Seguimento Litoral Centro - Agosto 2020

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Bom dia. Amanhecer na costa oeste Santa Cruz com céu pouco nublado e alguma neblina. Vento fraco de norte.
Panorâmica a NW:
tdWf8zS.jpg

Boa tarde

Fabulosa visão! :thumbsup:

Esta manhã foi muito ventosa e depois de uma ligeira acalmia está a intensificar-se novamente a nortada de NNW.

LB4pyEF.jpg


Atingiu-se rajadas na ordem dos 70 Km/h, com vento médio de 40 a 60 Km/h.

A temperatura mínima continua nuns frescos mas normais 16,9ºC.
HR subiu apenas aos 69%.

Nesta altura a temperatura estabiliza à volta dos 25ºC, 24,7ºC presentemente depois de já ter atingido 25,1ºC.

Há cirrus desde ontem, associados a sistemas frontais sem actividade, e nuvens baixas a Oeste trazidas pela nortada marítima.

ULExEcy.jpg


Curiosamente, as estações na área de Cascais e vertente sul da Serra não apresentam valores tão elevados de intensidade do vento, diria mesmo que são até bastante modestos em relação ao que é normal naquela zona. :intrigante:
 
Última edição:


RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Hoje andei por terras do litoral oeste, mais concretamente na zona do Bombarral e, mais tarde, Ericeira-Sintra. Como manda a tradição, o céu encoberto e a neblina marcaram presença :D
O vento é que vai lá vai. Nortada agreste com rajadas algo violentas, por momentos tive que abrandar na autoestrada, tal eram as guinadas que a ventania dava no carro :eek: Não quero exagerar, mas acredito que naqueles vales/montes ao longo da A8 tenha apanhado rajadas na ordem dos 80 Km/h, a "olho nu" claro. Foi assim durante toda a viagem, excepto na encosta norte de serra de Sintra, onde curiosamente o vento soprava de forma fraca :confused:

De resto, aqui pelo Montijo o dia foi soalheiro e com algumas nuvens altas. O vento também soprou com alguma intensidade, mas nada comparado com o que apanhei no outro "mundo" :D

Mínima: 19,1ºC
Máxima: 26,2ºC

T. Atual: 22,3ºC
HR: 69%
Vento: NW / 14,0 Km/h
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
O vento por aqui foi bem mais forte, com rajadas máximas próximas a 40 km/h durante a tarde.:surprise: Houve também alguma nebulosidade alta ao início da tarde, mas que se dissipou e o dia acabou com céu limpo e vento moderado, mais uma vez. A temperatura foi semelhante à de dias anteriores. :sono:

Charneca da Caparica
Máx: 28,2°C
Mín: 18,0°C
Rajada máxima: 39 km/h NO

Agora estão 19,7°C e está céu limpo, com vento fraco de nordeste. :)
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Boa noite.
A nortada tem sido uma constante nos últimos dias. Só durante as manhãs é que tem estado mais calmo.
Neste momento outra vez arroz e céu muito nublado.
Domingo fui à Duna da Cresmina (um dos locais mais bonitos do país, na minha opinião :)). Ficam umas fotos:
GRsY1ek.jpg

As dunas engolem o passadiço como se nada fosse:
aZH2flY.jpg

:p
65LTtdE.jpg

kDL34qS.jpg

Ux8n9DK.jpg

Ao pôr do sol, no topo da colina de Oitavos com uma vista esplêndida para o Cabo Raso:
ZfiZfuC.jpg
 

Maria Papoila

Nimbostratus
Registo
27 Set 2011
Mensagens
1,025
Local
Ericeira
[QUOTE="RStorm, post: 796885, Ericeira-Sintra. Como manda a tradição, o céu encoberto e a neblina marcaram presença ...
O vento é que vai lá vai. Nortada agreste com rajadas ...[/QUOTE]

Hoje, outra vez, céu cinzento, húmido e a valente nortada - que soprou e assobiou toda a noite - teima em ficar. 18C marca o termómetro.
Conheço bem o tempo desta terra - que adoro - mas não me lembro de um verão tão mauzinho. Parece um outubro já bem entrado.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,660
Local
Aveiras de Cima
Praia de Valmitões, distanciamento social ...
2a87fe76f2dc9e863aac916daf993052.jpg

Praia de Valmitão e não Valmitões! :)

A minha avó é de Ribamar que fica muito perto do Valmitão, também passei por lá no Domingo à tarde, mas não fiquei na praia, estava frio! :cold:
 

Vitor TT

Nimbostratus
Registo
21 Jan 2014
Mensagens
758
Local
Pedernais ( Ramada ) ( 160 mts )
Tempo por aqui nos últimos dias ventoso e algo fresco, tendo a ventania abrandado na tarde de ontem,

mas como as terças é dia de ir fazer caminhada pela zona de Sintra, ( a mesma volta ), lá fui, por aqui já aquecia, mas claro ao chegar a Azóia, outro tempo,
ainda assim as temperaturas rondaram os 23º - 25º

e começa a ventania, embora mais "soft",

neste local que resolvi ir, muitas vezes mencionado pelo @jonas_87





nas zonas mais costeiras o vento andou nos 65 - 75 km/h

mas continua a ser neste local onde tenho sempre registado os maiores valores desde que faço esta caminhada e respectivos registos





e a chegada a Peninha, outro mundo, bonito mesmo





e as vistas da Peninha, onde o vento não era nada de relevante






Por aqui agora algum calor e vento fraco.
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Últimos três dias foram soalheiros e algo quentes, com uma subida notória de temperatura.
Após o "vendaval" de segunda -feira, a nortada tem andado meio desaparecida, aparecendo apenas de forma temporária a meio da tarde e em modo fraca, contrabalançando com alguma lestada que tem surgido, especialmente durante a manhã.
O céu tem se apresentado totalmente limpo.

Terça-feira:
Mínima: 18,3ºC
Máxima: 29,6ºC

Quarta-feira:
Mínima: 17,4ºC
Máxima: 31,5ºC

Quinta-feira:
Mínima: 19,6ºC
Máxima: 33,7ºC

T. Atual: 31,4ºC
HR: 42%
Vento: NW / 5,4 Km/h
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
[QUOTE="RStorm, post: 796885, Ericeira-Sintra. Como manda a tradição, o céu encoberto e a neblina marcaram presença ...
O vento é que vai lá vai. Nortada agreste com rajadas ...

Por acaso, em termos de nebulosidade, a parte pior da viagem foi mesmo aí na Ericeira :D Pairava um nevoeiro intenso sob o mar e a subir as falésias na zona sul, por momentos parecia que ia chuviscar.
No entanto, creio que ontem e hoje você tenha apanhado tempo mais agradável, pois não tenho visto nuvens para essas bandas :D
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,051
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Nada para contar para além de dias quentes, noites quentes, muito sol e diminuição da nortada. Um tempo de chacha, portanto! :calor:

Ontem:

Charneca da Caparica
Máx: 33,3ºC
Mín: 18,0ºC

Hoje:

Charneca da Caparica
Máx: 31,5ºC
Mín: 18,7ºC

Agora estão 22,6ºC e vento de nordeste. Seria no dia 15 que iria para o Algarve - vai-se a ver e é quando a temperatura diminui por lá! Com caraças! :disgust: