


kAzByv0.jpg









Hoje dei lá mais um saltinho ao monte. A vista por trás do Sameiro estava bem bonita com aquela suave manto visível em baixo a abraçar os montes e aquelas nuvens baixas mas não tão baixas que raspavam no topo do Sameiro e ficavam abaixo das serras mais altas, como a serra da Cabreira lá ao fundo na segunda imagem.



[URL='https://flic.kr/p/2j4vEuE']

2RI0k1W.jpg

uxBjof7.jpg
[/url]
 
Última edição:


bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Desde o fim de 2019 que o meu interesse em fotografar o nevoeiro/nuvens baixas tem aumentado desde que fiz uma timelapse em setembro. Só voltei depois a fotografá-lo no início de dezembro, mas desta vez já do lado norte do rio Cávado, pois já andava com a ideia de o querer fotografar virado para o nascer do sol. Desde aí já o fotografei mais vezes e cada vez mais a tentar fotografá-lo de novos sítios. Este é um tópico em que tenciono ir colocando os meus registos do nevoeiro daqui para a frente.

Esta última quarta feira tivemos a presença do nevoeiro/nuvens baixas aqui em Braga. Estava quase para não ir fotografar pois quando acordei não estava nevoeiro onde moro, mas o céu estava tapado e por nuvens bem baixas pois estavam todas alaranjadas por causa da luzes da cidade. Como aqui não estava nevoeiro pensei que o topo das nuvens estivesse acima do Sameiro e não desse para ver nada. Mesmo assim decidi ir, nunca se sabe. Ao passar perto do Monte do Picoto reparei que o topo estava coberto, a base das nuvens devia andar um pouco abaixo dos 300m. Continuei em direção ao Monte do Sameiro e passar pela zona de Fraião, que começa a passar os 250m, já estava nevoeiro. Quando começei a ultrapassar os 450m de altura tornou-se visível o céu e via-se também o topo das nuvens que estava mesmo ao meu lado. Quando cheguei a Santa Marta das Cortiças já estava quase a nascer o sol. Passado uns 25min reparei que as nuvens estavam a vir rápido do lado sul do monte e a formar um efeito de cascata no lado norte. Foi nessa altura que começei a fazer a timelapse.

Deixo então aqui os registos que fiz:
YxwVFEw.jpg

3r0Mopl.jpg






lkZdhnj.jpg

SOF6bZK.jpg







f4S7HeJ.jpg


kwjZuyH.jpg

b2J4hUg.jpg


kAzByv0.jpg









Hoje dei lá mais um saltinho ao monte. A vista por trás do Sameiro estava bem bonita com aquela suave manto visível em baixo a abraçar os montes e aquelas nuvens baixas mas não tão baixas que raspavam no topo do Sameiro e ficavam abaixo das serras mais altas, como a serra da Cabreira lá ao fundo na segunda imagem.







Excelentes as fotos e o timelapse.

Obrigado pela partilha!
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Magnífica reportagem Guilherme, as fotos estão mesmo espectaculares! Então aquelas no lusco-fusco... Fiquei babado :p

É muito gratificante quando o esforço de sair de casa ainda de noite é compensado com esses resultados magníficos.

Aqui perto há um sítio onde antigamente costumava ir lá algumas vezes mas nunca fui com nevoeiro, que por aqui também não é assim tão frequente, mas deve ter uma vista espectacular também (VG de Montemor). Tivesse eu meio de transporte próprio e o nevoeiro fosse mais recorrente, já lá teria dado um pulo :)
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Magnífica reportagem Guilherme, as fotos estão mesmo espectaculares! Então aquelas no lusco-fusco... Fiquei babado

É muito gratificante quando o esforço de sair de casa ainda de noite é compensado com esses resultados magníficos.

Aqui perto há um sítio onde antigamente costumava ir lá algumas vezes mas nunca fui com nevoeiro, que por aqui também não é assim tão frequente, mas deve ter uma vista espectacular também (VG de Montemor). Tivesse eu meio de transporte próprio e o nevoeiro fosse mais recorrente, já lá teria dado um pulo

Obrigado Duarte! :thumbsup: Essa altura do dia deve ser a minha preferida para fotografar o nevoeiro, as cores que há nessa altura, as luzes ainda acesas e umas longas exposições dão um ar mais mágico ao nevoeiro.

Com um mar de nevoeiro como pano de fundo até os eucaliptos queimados ganham outra beleza...
Belíssimos registo, como sempre! Continue a haver paciência para estas tuas escapadinhas fotográficas

Obrigado João Pedro! :thumbsup: Vontade não vai faltar para ir tirar mais fotos, já tenho várias em mente que gostaria de tirar. :D
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Como tinha mencionado em cima queria usar este tópico para continuar os meus registos do nevoeiro. Em baixo partilho alguns fotografias que tirei no dia 30 e 31 de Maio.

fru13hF.jpg


QGso5ts.jpg




xFgz2Mn.jpg



Above the fog by Guilherme Silva, on Flickr
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,049
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Ora na quarta tivemos nuvens baixas e por isso lá fui eu para o topo do monte para as fotografar :D. O nascer do sol foi fantástico e aquelas nuvens a provocar os raios crepusculares ainda o tornaram mais belo. Tirei muitas fotos para timelapses e nos intervalos entre as timelapses fui tirando outras diferentes. Com o passar do tempo as nuvens foram subindo até que a certa altura começaram a chegar cá cima e tornou-se visível um arco-íris branco no lado contrário ao sol. Quando já estava tudo a querer tapar acabei por vir embora.

Deixos-vos aqui algumas fotos que tirei:



8dbjFai.jpg

fQhFcNT.jpg

8pLmw7s.jpg

nxEgIvZ.jpg

qy7cZis.jpg

ifGedwI.jpg

H28N4kI.jpg
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Desde o dia em cima que já tivemos vários dias com mais nevoeiros e em muito deles fui fotografar-los. Tenho tirado também muitas fotos para timelapses.

Deixo-vos aqui os registos que fui fazendo ao longo destes últimos dois meses e meio.

29 de Junho - Neste dia não havia nuvens do lado da cidade mas conforme o ar subia pelos montes elas formavam-se lá em cima e continuavam a movimentar-se a grande velocidade para sul. Estava um vento geladinho lá em cima. :cold:

2FktmJY.jpg

RRBq7G2.jpg


9 de Julho - Neste dia não havia muitas nuvens mas com o nascer do sol, formou-se parte do cordão que é costume aparecer entre o Sameiro e a Santa Marta.

zSnt2qM.jpg



19 de Julho

2rUofOk.jpg


28 de Julho - Este dia foi espetacular, as nuvens estavam mais abaixo e mantiveram-se afastadas do topo do monte até ao nascer do sol. A partir daí começaram a vir de este com uma velocidade enorme e taparam rapidamente o sol. Nessa altura fui num instante para o lado oeste do monte para tirar mais umas fotos antes de tapar tudo. Como podem ver na terceira e quarta foto elas já estavam a vir por cima de mim e do topo do monte como uma onda a arrebentar e a prepararem-se para descer pelo monte abaixo. Passado algum tempo acabou por abrir e tapar várias vezes, permitindo fazer mais uns registos.

woaiN2l.jpg

ZmiwL6G.jpg

nWbURQh.jpg

nzEJmki.jpg

fv6bH8R.jpg


31 de Julho

xVTvbVI.jpg



1 de Agosto

MINWEQ7.jpg

FKkknti.jpg


7 de Agosto

OXehVPZ.jpg



9 de Agosto - Dia muito bom, nuvens baixas de manhã e depois a virem rápido durante a tarde, estando já às portas da cidade ao pôr do sol, o que é raro chegarem tão cedo. E foi a partir daí que começou a ficar fantástico, com as nuvens a avançarem cada vez mais e a tapar a cidade. Estava a tirar fotos virado mais para oeste, mas depois decidi ir um bocado mais para cima para ter vista para sul. Ainda subi umas pedras com o flash do telemóvel a iluminar e quando parei e o desliguei, olhei para cima e a vista era incrível com um enorme manto de nevoeiro iluminado pelas luzes e com a Via Láctea ao fundo! :w00t: Certamente uma imagem que não vou esquecer. Antes de ir para casa ainda dei um salto ao Sameiro e via-se as nuvens iluminadas pelas luzes da cidade. Coloquei a máquina a tirar fotos para uma timelapse e notava-se as nuvens a subir cada vez mais até que chegaram rapidamente lá cima e taparam tudo.

AzRGT4i.jpg

z0VRm77.jpg

WRKYCtP.jpg

Oyj8SBl.jpg

4ceMsoF.jpg

uZ6wDak.jpg


14 de Agosto - Mais um dia em que não havia nuvens na cidade, lado norte do monte, mas para o lado sul estava tudo tapado. Forma-se muitas vezes a cascata como é visível na segunda foto.

71B9mZk.jpg

oFZ3NQ0.jpg

qBECv9g.jpg

QWDEOum.jpg

GSsmNwl.jpg



27 de Agosto - Este dia valeu a pena por esta foto, pois nem o sol vi nascer, tapou poucos minutos depois de eu chegar.

IZNyexy.jpg



Agora já estão a começar a aparecer os nevoeiros de radiação e os de advecção a desaparecer. Os de radiação trazem outras oportunidades para fotos e já tivemos dois dias com esses agora em setembro só que infelizmente não consegui ir fotografar, mas mais dias virão. Mais para o fim do ano partilharei aqui também um vídeo com os nevoeiros de 2020.
 
Última edição: