Biodiversidade

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Os arachnids do Starship Troopers já estão na Terra!
Este andava em Rossas (Vieira do Minho)

3131becf510d16ecb3e62c93af17d6d6.jpg
Vi o meu primeiro ao vivo na sexta-feira na Quinta da Aveleda. Infelizmente estava morto pelo que não registei. São mesmo grandes.
 
  • Gosto
Reactions: Gates e Pedro1993


João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Aproveito para deixar mais algumas fotos de algumas aves que aparecem aqui na Serra de Grândola:

Pisco-de-peito ruivo
Erithacus rubecula
r8l1tVI.jpg


Cartaxo comum
Saxicola rubicola
(deve ser jovem pois ainda não tem as cores muito definidas)
XoGpzLB.jpg


Gaio-comum
Garrulus glandarius
60uNzgL.jpg



Papa-figos
Oriolus oriolus
(Esta ave deu-me muito prazer em fotografar pois é muito esquiva...é mais frequentemente ouvida do que vista....mas tive um momento de sorte...está no meu top-five das aves mais bonitas que podem ser vistas em Portugal...vem cá passar o Verão e depois volta para África).
EEzRosj.jpg


Abraços ;)!
Belos registos, very cool :D
Nunca vi um papa-figos ao vivo, muito bonitos, de facto. Também gostava de ver um abelharuco, não aparecem por aí? :)

A pega-azul já está presente aqui na região, mas ainda só nas áreas mais baixas. Aqui mais para "cima", por enquanto, só mesmo a Pica-pica. Desses, tenho aqui um "bando" residente de uns 5 ou 6 elementos que se deixam ver quase todos os dias.
Aqui pelo Porto também só há a pega-rabuda, as pegas-azuis só são "azuis" de nome pelos vistos... :D
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Belos registos, very cool :D
Nunca vi um papa-figos ao vivo, muito bonitos, de facto. Também gostava de ver um abelharuco, não aparecem por aí? :)


Aqui pelo Porto também só há a pega-rabuda, as pegas-azuis só são "azuis" de nome pelos vistos... :D

Abelharucos, tenho aqui ás dezenas deles, chegam a estarem todos em fila, nos cabos eléctricos, onde são mais de 20 indivíduos.
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
;)
Belos registos, very cool :D
Nunca vi um papa-figos ao vivo, muito bonitos, de facto. Também gostava de ver um abelharuco, não aparecem por aí? :)


Aqui pelo Porto também só há a pega-rabuda, as pegas-azuis só são "azuis" de nome pelos vistos... :D

Boas.
Sim...os Abelharucos aparecem por aqui....geralmente ao final da tarde com aquele voo característico e rápido.
Ainda não os consegui fotografar pois ainda não os consegui apanhar pousados
Vem cá passar o verão ;).
Aves muito bonitas!

Abraço!;)
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
Belos registos, very cool :D
Nunca vi um papa-figos ao vivo, muito bonitos, de facto. Também gostava de ver um abelharuco, não aparecem por aí? :)


Aqui pelo Porto também só há a pega-rabuda, as pegas-azuis só são "azuis" de nome pelos vistos... :D


Boas.
Hoje por acaso tive a oportunidade de fotografar um casal de Abelharucos que estiveram um bocado pousados num cabo eléctrico perto da minha casa.
Enquanto os observava comeram várias vespas e outros insectos.
Deixo aqui algumas fotos ;) :

xG8Fj0r.jpg


O macho é o da esquerda...tem um espigão na cauda.

n4jM8eT.jpg


hzNlFzP.jpg


Abraços!;)
 
Última edição:

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Boas.
Hoje por acaso tive o oportunidade de fotografar um casal de Abelharucos que estiveram um bocado pousados num cabo eléctrico perto da minha casa.
Enquanto os observava comeram várias vespas e outros insectos.
Deixo aqui algumas fotos ;) :

xG8Fj0r.jpg


O macho é o da esquerda...tem um espigão na cauda.

n4jM8eT.jpg


hzNlFzP.jpg


Abraços!;)

