Seguimento Litoral Centro - Julho 2020

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Aqui fica o vídeo de 2 das 3 bombas que esta noite me deixaram "borradinho", como mencionei num post na altura :D

O plano era dirigir-me até ao vértice geodésico de Montemor, em Loures, como já tantas vezes o fiz. O problema é que saí de casa demasiado tarde e quando lá cheguei, estava a festa montada. Clarões a iluminar o céu todo, raios a rasgar o céu... Depois de estacionar, saí do carro, estava a pegar nas coisas para me meter a caminho e caiu a primeira de 3 bombas a que assisti. Caiu nas antenas junto ao vértice geodésico para onde me iria deslocar (a cerca de 200m e onde me encontrava), mas com este cenário, claro que não fui, e enfiei-me dentro do carro.

Fiquei a gravar na esperança de obter mais alguma bomba, e consegui duas. Na altura não conseguia apontar a máquina para as antenas, de certeza que teria ficado bem melhor, mas este som dos trovões já é qualquer coisa :p Depois destas bombas começou a chover torrencialmente, com algum granizo à mistura (como foi mencionado aqui no tópico pelo @AnDré ) e vento forte também, e sempre com um calor tropical a acompanhar.

Tenho muitos outros vídeos, mas como disse, fiquei o tempo todo dentro do carro, portanto não ficaram grande coisa. Vou levar alguns dias até ter tudo pronto para depois partihar. Por agora, fica aqui este das tais bombas. É favor de meter o som alto eheh.

 


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Precisamente onde estava na foto, dois roncos bem fortes.
Va lá que estava a ir embora,que susto.
Já está com eco vermelho! Prepara-te que vais ter caldeirada :eek:
 

Tufao André

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
1,218
Local
Venda Nova (Amadora)
Boas pessoal!

Sem duvida uma noite brutal que fica na memória, não só pela duração como também pela intensidade, sobretudo nesta região e nesta época do ano... :D

Depois de me deitar, ja depois das 3h, a trovoada continuou mais longe e pouco frequente. Perto das 5h30 acordo com fortes trovões aqui muito perto novamente, que até iluminavam o quarto, e pingas muito grossas de chuva! Voltou a acalmar com o início da manhã e até agora :) Vamos ver o que a tarde reserva, promete mais...
Impressionante as oscilações da temperatura e do vento com a passagem das células durante a noite!!

Muito calor e humidade alta, 33ºC e 40% HR, sensação de 35ºC e vento fraco a moderado de E
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Segundo consigo entender, o centro da depressão está neste momento ali por cima do Estuário do Sado. Vi um mapa por aí algures, que mostrava que durante a tarde de hoje, havia grande potencial para se formar boas células aqui sobre o Mar da Palha/leziria. Veremos...
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Boa tarde,

Novamente uma brasa por Massama, lá por casa deve estar um bafo autêntico.

LOL continuo com o mesmo problema do Tapatalk a dizer que atingi o máximo de envio de fotos para este mês

34°C e 41% de HR sensação de 41°C assim não posso partilhar nada, 1.9 mm acumulados até agora.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Belos desenvolvimentos a leste. Nasceu uma célula a NE de Canha.
O sol já se tapou por aqui.

T. Atual: 32,4ºC
HR: 41%
Vento: SE / 1,1 Km/h
 

david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,317
Local
Fajarda - Coruche(57m)
trovoada a sul :trovao:35ºC

110111362_1011920405939109_3183397325452119745_n.jpg
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Trovoada :viva:Cortina de chuva densa a NE.