Biodiversidade

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,921
Local
Cabanas - Palmela (75m)
As fotos não são minhas, mas aqui ficam, tiradas no Parque Florestal do Fontelo, em Viseu:





Por acaso já por lá vi esquilos várias vezes, um na semana passada inclusive, mas deslocam-se muito rápido, quando estou para tirar o telemóvel já ele ses esconderam...


Muito obrigado pela partilha!
Dei uma vista de-olhos pelo facebook desse fotografo e sinto-me na obrigação de partilhar mais algumas fotos dele:

4OTdkYG.png


rCos6NA.png


e há muitos mais, que maravilha! :thumbsup:
 
Última edição:


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Um sardão que come á mão, e que responde quando o chamam, não é todos os dias que se ve igual.


Fantástico! :w00t: Nunca tinha visto tal coisa; geralmente fogem de nós a sete pés, a não ser que não tenham ainda aquecido o suficiente :D

As fotos não são minhas, mas aqui ficam, tiradas no Parque Florestal do Fontelo, em Viseu:





Por acaso já por lá vi esquilos várias vezes, um na semana passada inclusive, mas deslocam-se muito rápido, quando estou para tirar o telemóvel já eles se esconderam...

Lindos :) Beijinhos em tempos de pandemia é que não... :nono::lol:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Muito obrigado pela partilha!
Dei uma vista de-olhos pelo facebook desse fotografo e sinto-me na obrigação de partilhar mais algumas fotos dele:

4OTdkYG.png


rCos6NA.png


e há muitos mais, que maravilha! :thumbsup:
Também fui espreitar :hehe: Fotos muito boas de passarada; deve ter uma bela lente zoom :nicephoto::cool:
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
https://www.facebook.com/search/top/?q=vacaloura.pt

Não sei conheces este projecto, que já existe há alguns anos, mas lá podes fazer o registo do avistamento, eu tenho pena de nunca ter visto nenhum exemplar pessoalmente.
e são cada vez mais raros e acredita a culpa esta na limpeza dos terrenos, as larvas alimentam-se de madeira em decomposição uma vez que toda a madeira é recolhida não fica grande coisa para as larvas comerem
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
e são cada vez mais raros e acredita a culpa esta na limpeza dos terrenos, as larvas alimentam-se de madeira em decomposição uma vez que toda a madeira é recolhida não fica grande coisa para as larvas comerem

É bem verdade, concordo tatalmente contigo, se bem que hoje em dia, já se criam, abrigos, com madeiras em decomposição, ou simplesmente se deixam ficar numa das extremidades dos terrenos, que não causam qualquer transtorno, mas o medo que persiste na cabeça das pessoas, é muito devido ás limpezas que são impostas por parte da GNR.
 

Nickname

Super Célula
Registo
2 Fev 2012
Mensagens
5,659
Local
Viso Norte, Viseu (520m)
Por acaso nem sabia que eram raros, nem sabia da designação vaca-loura, eu chamva-os de escaravelhos.
De vez em quando vejo-os aqui nas traseiras do meu bairro, e no Fontelo também os vejo com alguma frequência.


Uma foto manhosa, de telemóvel, que tirei na semana passada acho:

134564675867989.jpg
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Por acaso nem sabia que eram raros, nem sabia da designação vaca-loura, eu chamva-os de escaravelhos.
De vez em quando vejo-os aqui nas traseiras do meu bairro, e no Fontelo também os vejo com alguma frequência.


Uma foto manhosa, de telemóvel, que tirei na semana passada acho:

134564675867989.jpg
A palavra existe e pelos vistos é bem antiga, tanto que é usada também na Galiza - é uma palavra galaico-portuguesa. :D

Off-topic:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Por acaso nem sabia que eram raros, nem sabia da designação vaca-loura, eu chamva-os de escaravelhos.
De vez em quando vejo-os aqui nas traseiras do meu bairro, e no Fontelo também os vejo com alguma frequência.


Uma foto manhosa, de telemóvel, que tirei na semana passada acho:

134564675867989.jpg

E estás correcto, pois não deixa de ser um escaravelho, se bem que um pouco maior do que os normais, e o seu nome deriva de região para região, e estamos em plena actividade deles.
 

belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos




A PSP de Lisboa, através da Brigada de Proteção Ambiental (BriPA), no passado dia 28 de maio, capturou um espécime da espécie “Mapolon Monspessulanus” , vulgarmente conhecida por cobra rateira, que estava numa habitação na zona de Carnaxide.

Em virtude de ser uma espécie autóctone, a mesma foi posteriormente libertada no seu habitat natural, em local com recursos naturais e condições necessárias à sua sobrevivência.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m