Seguimento Litoral Norte - Julho 2020

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
J4M0tYH.gif

Aviso MeteoPT.com
As observações e os dados meteorológicos registados neste tópico são apenas de consulta e dizem respeito a situações observadas por membros do Fórum MeteoPT.com, não estando oficialmente validadas.
Os dados aqui publicados são da exclusiva responsabilidade de quem os publica; para dados oficiais consulte os produtos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

caloraça por aqui, já com 32.6ºc :calor:

Mínima de 19.2ºc .

Vento NE 10 Km/h e 41% HR.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boas, alguém me sabe explicar como é possível Esposende ter neste momento 18 graus e Barcelos que fica perto estar com 35 graus?
Esposende está mesmo em cima do mar, Barcelos não. Para além disso, Esposende teve uma rajada máxima horária de 36 km/h de noroeste, o que acaba por diminuir a temperatura. :w00t:

Já Barcelos está a 15 km do mar. Não está propriamente próximo...
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Boas, alguém me sabe explicar como é possível Esposende ter neste momento 18 graus e Barcelos que fica perto estar com 35 graus?

De facto é uma diferença muito grande de temperaturas, mas temos que ter em conta alguns aspectos,
Esposende fica junto ao mar e tem muita nortada e Barcelos fica mais no interior, é uma cidade com uma grande dimensão
e fica num vale/à beira rio, tudo isso influencia as diferenças de temperatura.
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
E parece-me que a estação de Esposende está instalada mesmo em cima do Mar, o que é normal que sendo em cima do mar as temperaturas sejam essas. Acredito que se fosse mais para dentro da cidade era bem mais quente.

Por Ponte de Lima a máxima até agora foi de 36.6ºC, ainda agora começou e já estou farto deste calor insuportável.
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Boas, alguém me sabe explicar como é possível Esposende ter neste momento 18 graus e Barcelos que fica perto estar com 35 graus?
Eu acho que deve estar a trabalhar algum ar condicionado junto da estação meteorológica do IPMA em Esposende.

Não é preciso ir tão longe . A 1 km do mar entre Esposende e Viana do Castelo , a temperatura máxima foi superior a 30° c e ainda a esta hora está próxima dos 30°c .
As estações de Esposende e de Viana do Castelo não são representativas nem sequer dos próprios concelhos.