Cometa Neowise C/2020 F3

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
De facto já parece mais promissor a seguir ao pôr-do-sol. O problema maior para os "costeiros" será mesmo se houver nuvens ou neblina sobre o mar.
CuVjwjj.png

Hoje fui tentar fotografá-lo e já se consegue bem depois do pôr do sol. A olho nu vê-se, mas claro menos do que nas fotos.

Deixo aqui esta foto que tirei em Adaúfe, Braga. Eram 22h30 quando a tirei, mas a primeira quando começei a experimenter foi às 22h10 e também já era visível.

 


Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Fotografias tiradas na madrugada de ontem 12/julho. Teve mesmo de ser uma directa, pois se eu fosse dormir tenho a certeza que já não me levantava :D

Confesso que quando saí de casa assustei-me devido à enorme humidade que estava na atmosfera. Quando cheguei ao vértice geodésico de Montemor era claramente visível algum nevoeiro nos montes e vales para oeste, mas apenas "lá para baixo", no local onde estava não havia nevoeiro. Ainda assim, aguardei, e milagrosamente pouco tempo depois instalou-se uma brisa de leste que arredou com parte da humidade e algum do nevoeiro desapareceu, melhorando assim um pouco as condições de visibilidade.

Apesar da iluminação urbana e da humidade na atmosfera, ainda consegui umas fotos jeitosas (na minha opinião, e tendo em conta que o meu equipamento fotográfico é "básico"). O desafio é mesmo mal apareça o cometa apareça, começar logo a disparar, porque a luz do nascer-do-Sol aparece num instante. Só de imaginar que se eu estivesse na minha casa de férias perto da Pampilhosa da Serra teria conseguido fotos muuuuito melhores, até fico com naúseas :p

O cometa é visível a olho nu, mas claro que não tem a forma com que aparece nas fotografias. Parece antes um borrão, como se fosse uma estrela desfocada. O truque que fiz para o encontrar facilmente foi:
  • traçar uma linha imaginária entre Vénus e as Pleiades
  • achar o meio dessa linha e olhar para a esquerda até encontrar a estrela Capella (encontra-se facilmente pelo seu brilho)
  • olhando um pouco para baixo e para a esquerda encontra-se outra estrela: Beta Aurigae
  • traçar uma linha imaginária entre Cappela e Beta Aurigae, e no seu seguimento (para baixo), ligeiramente à esquerda encontra-se o dito cujo :)

jJxNXZp.png


Já foi dito aqui que vão esperar mais uns dias para conseguir observá-lo após o pôr-do-Sol quando este estiver mais afastado do Sol, mas não se esqueçam que quanto mais afastado do Sol o cometa estiver, menor é a sua cauda e menor será o seu brilho. Acho que magnitude 4 já é muito complicado de se conseguir alguma coisa.

Agora sim, as fotografias. Espero que gostem :)


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr
 

okcomputer

Cirrus
Registo
13 Jul 2020
Mensagens
91
Local
Minho
Se eu morar num vale existe alguma ferramenta que me permita calcular a visibilidade de um astro indicando a minha altitude e a distância e altitude de um obstaculo na linha de visão?
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
Se eu morar num vale existe alguma ferramenta que me permita calcular a visibilidade de um astro indicando a minha altitude e a distância e altitude de um obstaculo na linha de visão?

Em astronomia a altitude de um astro no céu é dada em graus. Podes tentar averiguar qual a altitude mínima a que consegues ver um astro utilizando métodos como este aqui.

measuring-sky-with-hand.png
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,319
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Fotografias tiradas na madrugada de ontem 12/julho. Teve mesmo de ser uma directa, pois se eu fosse dormir tenho a certeza que já não me levantava :D

Confesso que quando saí de casa assustei-me devido à enorme humidade que estava na atmosfera. Quando cheguei ao vértice geodésico de Montemor era claramente visível algum nevoeiro nos montes e vales para oeste, mas apenas "lá para baixo", no local onde estava não havia nevoeiro. Ainda assim, aguardei, e milagrosamente pouco tempo depois instalou-se uma brisa de leste que arredou com parte da humidade e algum do nevoeiro desapareceu, melhorando assim um pouco as condições de visibilidade.

