Cometa Neowise C/2020 F3



Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Pois eu ainda não o consegui ver, ontem bem olhei na direcção NW durante vários minutos depois do pôr do Sol a ver se o localizava, até usei o zoom da lente para servir de "binóculos" mas existia alguma bruma na atmosfera. :D

Aqui na Cidade não deve ser fácil, a não ser que existam boas condições de visibilidade com baixa humidade.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,698
Local
Loures
Obrigado, fotos maravilhosas!!sem muito mais a acrescentar, se quiserem partilhar mais agradeço:pray:

Muito bom! :palmas: Também me queria parecer que seria visível a olho nu. Mais fácil de encontrar no céu portanto :)

Obrigado a ambos! :)

Acrescento algumas informações sobre o cometa à data e hora a que o fotografei (info do https://www.heavens-above.com/):

UNcQfDu.png


Se não me engano, penso que a magnitude era de 1,6 (hoje dia 15/07 já está com 2,9).
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Obrigado a ambos! :)

Acrescento algumas informações sobre o cometa à data e hora a que o fotografei (info do https://www.heavens-above.com/):

UNcQfDu.png


Se não me engano, penso que a magnitude era de 1,6 (hoje dia 15/07 já está com 2,9).
que horas eram, ontem bem tentei mas o fumo de um incendio pode ter sido o suficiente para o encobrir
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,698
Local
Loures
que horas eram, ontem bem tentei mas o fumo de um incendio pode ter sido o suficiente para o encobrir

Estas fotos que postei foram tiradas entre as 05h07 e as 05h27. Mas lá está, agora antes do nascer-do-Sol já não é tão visível, agora o melhor é depois do pôr-do-Sol, mas é o que tenho dito, a cada dia que passa o cometa tem menos brilho e para quem vive no meio da cidade o tempo está a encurtar.
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Fotos magníficas! :w00t:

Ontem à noite fiz a minha primeira tentativa de o ver e fotografar. Fui até ao vértice geodésico de São Paio, mas estava uma ventania desgraçada e a máquina não parava quieta... :dry: Estava também uma ténue neblina sobre o mar que o escondia parcialmente. No entanto, com algum esforço, era visível a olho nu.

As fotos ficaram, portanto, ligeiramente esbatidas pelo movimento da câmera. Não foi um flop total, já que alguma coisa saiu e porque o vi! :D Mas ainda tentarei de novo, noutra localização mais afastada do mar.

Para já é isto o possível :D
1z9YcEw.jpg


hElw2IF.jpg


E mais uma do firmamento, tirada já desde o areal ao abrigo do vento. A noite estava, apesar de tudo, bem bonita e límpida.
UXLSBO0.jpg
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Ontem à noite fiz a minha primeira tentativa de o ver e fotografar. Fui até ao vértice geodésico de São Paio, mas estava uma ventania desgraçada e a máquina não parava quieta... :dry: Estava também uma ténue neblina sobre o mar que o escondia parcialmente. No entanto, com algum esforço, era visível a olho nu.

As fotos ficaram, portanto, ligeiramente esbatidas pelo movimento da câmera. Não foi um flop total, já que alguma coisa saiu e porque o vi! :D Mas ainda tentarei de novo, noutra localização mais afastada do mar.

Boa noite,

:thumbsup:Fantástico!
Se me é permitido ser tão ousado a ponto de dar uma opinião:
se tiver um tripé, reduza o tempo de exposição para evitar "girar" e tire 4 ou 5 fotografias que empilhar (ver acima a ligação de um software livre, há outros)
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Boa noite,

:thumbsup:Fantástico!
Se me é permitido ser tão ousado a ponto de dar uma opinião:
se tiver um tripé, reduza o tempo de exposição para evitar "girar" e tire 4 ou 5 fotografias que empilhar (ver acima a ligação de um software livre, há outros)
Sim, foi por estar num tripé que o vento conseguia abanar a câmera :)
Nunca usei a técnica do empilhamento de fotos, apesar de conhecer. Tenho de a explorar primeiro :D Mas ontem, com aquele vento todo, já foi uma sorte conseguir uma, quanto mais 4 ou 5! :lol:
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,698
Local
Loures
Sim, foi por estar num tripé que o vento conseguia abanar a câmera :)
Nunca usei a técnica do empilhamento de fotos, apesar de conhecer. Tenho de a explorar primeiro :D Mas ontem, com aquele vento todo, já foi uma sorte conseguir uma, quanto mais 4 ou 5! :lol:

Aí está uma técnica que como eu nunca usei, nem me lembrei que podia ter tirado várias fotos seguidas e depois fazer sobreposição. Enfim, daqui a 7.000 anos quando o cometa passar de novo, eu tento :D
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,176
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Aí está uma técnica que como eu nunca usei, nem me lembrei que podia ter tirado várias fotos seguidas e depois fazer sobreposição. Enfim, daqui a 7.000 anos quando o cometa passar de novo, eu tento :D
Eu ainda vou, em princípio, fazer mais uma tentativa. Se o ambiente for bom ainda tiro algumas para fazer um teste :D
 

Toby

Nimbostratus
Registo
25 Mar 2011
Mensagens
1,974
Local
Alcobaca (160 m)
Aí está uma técnica que como eu nunca usei, nem me lembrei que podia ter tirado várias fotos seguidas e depois fazer sobreposição. Enfim, daqui a 7.000 anos quando o cometa passar de novo, eu tento :D

antes do ano 9020, M251/M252 ... a lua também ...
Bem, eu vou sair :)

PS: Mesmo na fotografia diurna usamos esta técnica.
 
  • Gosto
Reactions: remember