Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Ruiamaro

Cirrus
Registo
29 Jul 2020
Mensagens
49
Local
Estremoz/ Alvalade do Sado
Eu sou alentejano, por isso conheço bem esse ditado.
Não sei de onde vem a tese do provérbio, provavelmente é porque agosto, era um mês de algumas variações de temperatura, vento etc, os mais antigos também diziam, que pelo menos no Alentejo, quase todos os anos trovejava em Agosto, principalmente na segunda quinzena, o clima mudou um pouco, e hoje já nada é como dantes.:(
 


ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Esse ditado também era comum nas gentes mais velhas aqui na Beira Alta. A minha avó paterna dizia muito mas ela nasceu a 1 de Janeiro de 1900. Outros tempos e 'outra' meteorologia.
 

PapoilaVerde

Cumulus
Registo
27 Fev 2013
Mensagens
247
Local
Almada
Este fim de semana andei pela zona oeste, mais propriamente pelo concelho de Torres Vedras e o seu litoral. É um mundo à parte quanto à meteorologia. As praias são muito bonitas, gostei particularmente de Santa Cruz, por estar muito arranjada, mas a metereologia...enfim, só mesmo para passear e apanhar fresco quando se está farto do calor. Estando habituada ao sol da Caparica e ao calor do interior alentejano não é mesmo a “minha praia”.
 
Última edição:

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Acho esse ditado um bocado bizarro, agosto é o mês mais quente ou o 2º mais quente na grande maioria do país

As máximas previstas de fresquinho não têm nada, já a mínima de hoje sim, mas é de pouca dura. :p
As máximas dessa região não devem ser muito mais elevadas que as daqui. As mínimas é que se calhar sim...
No entanto, a meio do mês de julho houve dias em que as mínimas foram bem elevadas tanto que a EMA de Elvas e Portalegre registaram as temperaturas mais altas da rede. Aliás, a estação de Elvas registou vários dias consecutivos com a temperatura média diária mais elevada. Aqui sempre pode ser "mais fresco" durante a noite, de vez em quando devido à inversão. No geral, em todo o interior, tem sido um verão bastante quente devido à persistência destes valores e nos próximos dias as temperaturas ainda mais extremas ficam mesmo rés vés.
Mas em relação a Elvas isso é mais que normal, se não tem a média mais elevada em julho e em agosto, anda lá perto
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Este fim de semana andei pela zona oeste, mais propriamente pelo concelho de Torres Vedras e o seu litoral. É um mundo à parte quanto à meteorologia. As praias são muito bonitas, gostei particularmente de Santa Cruz, por estar muito arranjada, mas a metereologia...enfim, só mesmo para passear e apanhar fresco quando se está farto do calor. Estando habituada ao sol da Caparica e ao calor do interior alentejano não é mesmo a “minha praia”.
Fui para lá, para fugir aos primeiros dias de Agosto de 2018, quando ainda estava na casa antiga, máxima de 44.3°C a 4 de Agosto, que abuso ... Estava-se lá mesmo bem, a temperatura deve ter chegado a 27°/28°C.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk