Seguimento Meteorológico Livre - 2020



Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
A madrugada passada fez-me lembrar deste vídeo de uma severa tempestade de Verão na Carolina do Norte.



Visualizar o vídeo desde início é interessante porque regista a chegada da tempestade e consequente mudança repentina das condições meteorológicas. Se pretenderem visualizar a parte nocturna podem saltar para os 35 minutos. Tal e qual a madrugada passada, múltiplos relâmpagos e o som abafado dos trovões.


Na sequência desse vídeo o Youtube sugeriu este, também nos States.


(a melhor parte a partir dos 9 minutos)

:trovao:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
4lvA5gp.gif


meTz20200720_0000+16800.png


meTz20200720_0000+33600.png


Será o recorde de '89 batido?
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Eu há umas horas estive a ver uma reportagem da TVI onde falaram que os Açores estavam a ter um verão com pouco sol e que só no Grupo Oriental é que estava melhor tempo. O que eu não percebi é o porquê de isso ser uma notícia - é totalmente normal chover nos Açores e estar céu nublado no verão. Aliás, há uma razão pela qual a Ilha de Santa Maria é considerada a mais soalheira dos Açores.

Aqui está uma lista dos valores de precipitação total para os meses de julho e agosto, nos Açores: :rain:
- Ponta Delgada: 75,6 mm
- Angra do Heroísmo: 89,5 mm
- Aeroporto das Flores: 146,5 mm

Agora o exagero continental de que "os verões são quentes e secos" também já chegou aos Açores, que têm um clima totalmente diferente do de Lisboa? Já não há paciência para estas notícias... :disgust:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Agora o exagero continental de que "os verões são quentes e secos" também já chegou aos Açores, que têm um clima totalmente diferente do de Lisboa? Já não há paciência para estas notícias... :disgust:
Tens toda a razão, estas noticias já começam a meter raiva. É o mesmo que haver noticias a falar que as trovoadas de terça são completamente anormais nesta altura do ano e só apareceram agora devido às alterações climáticas :facepalm::facepalm::facepalm: E o pior é que o povo ainda acredita nesta desinformação!!!! :nugget:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Eu há umas horas estive a ver uma reportagem da TVI onde falaram que os Açores estavam a ter um verão com pouco sol e que só no Grupo Oriental é que estava melhor tempo. O que eu não percebi é o porquê de isso ser uma notícia - é totalmente normal chover nos Açores e estar céu nublado no verão. Aliás, há uma razão pela qual a Ilha de Santa Maria é considerada a mais soalheira dos Açores.

Aqui está uma lista dos valores de precipitação total para os meses de julho e agosto, nos Açores: :rain:
- Ponta Delgada: 75,6 mm
- Angra do Heroísmo: 89,5 mm
- Aeroporto das Flores: 146,5 mm

Agora o exagero continental de que "os verões são quentes e secos" também já chegou aos Açores, que têm um clima totalmente diferente do de Lisboa? Já não há paciência para estas notícias... :disgust:

Isto? -> https://tvi24.iol.pt/videos/nebulosidade-tem-marcado-o-verao-acoriano/5f198c410cf2e21cf330fd97

Considero que a resposta da meteorologista deixa muito a desejar, mas pronto.

Tenho ideia de que nebulosidade com abertas é o 'normal' dos Açores, incluindo do GOr.

A circulação de nordeste providenciada pelo anticiclone é porreira porque traz ar tendencialmente menos húmido (GOr):

compday.wJK37IT723.gif


compday.M4w3a43TiN.gif


compday.e2XtE6oteZ.gif

Mas mesmo que não se verifique, prefiro muito mais o 'verão' daqui :calor:

compday.WBpb2zInnW.gif


compday.FK3e7Cky5D.gif


Certamente ali o @lserpa poderá acrescentar algo mais :D
 
Última edição:

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Eu há umas horas estive a ver uma reportagem da TVI onde falaram que os Açores estavam a ter um verão com pouco sol e que só no Grupo Oriental é que estava melhor tempo. O que eu não percebi é o porquê de isso ser uma notícia - é totalmente normal chover nos Açores e estar céu nublado no verão. Aliás, há uma razão pela qual a Ilha de Santa Maria é considerada a mais soalheira dos Açores.

