Seguimento Litoral Norte - Julho 2020

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,439
Local
Arronches / Lisboa
Estive a ver os dados no Ogimet e Viana do Castelo registou uma máxima de 39,7ºC. Não se será fiável, porque no mapa do IPMA a estação não aparece há algum tempo.
O maior valor de temperatura máxima do período 71/2000 para este mês em Viana do Castelo é de 38ºC. Nos últimos 20 anos certamente que já se registaram valores superiores, só não sei se foram superiores a estes quase 40ºC.
XKE3CXt.png
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,913
Local
Figueira da Foz
Estive a ver os dados no Ogimet e Viana do Castelo registou uma máxima de 39,7ºC. Não se será fiável, porque no mapa do IPMA a estação não aparece há algum tempo.
O maior valor de temperatura máxima do período 71/2000 para este mês em Viana do Castelo é de 38ºC. Nos últimos 20 anos certamente que já se registaram valores superiores, só não sei se foram superiores a estes quase 40ºC.
XKE3CXt.png
A estação atual no Chafé não é a mesma das normais climatológicas. A estação atual registou 39,3 ºC em agosto de 2018, esse valor não me parece muito fiável, mas não é possível ter a certeza
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,056
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Já estou como a Vóvó Viral

Os vídeos dessa avó são uma pérola para os entusiastas da linguística, como eu. :shocking: Ela diz as coisas duma maneira curiosamente muito diferente da nossa, sem grande influência da pronúncia padrão (talvez com a clara exceção dos ditongos nasais) e muito, muito parecida ao galego mais tradicional. Por exemplo, ela costuma dizer "sei-no" em vez de sei disso, "estivetches" em vez de estiveste, "auga" em vez de água, "pranta" em vez de planta, "medrar" em vez de crescer, etc. É um pérola linguística quase desconhecida, e é uma pena que muitas destas características estejam prestes a extinguir-se em Portugal. :sad:
___________________
Voltando ao tópico principal, acho interessantes os registos de temperaturas em Viana do Castelo. Os 39,7°C, se forem verídicos, ultrapassam o anterior recorde de agosto de 2018, e há que salientar que a vaga de calor nesse mês foi uma das mais fortes de sempre. Este mês está a ser tão ou até mais quente que o início de agosto de 2018 no Litoral Norte e o mais interessante é que ninguém da televisão fale nisto. Já em junho, quando foram aquelas duas semanas "frescas", foi o que se viu. Sinceramente... :facepalm: