Previsão e Seguimento Furacões (Atlântico 2008)

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nova Onda tropical a sair de Africa e com sinais de organização superiores às anteriores.

98l.jpg


Muito parecida à que deu origem à Bertha, até pela posição.
Foi decretado o Invest 98L, mais logo coloco aqui modelos quando estiverem disponíveis.

A TROPICAL WAVE JUST OFFSHORE OF THE WEST COAST OF AFRICA IS
ACCOMPANIED BY A BROAD AREA OF LOW PRESSURE LOCATED ABOUT 300 MILES
EAST-SOUTHEAST OF THE CAPE VERDE ISLANDS. THIS SYSTEM HAS BECOME
BETTER ORGANIZED OVER THE PAST SEVERAL HOURS...AND ADDITIONAL
DEVELOPMENT IS POSSIBLE AS IT MOVES SLOWLY WEST-NORTHWESTWARD.
INTERESTS IN THE CAPE VERDE ISLANDS SHOULD MONITOR THE PROGRESS OF
THIS SYSTEM.
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O 98L nas imagens de satélite visível parece bastante organizado aparentando pouco faltar para ser depressão tropical. Situação a acompanhar especialmente em Cabo Verde.

98l-1.jpg
 

TSoares

Cirrus
Registo
7 Jul 2008
Mensagens
3
Local
PORTO
Boa tarde.

Eu na 4a feira da proxima semana vou para a jamaica. Sei que o tempo la é incerto e que numa semana muito pode mudar, mas será que me podem dizer se se consegue prever alguma tempestade ou algo mais severo para essa zona nessa altura?

Desde ja agradeço a resposta :thumbsup:

Cumprimentos

Tiago Soares
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
98L

O 98L Intensificou-se e já é Tempestade tropical (embora nao Oficial) com um olho bastante definido e com as torres a nascerem juntas ao centro...

Não levará muito a ser furacão, embora a temp_agua_do mar na zona esteja entre 24 a 25Cº


 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
]ToRnAdO[;79595 disse:
98L

O 98L Intensificou-se e já é Tempestade tropical (embora nao Oficial) com um olho bastante definido e com as torres a nascerem juntas ao centro...

Não levará muito a ser furacão, embora a temp_agua_do mar na zona esteja entre 24 a 25Cº

Não é Tempestade Tropical nem nada que se pareça. Tem uma circulação superficie bem definida e pouco mais do que isso, falta o resto, convecção profunda (como podes ver na imagem IR em baixo) e vento que suporte a classificação, e está para já longe disso.

98ldk0.jpg


Para já é simplesmente um vortice, nada mais.
Tem vindo a piorar desde ontem e na última estimativa Dvorak está Too Weak, demasiado fraco para avaliar.

DATE/TIME LAT LON CLASSIFICATION STORM
31/1145 UTC 17.8N 26.8W TOO WEAK 98L -- Atlantic Ocean
31/0545 UTC 17.7N 25.1W T1.0/1.5 98L -- Atlantic Ocean

A não ser que mais tarde ganhe convecção profunda, de contrário agora está meio moribundo.
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Não é Tempestade Tropical nem nada que se pareça. Tem uma circulação superficie bem definida e pouco mais do que isso, falta o resto, convecção profunda (como podes ver na imagem IR em baixo) e vento que suporte a classificação, e está para já longe disso.


Para já é simplesmente um vortice, nada mais.
Tem vindo a piorar desde ontem e na última estimativa Dvorak está Too Weak, demasiado fraco para avaliar.

DATE/TIME LAT LON CLASSIFICATION STORM
31/1145 UTC 17.8N 26.8W TOO WEAK 98L -- Atlantic Ocean
31/0545 UTC 17.7N 25.1W T1.0/1.5 98L -- Atlantic Ocean

A não ser que mais tarde ganhe convecção profunda, de contrário agora está meio moribundo.


Realmente, o vortice nesta madrugada era quase inexistente e depois a vorticidade voltou a carregar e absorver energia... Ja nao esta assim Tao Weak!! eu a pensar que o 98L ja teria os seus dias contados.. e derrepente surgiu... é um resistente!! Algumas torres ja se estao a desenvolver no centro... parece-me bem a mim que ira ganhar força..:)
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
]ToRnAdO[;79625 disse:
Realmente, o vortice nesta madrugada era quase inexistente e depois a vorticidade voltou a carregar e absorver energia... Ja nao esta assim Tao Weak!! eu a pensar que o 98L ja teria os seus dias contados.. e derrepente surgiu... é um resistente!! Algumas torres ja se estao a desenvolver no centro... parece-me bem a mim que ira ganhar força..:)

Não, antes pelo contrário, compara as duas imagens, a que deixei há umas horas e a de agora. Praticamente morreu nas últimas horas. É possivel que volte a ganhar alguma convecção mas o sistema para já está completamente moribundo e o Invest já foi descontinuado.

2008AL98_4KMIRIMG_200807311915.gif
 

]ToRnAdO[

Cumulonimbus
Registo
29 Ago 2006
Mensagens
2,570
Local
Vila Real de Sto António
Esta atravessar aguas muito frias para ele... parece que ele esta dado como morto...:angry:

Ainda deu a sua alegria e inclusive enganou-me... mas quem sabe amanha podera reanimar-se dos vestigios...

Mas nao passa de vestigios de nuvens tropicais...
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O Atlântico continua tranquilo. O 98L hoje está melhor depois do "puff" de ontem, tem convecção mesmo sobre so centro da circulação em superficie (LLC), se conseguir persistir durante muitas horas talvez tenha alguma hipotese dado que se aproxima de água um pouco mais quente. Mas tendo em conta a posição dele já tão a norte não deve incomodar ninguém para além dos peixes.

atl-8.jpg


98l-2.jpg


Temp. Água

84130661hg3.jpg


Para os próximos 7 dias não há nada nos modelos mais fiáveis.
De interesse só vejo ali uma área de trovoadas a norte da Guiana e Suriname. Está associada à ZCIT e não aparenta ter qualquer organização, de qualquer forma é de seguir a sua evolução.
 

Carlos Araujo

Cirrus
Registo
21 Jul 2008
Mensagens
11
Local
VN gaia
Nestas ultimas conheci e visitei os v/ foruns e fiquei impressionado com os especailistas que participam.
Infelizmente as minhas ferias na proxima semana no Mexico, sendo o site recomendado freemeteo.com, vão ser mesmo molhados.

Parabéns antecipados pelo v/ 3º aniversário, e se virem uns ventos a puxar Sol para o México avisem-me
 

Hoobit

Cirrus
Registo
20 Ago 2007
Mensagens
33
Local
Amadora
Este forum sempre será de grande utilidade...Não me esqueço quando fui para a Jamaica logo após o Dean (esse furacão malandro) e de avião passei em cima do Jerry (mais pacifico)...Ainda deverá estar para vir o furacão do ano.

Saudações
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Nestas ultimas conheci e visitei os v/ foruns e fiquei impressionado com os especailistas que participam.
Infelizmente as minhas ferias na proxima semana no Mexico, sendo o site recomendado freemeteo.com, vão ser mesmo molhados.

Parabéns antecipados pelo v/ 3º aniversário, e se virem uns ventos a puxar Sol para o México avisem-me


Não se preocupe com as previsões de chuva e/ou trovoadas do freemeteo ou outros sites para estes destinos, é uma coisa normal, chegam a ter chuva todos os dias e depois não se passa nada ou mal se dá por ela.

Dê uma olhadela aqui nesta imagem de satélite:
http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/watl/rb-l.jpg
ou versão animada:
http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/watl/loop-rb.html

Laranjas e vermelhos são geralmente trovoadas. Na imagem de infravermelho vê como os fenónomos são muito rápidos e dinâmicos.
Nestes destinos das Caraibas umas nuvens e alguns aguaceiros rápidos são banais, nem se dão por eles, até dão colorido à paisagem :D e uma chuva torrencial durante uns minutos que acaba abrutamente como se nada se tivesse passado até é fascinante de se assistir e muitos nem saem da água e outros continuam calmamente a beber o seu cocktail regado com alguma água da chuva :) Claro que se houver descargas eléctricas abrigue-se convenientemente no hotel, que é uma coisa que eu muitas vezes não via a fazerem.



Fotos tirado por mim no México de uma das trovoadas muito rápidas a que assisti:

p7092450ce0.jpg


p7092455ge0.jpg



O pior que pode acontecer são duas coisas:

a) um ciclone tropical, não é preciso explicar porque é mau.

b) uma pertubação tropical mais intensa e persistente, que por vezes pode fazer trovoadas e chuva durante muitas horas numa dada região.

À boa maneira portuguesa podemos sempre dizer, se não sair a) tivemos sorte. Se sair b) podemos sempre dizer que tivemos sorte na mesma porque b) podia ser pior como a) por exemplo :D O mais importante é não haver furacões.
O ano passado tivemos muita gente aqui no forum a seguir os furacões em Agosto e Setembro e só houve um caso de uma pessoa que depois apanhou com uma destas pertubações mais persistentes, mas é uma coisa que estraga algumas horas mas não propriamente as férias como um furacão.

Faça boa viagem (e os outros que vão neste fim de semana para outros lovais) aparentemente está tudo calmo quanto a ciclones tropicais sem nada previsto nos modelos para os proximos dias, e as calmarias não costumam durar muito, pelo que os que seguem agora devem ir numa boa altura.

No México não se esqueça de passar por Tulum e por Xel-Ha, e já agora depois partilhe algumas fotografias com a gente :D De preferência de algumas nuvens e trovoada :malandro:

Tulum

p7072434sh7.jpg


p7072425qn2.jpg


Xel-Ha

p7072392sp1.jpg



Cerca de uma semana depois de ter tirado estas fotos chegou a esta região o Furacão Emily (Cat4) já eu estava em Portugal há 2 ou 3 dias :hehe: