Biodiversidade

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
'Convívio' de javalis surpreende condutores em estrada junto a Mértola

https://www.cmjornal.pt/multimedia/...dutores-em-estrada-de-mertola-veja-as-imagens

:D

Caso não tenham reparado, nada disto é em Mértola. É em Itália e é retirado de um vídeo da National Geographic



Assim vai o nosso "jornalismo". E então no que respeita a questões de ambiente e conservação, é minha convicção que mais de 50% do que circula nos jornais e revistas é fake news, ou então resulta de incompetência pura de jornalistas sem sentido crítico, às vezes servindo propósitos pouco claros de quem "planta" as notícias.
 


Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Caso não tenham reparado, nada disto é em Mértola. É em Itália e é retirado de um vídeo da National Geographic



Assim vai o nosso "jornalismo". E então no que respeita a questões de ambiente e conservação, é minha convicção que mais de 50% do que circula nos jornais e revistas é fake news, ou então resulta de incompetência pura de jornalistas sem sentido crítico, às vezes servindo propósitos pouco claros de quem "planta" as notícias.


Bem vindo da parte do CM, já nada me espanta, fazem de tudo apenas para terem muitas visualizações, e mais umas vendas de jornais.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Bem vindo da parte do CM, já nada me espanta, fazem de tudo apenas para terem muitas visualizações, e mais umas vendas de jornais.
pois como canal sensacionalista tentam de tudo com imagens faço sempre busca regressiva no google com videos não conheço ferramentas para verificar a origem
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,670
Local
Aveiras de Cima
O vídeo pode ser em Itália, mas asseguro-vos que estas situações, em que grandes grupos de javalis são vistos a atravessarem estradas, também ocorrem cá e têm ocorrido cada vez com mais frequência.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Isso e javalis a atacarem terrenos, vi um milheiral da família da minha namorada no verão passado que tinha sido bastante afetado por eles...

É bem verdade os javalis conseguem fazer estragos muito avultados nos campos de milho, por vezes os agricultores perdem mais de 1 ha, e piora quando é a época das femeas parirem, pois é com os pés do milho que elas fazem a sua cama.
Se bem que aos poucos também a carne de javali começa a ter alguma saída, para alguns restaurantes ou mesmo talhos, sei que existe caçadores a venderem a carne a 5€/KG, e assim também é uma boa forma de eles fazerem o controlo da populção.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Por acaso à uns tempos, os javalis atacaram um terreno de um amigo meu, e estragaram-lhe o feijão verde.
por cá existem bastantes volta e meia são atropelados e todos sabemos o que acontece quando se atropela um macho adulto. Quanto aos estragos a culpa não é deles, o que preferem comprar preparar e cozinhar o almoço ou ir a um restaurante comer e não pagar. Em portugal não existe um predador capaz de fazer frente a um animal crescido tirando o Lobo que so existem na parte norte e por aqui na zona da Freita . Daí a caça ser a única maneira de os controlar
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Isso e javalis a atacarem terrenos, vi um milheiral da família da minha namorada no verão passado que tinha sido bastante afetado por eles...

Há uns anos ia morrendo por causa de um javali que me saltou na estrada a seguir a Mora! A sorte é que consegui controlar o jipe a tempo de não me espetar numa árvore. Muito cuidado ao conduzir no final da madrugada e no início do dia nas zonas rurais.
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,925
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Há uns anos ia morrendo por causa de um javali que me saltou na estrada a seguir a Mora! A sorte é que consegui controlar o jipe a tempo de não me espetar numa árvore. Muito cuidado ao conduzir no final da madrugada e no início do dia nas zonas rurais.

Nos últimos anos devido ao abandono/desertificação do interior a população de Javalis tem aumentado, deixo-vos aqui um exemplo dos problemas de surgirem javalis nas estradas portuguesas:

https://tomarnarede.pt/sociedade/automovel-colide-com-javali-na-a13/