Seguimento Meteorológico Livre - 2020

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Engraçado que o meu avô paterno, cujas raízes são da zona de Mourão, várias vezes me disse que o pai dele quando chegava o mês de Agosto lhe dizia algo como "1º de Agosto, 1º dia de Inverno", e que nas gentes antigas do Alentejo era um dito comum. O que não corresponde à realidade contemporânea, naturalmente, mas não deixa de ser curioso.
Só no Alentejo? Por aqui também é muito comum dizer-se isso (nas gentes mais idosas ainda mais), e eu por vezes ainda digo isso. De facto, utilizei o provérbio na última mensagem do Seguimento Meteorológico Livre. :D
 


Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Só no Alentejo? Por aqui também é muito comum dizer-se isso (nas gentes mais idosas ainda mais), e eu por vezes ainda digo isso. De facto, utilizei o provérbio na última mensagem do Seguimento Meteorológico Livre. :D

Por estas bandas sinceramente nunca ouvi, no entanto não é de admirar pois a margem sul do Tejo/península de Setúbal é uma zona de forte implantação de gente alentejana, e ainda bem que assim é.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,396
Local
Montijo (18 m)
Por aqui também se ouve esse ditado :) Lembro-me perfeitamente que nesta zona, no dia 1 ou "arredores", era quase certo termos ou nevoeiro, ou céu nublado ou até mesmo a tradicional morrinha, tipica do litoral. Houve um ano, já não me lembro qual, em que houve filas enormes nos centros de lavagem automóvel no dia 2, devido ao facto de no dia 1, ter estado quase o dia inteiro a cair aquela chuva grossa dispersa, típica de situações de trovoada seca :D

Foram poucas as vezes em que vi esta sinóptica falhar, mas nestes últimos 5 anos tem fugido um pouco à regra. E este foi atrás também... :hmm:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,021
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Por estas bandas sinceramente nunca ouvi, no entanto não é de admirar pois a margem sul do Tejo/península de Setúbal é uma zona de forte implantação de gente alentejana, e ainda bem que assim é.
Não, não foi por causa da implantação de gente alentejana, já era comum antes. :surprise:Tenho a sorte de conhecer gentes com raízes na região (é raro nos dias de hoje) e o provérbio já era usado por cá antes da vinda em massa dos alentejanos - o que até faz sentido, porque os dialetos da zona, antes da televisão, eram muito mais semelhantes aos do Alentejo que aos de Lisboa, e ainda hoje, se repararem, a fala das pessoas da Margem Sul ainda têm um toque alentejano apesar da enorme influência de Lisboa. :D
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Nunca ouvi esse ditado e acho - o completamente parvo e sem sentido . Ainda vamos ter muito que penar com calor e seca até ao outono .

"1º de agosto, 1º de Inverno"? Acho esse ditado um pouco descabido. Mesmo que houvesse anomalias negativas no mês de Agosto, não chegaria aos pés de um bom dia de Inverno. É a minha opinião.

Estamos no mês também das canículas e caniculares, sinceramente não acredito muito nessa crença popular.


Era um dito do antigamente, se calhar proferido até ao início da década de 1950 ou coisa assim. Obviamente que pelo menos nas últimas décadas não corresponde à realidade, mas em vez de estarem a rotular como "parvo", "sem sentido" ou "descabido", penso que o que seria mais interessante era conseguir apurar porque era dito; por exemplo, se se devia ao facto de já não faltar muito para as colheitas ou vindimas, por já termos ultrapassado metade do ano, etc, etc.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,701
Local
Loures
Parece que sou dos poucos que conhecia esse ditado, e a única vez (que me lembre) que se aplicou na perfeição foi a 1 de Agosto de 2011. Em Manta Rota, a meio da tarde abateu-se um temporal com bastante trovoada e chuva torrencial. Ainda me lembro de ver as pessoas a fugir da praia todas encharcadas e tentarem tapar-se com toalhas e chapéus de sol, enquanto eu assistia à tempestade debaixo do toldo de uma papelaria :D

E aliás, ontem o Facebook fez questão de me relembrar esse dia, onde se vê na descrição este ditado :p

Rito4XV.png
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Parece que sou dos poucos que conhecia esse ditado, e a única vez (que me lembre) que se aplicou na perfeição foi a 1 de Agosto de 2011. Em Manta Rota, a meio da tarde abateu-se um temporal com bastante trovoada e chuva torrencial. Ainda me lembro de ver as pessoas a fugir da praia todas encharcadas e tentarem tapar-se com toalhas e chapéus de sol, enquanto eu assistia à tempestade debaixo do toldo de uma papelaria :D

E aliás, ontem o Facebook fez questão de me relembrar esse dia, onde se vê na descrição este ditado :p

Rito4XV.png
Também me lembro desse dia, aqui também trovejou e choveu, aliás, como em muitos locais do país.:D