Seguimento Meteorológico Livre - 2020

okcomputer

Cirrus
Registo
13 Jul 2020
Mensagens
91
Local
Minho
A origem do refrão são os adágios/técnicas ancestrais de previsão sazonal sem grande utilidade prática ou base cientifica mas com o seu devido interesse histórico, cultural e social
como as cabanuelas
https://es.wikipedia.org/wiki/Cabañuelas

ou canículas e caniculares
http://www.apgeo.pt/files/docs/CD_IV_Congresso_APG/Actas_CD/Comunica/novas_met/Amb/canicula.pdf

que usam os de dias de Agosto para prever o tempo ano seguinte
Ou seja, a interpretação não seria o primeiro de Agosto ser o primeiro de Inverno, mas sim que se podia prever o Inverno seguinte
 


okcomputer

Cirrus
Registo
13 Jul 2020
Mensagens
91
Local
Minho
Tal e qual como na Sra das Candeias em relação à continuação ou fim do Inverno.
«Se a Senhora das Candeias chorar, está o Inverno a passar; se está a rir, está o Inverno para vir.»

Além destes "métodos" ancestrais baseados nos dias de Agosto havia outro método baseado nas quatro têmporas (quatuor anni tempora), conjunto de quatro tempos num ano destinados ao jejum, à abstinência e oração, 4ªf, 6ªf e Sábado, que se repetiam 4 vezes por ano.

Possivelmente refrões populares baseados em santas/os e festas populares foram adaptações deste método, quando coincidiam ou estavam próximos temporalmente.

Era nesses dias de jejum, 4ªf, 6ªf e sábado, em 4 períodos num ano que se associavam a cada estação,que se faziam as previsões para cada mês da estação do ano seguinte.
A 4ªf da têmpora de Verão servia para prever o primeiro mês do Verão seguinte, a 6ªf o segundo mês do Verão, etc

Numa curiosidade adicional das têmporas, a famosa tempura da gastronomia japonesa foi levada por missionários portugueses para lá pois fritavam vegetais ou peixe/marisco envolto em polme porque não podiam comer carne nesses períodos , daí a origem de "tempura".
Faziam uns deliciosos fritos crocantes fintando a chatice do jejum :)

Isto claro não é ciência, mas é inegável património humano.

Embora seja possível que há séculos ou milénios o primeiro que criou determinado método até tenha tido recorrido para o seu local a métodos que na altura se poderiam considerar uma espécie de climatologia ancestral e cientifica, e que tenha procurado correlações no que ia registando, sempre seria um método melhor que as alternativas.
 
Última edição:

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Tanto quiseram a frescura que ela aí vem a força toda em especial a partir de 9 ou 10 Agosto!

Enfim...

Vou já preparar as botas para a geada da manhã :D

Sobre a zona de Santa Cruz para praia, os piores dias muitas vezes são estes, de muito calor no interior, e vento de Oeste/Noroeste, com nevoeiros, nuvens e muito vento em Santa Cruz.
A partir de Setembro, há muitos dias de praia magníficos na região Oeste, Setembro quase todo e às vezes em Outubro.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,539
Local
Açores
JULY%201989.png

---
202007_map.png

---

July2016_globe.png


Ainda falta um bocado para o arrefecimento global.

202007_bar.png
 

"Charneca" Mundial

Cumulonimbus
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
4,998
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
mas não me lembro de um verão tão mauzinho. Parece um outubro já bem entrado.
Segundo este site, a temperatura média máxima em agosto na Ericeira é de 19,6°C: :eek:
https://www.google.com/amp/s/pt.climate-data.org/europa/portugal/ericeira/ericeira-15437/?amp=true

Eu também já estive nessa região há uns anos e sei como é que é o clima dessa zona. Muitas vezes partia de Corroios com 28°C e chegávamos à Ericeira com 17°C e muito vento. Também foram muitas vezes as que esteve nevoeiro na costa (aliás, em quase todos os dias lá aparecia o nevoeiro). :)
Vendo as previsões para os próximas dias para a zona não vejo nada de anormal (nem nada de mau). Nunca percebi a associação entre "tempo fresco e nevoeiro" e "mau tempo" - quem me dera que os do Interior pudessem ter a sorte que os do Litoral Oeste têm! :console:
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,023
Local
Ericeira
Nunca percebi a associação entre "tempo fresco e nevoeiro" e "mau tempo" - quem me dera que os do Interior pudessem ter a sorte que os do Litoral Oeste têm! :console:

Sobes a colina e chegas à rotunda da portagem e aí céu limpo e por vezes 10C de amplitude térmica.

A "a associação entre "tempo fresco e nevoeiro" e "mau tempo"" é querer entrar com a prancha sem se ser arrastado pela corrente e pelo vento até aos calhaus mais próximos todo o santo verão, apanhar sol, ler estirada na areia e/ou simplesmente comer sardinhas assadas numa esplanada sem ficarem geladas quando nem acabaste com a primeira, p. ex.

Continuo a gostar desta terra, não sei bem porquê. :lol:
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,622
Local
Aveiras de Cima
Sobes a colina e chegas à rotunda da portagem e aí céu limpo e por vezes 10C de amplitude térmica.

A "a associação entre "tempo fresco e nevoeiro" e "mau tempo"" é querer entrar com a prancha sem se ser arrastado pela corrente e pelo vento até aos calhaus mais próximos todo o santo verão, apanhar sol, ler estirada na areia e/ou simplesmente comer sardinhas assadas numa esplanada sem ficarem geladas quando nem acabaste com a primeira, p. ex.

Continuo a gostar desta terra, não sei bem porquê. :lol:

No Domingo passado saí da Azambuja ao meio-dia com 26ºC e Sol, passado 1h hora cheguei à Lourinha e estavam 22ºC e nublado, em dias mais quentes a disparidade de temperatura é ainda maior! Para quem foge do calor do Interior sabe bem fresco do Litoral Oeste. Para quem quer férias de praia chega a ser desconcertante o clima enevoado e fresco do Verão no Oeste. :D
 

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,487
Local
Maceda (Ovar)
Segundo este site, a temperatura média máxima em agosto na Ericeira é de 19,6°C: :eek:
https://www.google.com/amp/s/pt.climate-data.org/europa/portugal/ericeira/ericeira-15437/?amp=true

Eu também já estive nessa região há uns anos e sei como é que é o clima dessa zona. Muitas vezes partia de Corroios com 28°C e chegávamos à Ericeira com 17°C e muito vento. Também foram muitas vezes as que esteve nevoeiro na costa (aliás, em quase todos os dias lá aparecia o nevoeiro). :)
Vendo as previsões para os próximas dias para a zona não vejo nada de anormal (nem nada de mau). Nunca percebi a associação entre "tempo fresco e nevoeiro" e "mau tempo" - quem me dera que os do Interior pudessem ter a sorte que os do Litoral Oeste têm! :console:
Se tivesses várias dias seguidos de nevoeiro, também te queixavas. Assim como tu te queixas do calor.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,372
Local
Olhão (24 m)
Não existe local mais frio do que Olhão. :D :cold: Alguém andou a meter o sensor no congelador. :lol:

21873923_yEDte.jpeg