Muito bem apanhados, aí nas fotos, tendo em conta que os abelharucos, são um pouco irrequietos, e por acaso, não fazia ideia que o macho tinha esse tipo de espigão, na cauda, mesmo de binóculos, quando os costumo observar, é um pequeno detalhe que acaba por passar ao lado.
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas.
Hoje por acaso tive o oportunidade de fotografar um casal de Abelharucos que estiveram um bocado pousados num cabo eléctrico perto da minha casa.
Enquanto os observava comeram várias vespas e outros insectos.
Deixo aqui algumas fotos ;) :

xG8Fj0r.jpg


O macho é o da esquerda...tem um espigão na cauda.

n4jM8eT.jpg


hzNlFzP.jpg


Abraços!
UAU! :w00t: Que lindos! :palmas: Que sorte conseguires ver estas aves tão bonitas desde casa. Obrigado pelas fotos! :thumbsup:
Que câmera/lente usas já agora? Se não te importares de partilhar. Ando há séculos para investir numa boa para fotografar a passarada; também aprecio bastante :)
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Muito bem apanhados, aí nas fotos, tendo em conta que os abelharucos, são um pouco irrequietos, e por acaso, não fazia ideia que o macho tinha esse tipo de espigão, na cauda, mesmo de binóculos, quando os costumo observar, é um pequeno detalhe que acaba por passar ao lado.
Também desconhecia esse facto. Mas se tivesse de adivinhar, diria que o da direita era a fêmea, tem um ar mais delicado :)
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Também desconhecia esse facto. Mas se tivesse de adivinhar, diria que o da direita era a fêmea, tem um ar mais delicado :)
na verdade nas aves isso nem sempre é verdade na verdade a maior parte das vezes as fêmeas são maiores que os machos , se vires bem o da esquerda as cores são mais fortes
 

cool

Cumulus
Registo
23 Nov 2012
Mensagens
139
Local
Grândola
UAU! :w00t: Que lindos! :palmas: Que sorte conseguires ver estas aves tão bonitas desde casa. Obrigado pelas fotos! :thumbsup:
Que câmera/lente usas já agora? Se não te importares de partilhar. Ando há séculos para investir numa boa para fotografar a passarada; também aprecio bastante :)

Boas...não....claro que não me importo de partilhar:
A câmara que uso é a chamada "teleobjectiva dos pobres"...uma Nikon Coolpix B700.
É muito pequena e compacta e tem um zoom óptico de 60 X.
Tem umas lentes maravilhosas mas um sensor minúsculo com tudo o que daí advém...só consegues boas fotos com bastante luz.
Apesar das limitações, para um mero amador como eu serve perfeitamente para fotografar aves....já para paisagens ou outro tipo de fotos é um pouco limitada e nessas ocasiões uso outra câmara.
A grande vantagem é mesmo o zoom óptico de 60X e o facto de não teres de andar com toneladas de material pesado atrás.
Custou-me 200 euros em 2a mão no Olx.
Qualquer dúvida que tenhas dispõe!

Abraço!;)
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
na verdade nas aves isso nem sempre é verdade na verdade a maior parte das vezes as fêmeas são maiores que os machos , se vires bem o da esquerda as cores são mais fortes
Sim, mas estava a falar neste caso específico :) As cores mais fortes são geralmente uma característica dos machos, pelo que neste caso até bate certo :D
 
  • Gosto
Reactions: Pedro1993

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boas...não....claro que não me importo de partilhar:
A câmara que uso é a chamada "teleobjectiva dos pobres"...uma Nikon Coolpix B700.
É muito pequena e compacta e tem um zoom óptico de 60 X.
Tem umas lentes maravilhosas mas um sensor minúsculo com tudo o que daí advém...só consegues boas fotos com bastante luz.
Apesar das limitações, para um mero amador como eu serve perfeitamente para fotografar aves....já para paisagens ou outro tipo de fotos é um pouco limitada e nessas ocasiões uso outra câmara.
A grande vantagem é mesmo o zoom óptico de 60X e o facto de não teres de andar com toneladas de material pesado atrás.
Custou-me 200 euros em 2a mão no Olx.
Qualquer dúvida que tenhas dispõe!

Abraço!;)
Obrigado ;) Também já tive uma bridge assim, tinha um zoom brutal. Agora é preciso um canhão para ter resultados semelhantes :D
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Isto agora levou-me à minha infância e à primeira vez que que vi Os Pássaros de Hitchcock. Com a passarada ainda aguentava mas com os gafanhotos dava-me o badagaio.

 
  • Gosto
Reactions: belem