Seguimento Litoral Norte - Julho 2020

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,178
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas, alguém me sabe explicar como é possível Esposende ter neste momento 18 graus e Barcelos que fica perto estar com 35 graus?
Eu acho que deve estar a trabalhar algum ar condicionado junto da estação meteorológica do IPMA em Esposende.

De facto é uma diferença muito grande de temperaturas, mas temos que ter em conta alguns aspectos,
Esposende fica junto ao mar e tem muita nortada e Barcelos fica mais no interior, é uma cidade com uma grande dimensão
e fica num vale/à beira rio, tudo isso influencia as diferenças de temperatura.

E parece-me que a estação de Esposende está instalada mesmo em cima do Mar, o que é normal que sendo em cima do mar as temperaturas sejam essas. Acredito que se fosse mais para dentro da cidade era bem mais quente.

Por Ponte de Lima a máxima até agora foi de 36.6ºC, ainda agora começou e já estou farto deste calor insuportável.

Não é preciso ir tão longe . A 1 km do mar entre Esposende e Viana do Castelo , a temperatura máxima foi superior a 30° c e ainda a esta hora está próxima dos 30°c .
As estações de Esposende e de Viana do Castelo não são representativas nem sequer dos próprios concelhos.

Há efectivamente um "ar condicionado" a funcionar muito perto da estação de Esposende: é a água do mar que à superfície se tem mantido sempre à volta dos 13ºC e o vento também constante na direcção de NW. Não há aquecimento diurno que resista a este fluxo constante de ar marítimo bem arrefecido.

FPRXfCC.png


QYAobPh.png
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Boa tarde,

mais um dia quente, semelhante a ontem, embora um pouco menos de calor, mínima de 18.3ºc e máxima 32.0 ºc :calor:

Neste momento 31.3ºc, vento NW 14Km/h e 48% HR.

Amanha já deve refrescar, talvez a máxima desca uns uns 7/8 graus.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa tarde, próximos dias serao reportados neste tópico, hoje por Braga o dia praticamente todo calor que mal se podia andar, deve ter andado nos 38°C de máxima.

Agora em São Bento da Porta Aberta, o vento nem mexe é um calor mesmo de noite, ainda há pouco no caminho entre Vieira do Minho e São Bento chegou aos 28.5°C já depois das 20h.

AC ligado no hotel hehe fotos tiradas à pouco.

0b59836c9503f1680b52e38daad0b2fa.jpg
8c41aeb49d76ccb28dc9100705be852b.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,594
Local
Gondomar (105 metros alt)
Boa tarde, próximos dias serao reportados neste tópico, hoje por Braga o dia praticamente todo calor que mal se podia andar, deve ter andado nos 38°C de máxima.

Agora em São Bento da Porta Aberta, o vento nem mexe é um calor mesmo de noite, ainda há pouco no caminho entre Vieira do Minho e São Bento chegou aos 28.5°C já depois das 20h.

AC ligado no hotel hehe fotos tiradas à pouco.

0b59836c9503f1680b52e38daad0b2fa.jpg
8c41aeb49d76ccb28dc9100705be852b.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Bem vindo ao norte , amigo

Enviado do meu Mi 9 Lite através do Tapatalk
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,965
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa noite.

Que forno...para o costume desta terra são 2 dias de forno aceso, Tmáx de 35,3ºC ontem e de 35,8ºC hoje.
Noites não são tropicais, é normal, mas andam já perto, Tmín ontem de 16,2ºC, hoje de 18,0ºC.
Por um lado sabe bem ter este calor, torna os dias outonais\primaveris mais desejáveis; por outro é bom para quem está de férias e pretende ir a banhos. ;)

A noite segue com um luar deslumbrante, com Júpiter e Saturno logo ali ao lado a moldurar o quadro.
Está quente, com 21,7ºC e 60% de Hr. Não será noite tropical por cá.

Acho que vou arejar a casa, abrir todas as janelas e deixar entrar uma apetecida aragem fresca. E os bichos também...Malditas melgas! :D


Boa tarde,
Neste momento estão 37º em Lisboa. Verifico pelo IMPA que no Porto estão 29º e que amanhã se prevê 23º.Amanhã tenho uma reunião aí em cima e uma coisa é levar uma roupita para quase 40º outra coisa é casaco de lã para temperaturas perto dos 20º.
Será de acreditar?

Na zona mais central da cidade, estando sol, a temperatura deverá ser agradável, já se for mais perto do mar, aí sim, mais perto dos 20ºC e a pedir um agasalho leve.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom dia,

mínima tropical com 20.3ºc , afinal não refrescou aassim tanto durante a madrugada mas a máxima deverá ser mais baixa que ontem :calor:

Neste momento 21.9ºc , vento SSW 6 Km/ e mais húmido com 79 % HR.

Alguma bruma no ar, sobretudo para o lado do mar.
 

Iceberg

Nimbostratus
Registo
5 Jun 2006
Mensagens
983
Local
Braga
Bom dia a todos desde Braga.

Mais um dia de calor, ligeiramente menos que ontem segundo o IPMA: máxima prevista para hoje de 34º enquanto ontem era de 38º.

Amanhã um ligeiro respiro de 30º, para depois regressarmos a 36º.

Perspetiva-se assim uma primeira quinzena de julho quente e muito seca.

Nestes dias temos dias temos tido temperaturas superiores a 30º e concerteza humidade inferior a 30%, mas felizmente pelo menos aqui no litoral Norte não existiu uma lestada forte, superior a 30 hm/h. O que é uma ajuda preciosa na prevenção e combate dos incêndios florestais.

Um abraço para todos e saúde. :)