Apesar da iluminação urbana e da humidade na atmosfera, ainda consegui umas fotos jeitosas (na minha opinião, e tendo em conta que o meu equipamento fotográfico é "básico"). O desafio é mesmo mal apareça o cometa apareça, começar logo a disparar, porque a luz do nascer-do-Sol aparece num instante. Só de imaginar que se eu estivesse na minha casa de férias perto da Pampilhosa da Serra teria conseguido fotos muuuuito melhores, até fico com naúseas :p

O cometa é visível a olho nu, mas claro que não tem a forma com que aparece nas fotografias. Parece antes um borrão, como se fosse uma estrela desfocada. O truque que fiz para o encontrar facilmente foi:
  • traçar uma linha imaginária entre Vénus e as Pleiades
  • achar o meio dessa linha e olhar para a esquerda até encontrar a estrela Capella (encontra-se facilmente pelo seu brilho)
  • olhando um pouco para baixo e para a esquerda encontra-se outra estrela: Beta Aurigae
  • traçar uma linha imaginária entre Cappela e Beta Aurigae, e no seu seguimento (para baixo), ligeiramente à esquerda encontra-se o dito cujo :)

jJxNXZp.png


Já foi dito aqui que vão esperar mais uns dias para conseguir observá-lo após o pôr-do-Sol quando este estiver mais afastado do Sol, mas não se esqueçam que quanto mais afastado do Sol o cometa estiver, menor é a sua cauda e menor será o seu brilho. Acho que magnitude 4 já é muito complicado de se conseguir alguma coisa.

Agora sim, as fotografias. Espero que gostem :)


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr

Obrigado, fotos maravilhosas!!sem muito mais a acrescentar, se quiserem partilhar mais agradeço:pray:
 

okcomputer

Cirrus
Registo
13 Jul 2020
Mensagens
91
Local
Minho
@Duarte Sousa

Isso eu sei. Refiro-me a umas contas mais complicadas que isso. Imagine que de determinado local pode observar um astro a 10º mas a 3km de distância tem um monte exactamente na linha de observação e esse monte tem por exemplo 400 metros de altitude, ou a 20km de distância tem uma serra com 2000m de altitude, haverá uma calculadora para isso que calcula tudo, incluindo o detalhe da curvatura terreste?
Aplicações como o Stellarium, etc, não tem em conta obstáculos que tenhamos pela frente.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,721
Local
Loures
@Duarte Sousa

Isso eu sei. Refiro-me a umas contas mais complicadas que isso. Imagine que de determinado local pode observar um astro a 10º mas a 3km de distância tem um monte exactamente na linha de observação e esse monte tem por exemplo 400 metros de altitude, ou a 20km de distância tem uma serra com 2000m de altitude, haverá uma calculadora para isso que calcula tudo, incluindo o detalhe da curvatura terreste?
Aplicações como o Stellarium, etc, não tem em conta obstáculos que tenhamos pela frente.

Não conheço aplicações que façam isso. Mas estando no local é fazer o tal exercício e ver a que altitude (em graus) se encontra o obstáculo e depois comparar com a altitude do astro. Se a altitude do astro for superior à do obstáculo, este será visível. Mas acredito que no teu caso não estejas nesse tal local :)

Sugiro este site http://heywhatsthat.com/ Clicas na aba "New Panorama", seleccionas o ponto que queres no mapa e depois no fundo da página carregas em "Submit Request". Vai ser gerado um panorama do horizonte centrado no local que escolheste, e depois podes passar o rato por cima do perfil vertical e ele vai-te dizendo a que altitude (em graus) está esse obstáculo e o seu azimute. É um site muito útil, por diversas razões. Quando estou num local e vejo uma serra ao longe que não sei qual é, tento saber mais ou menos a direcção (azimute), depois vou a esse site e descubro facilmente :)
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,975
Local
Alcobaca (160 m)
Não conheço aplicações que façam isso. Mas estando no local é fazer o tal exercício e ver a que altitude (em graus) se encontra o obstáculo e depois comparar com a altitude do astro. Se a altitude do astro for superior à do obstáculo, este será visível. Mas acredito que no teu caso não estejas nesse tal local :)

Bom dia,

SkySafari 6 (versão PLUS e PRO) pode importar as suas próprias fotografias da linha do horizonte.
Tive uma dúvida, um amigo confirma-me que isso é possível.

https://skysafariastronomy.com/
https://skysafariastronomy.com/support/manual/horizon_sky.shtml

Utiliza esta função para programar poses longas antes de ir para a cama. :)
Acabaram-se os ramos nas fotos, como ele diz. :lol:
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Hoje fui tentar fotografá-lo e já se consegue bem depois do pôr do sol. A olho nu vê-se, mas claro menos do que nas fotos.

Deixo aqui esta foto que tirei em Adaúfe, Braga. Eram 22h30 quando a tirei, mas a primeira quando começei a experimenter foi às 22h10 e também já era visível.


Fotografias tiradas na madrugada de ontem 12/julho. Teve mesmo de ser uma directa, pois se eu fosse dormir tenho a certeza que já não me levantava

Confesso que quando saí de casa assustei-me devido à enorme humidade que estava na atmosfera. Quando cheguei ao vértice geodésico de Montemor era claramente visível algum nevoeiro nos montes e vales para oeste, mas apenas "lá para baixo", no local onde estava não havia nevoeiro. Ainda assim, aguardei, e milagrosamente pouco tempo depois instalou-se uma brisa de leste que arredou com parte da humidade e algum do nevoeiro desapareceu, melhorando assim um pouco as condições de visibilidade.

Apesar da iluminação urbana e da humidade na atmosfera, ainda consegui umas fotos jeitosas (na minha opinião, e tendo em conta que o meu equipamento fotográfico é "básico"). O desafio é mesmo mal apareça o cometa apareça, começar logo a disparar, porque a luz do nascer-do-Sol aparece num instante. Só de imaginar que se eu estivesse na minha casa de férias perto da Pampilhosa da Serra teria conseguido fotos muuuuito melhores, até fico com naúseas

O cometa é visível a olho nu, mas claro que não tem a forma com que aparece nas fotografias. Parece antes um borrão, como se fosse uma estrela desfocada. O truque que fiz para o encontrar facilmente foi:
  • traçar uma linha imaginária entre Vénus e as Pleiades
  • achar o meio dessa linha e olhar para a esquerda até encontrar a estrela Capella (encontra-se facilmente pelo seu brilho)
  • olhando um pouco para baixo e para a esquerda encontra-se outra estrela: Beta Aurigae
  • traçar uma linha imaginária entre Cappela e Beta Aurigae, e no seu seguimento (para baixo), ligeiramente à esquerda encontra-se o dito cujo

jJxNXZp.png


Já foi dito aqui que vão esperar mais uns dias para conseguir observá-lo após o pôr-do-Sol quando este estiver mais afastado do Sol, mas não se esqueçam que quanto mais afastado do Sol o cometa estiver, menor é a sua cauda e menor será o seu brilho. Acho que magnitude 4 já é muito complicado de se conseguir alguma coisa.

Agora sim, as fotografias. Espero que gostem


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr


Cometa Neowise C/2020 F3
by duarthe_sousa, no Flickr
Muito bom! :palmas: Também me queria parecer que seria visível a olho nu. Mais fácil de encontrar no céu portanto :)
Hoje ainda tentei, não conseguia dormir por isso às 4h30 estava completamente desperto. O céu estava praticamente limpo, mas hoje consegui confirmar que vou mesmo ter de sair de casa para o conseguir "apanhar", bolas! :D

Vídeo didáctico de Pedro Re (Presidente da APAA Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores)



Predo Re (Santarem)

C2020F3_TV101_5D_20images_5sec_400_iso_20200711_Sum_0312UTCw.jpg

Muito didático de facto! Obrigado :thumbsup: Ainda há esperança! :D
 

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,555
Local
Braga, Merelim (70m)
Consegui ver há pouco da varanda. Nunca pensei que fosse tão visível a olho nu. Não é muito brilhante mas dá para encontra-lo perfeitamente. Não sei se é por hoje estar mais vento o que melhora a visibilidade.

A foto teria ficado bem não fosse o fumo do incêndio a norte arruinar a paisagem (e os fios :D).

31-FFFB30-B393-4-AB0-80-CD-68-D4-A772-A727.jpg
 
Última edição:

fhff

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
887
Local
Merceana, Alenquer / Nafarros, Sintra
Acabei de regressar a casa. Tentei vê-lo junto ao litoral sintrense, na Praia das Maçãs, mas alguma nebelusidade baixa não me deixou vislumbrá-lo. Acima, o céu até estava límpido e dava para ver perfeitamente a Ursa Maior....mas o cometa iludiu-me. Tirei várias fotos mas deu-me ideia que nem assim, Farei novas tentativas. Se estivesse por Alenquer era limpinho, com certeza, nem que tivesse de subir ao Montejunto.