Aqui está uma lista dos valores de precipitação total para os meses de julho e agosto, nos Açores: :rain:
- Ponta Delgada: 75,6 mm
- Angra do Heroísmo: 89,5 mm
- Aeroporto das Flores: 146,5 mm

Agora o exagero continental de que "os verões são quentes e secos" também já chegou aos Açores, que têm um clima totalmente diferente do de Lisboa? Já não há paciência para estas notícias... :disgust:
Não é que não tenhas razão, mas é mais relevante para o caso o número de dias de precipitação do que a quantidade total em causa. De qualquer modo, tanto Ponta Delgada como a Angra têm sempre mais de 10 dias de chuva, e as Flores têm pelo menos 15, pelo que continua a ser válido
 

PapoilaVerde

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
247
Local
Almada
Procurei um pouco na internet e não encontrei resposta para uma questão.

1. Alguém me sabe dizer qual o record de precipitação /por hora que já alguma vez se registou em Portugal (continental ou ilhas)?

2. Episódios marcantes destes episódios com valores de precipitação por hora.

3. Que valores foram registados em Évora neste episódio recente? E nas chuvas da Madeira onde faleceram dezenas de pessoas aqui há uns anos?
 

PapoilaVerde

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
247
Local
Almada
Sobre o fenómeno que ocorreu em Évora encontrei a seguinte notícia:

“O Instituto de Ciências da Terra da Universidade de Évora (UÉ) registou a maior intensidade de precipitação no período de uma hora, na terça-feira, na cidade alentejana, com cerca de 38 milímetros em 45 minutos. Segundo divulgou a UÉ, foi registado nesse dia "a maior intensidade de precipitação no período de uma hora", pelo menos desde 2007.

A UÉ adiantou que, na terça-feira ao final da tarde, no espaço de apenas 45 minutos, foi registada na cidade uma precipitação de 38,805 milímetros (mm). Até esse dia os valores mais elevados de precipitação horária registados nesta estação eram de 28,059 mm (em 4 de novembro de 2012) e 21,691 mm (em 22 de abril de 2014).

A equipa de técnicos e investigadores do ICT, constituída por Rui Salgado, Miguel Potes, Flávio Couto, Gonçalo Rodrigues, Samuel Bárias e Ana Lourido, referiu que "não há nenhum registo, nesta estação, de precipitação superior a 10 mm numa hora nos meses de julho e agosto".

Entre as 19:26 e as 19:55 horas, precisou a UÉ, a precipitação acumulada foi de 37,6 mm, ou seja, a intensidade de precipitação foi de 75,2 mm/hora, o que permite classificar este evento como de precipitação violenta, o nível mais elevado da classificação da intensidade da precipitação.

Aludindo a dados do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que indicam que em julho a precipitação média mensal em Évora é de 8.6 mm, a universidade realçou que a chuva acumulada na terça-feira, entre as 19:00 e as 20:00 horas, "foi quase cinco vezes mais elevada do que a normal para todo o mês de julho".

"Este fenómeno meteorológico teve origem numa depressão isolada em altitude, também conhecido por gota fria ou por 'cut-off', que se forma a partir de uma perturbação da corrente de oeste nas proximidades do jato polar", acrescentou.”

In:
https://diariodoalentejo.pt/pt/noticias/10364/evora-nunca-choveu-tanto-como-na-terca-feira.aspx
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
1. Alguém me sabe dizer qual o record de precipitação /por hora que já alguma vez se registou em Portugal (continental ou ilhas)?
Difícil dizer... Acho que o IPMA nunca publicou nada assim, quando se bate um recorde eles por vezes avisam de que isso aconteceu e dizem o valor, mas fora isso nunca vi esse tipo de informação, o máximo que há é por dia
2. Episódios marcantes destes episódios com valores de precipitação por hora.
Assim de repente, lembro-me de valores muito elevados em outubro e novembro de 2006, ou em setembro de 2009 em Neves Corvo, sendo que o IPMA revelou alguns valores nos relatórios desses meses. Há muito mais meses, claro, mas estes são aqueles em que agora me lembro de ver valores específicos referidos
3. Que valores foram registados em Évora neste episódio recente? E nas chuvas da Madeira onde faleceram dezenas de pessoas aqui há uns anos?
Da Madeira está aqui:
http://www.ipma.pt/resources.www/do...WHZhhY/cli_20100201_20100228_pcl_mm_md_pt.pdf
Tem valores acumulados para vários períodos de tempo para os dias 2 de fevereiro e para o dia 20 de fevereiro, em que ocorreu a tragédia