Seguimento Litoral Centro - Agosto 2020



RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Mais um dia quente e soalheiro, mas desta vez com alguma nebulosidade, em especial no quadrante leste e durante a manhã.
O vento soprou bem de leste até ao final da manhã, tornando-se muito fraco ou nulo. A partir do final da tarde, a nortada deu um ar de sua graça.

Por volta da hora de almoço, tive um momento surreal ao ver um dust devil formar-se num campo de areia, mesmo à minha frente :w00t: Foi coisa de 20 segundos, mas foi o suficiente para levantar muita poeirada e algum lixo.

Mínima: 17,9ºC
Máxima: 30,8ºC

T. Atual: 24,7ºC
HR: 62%
Vento: NW / 7,6 Km/h
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Bom final de tarde...

Dust devil é sinal de que existia alguma instabilidade.

Verão em clima mediterrânico é sinal de monotonia, daí que não haja vontade em reportar as condições, escrever a mesma coisa todos os dias é um bocadinho chato.:lmao:
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Boa Tarde

Mais um fim de semana agradável de verão com sol, algumas nuvens altas e nortada habitual, em especial durante a tarde de domingo.

Hoje o dia já começou totalmente diferente, com céu encoberto e ambiente fresco até ao meio dia :cool: A partir daí, o céu limpou e deu lugar ao sol e às nuvens altas. Nortada habitual, mas muito fraca.

Os próximos dois dias deverão ser nublados e com alguma probabilidade de precipitação, embora muito reduzida. No entanto, desculpem a minha ignorância, mas ainda não percebi se será uma frente de fraca actividade ou se serão trovoadas :intrigante:É que já vi ambas as previsões para todo o país em geral...

Sábado, dia 8:
Mínima: 17,8ºC
Máxima: 29,5ºC

Domingo, dia 9:
Mínima: 16,3ºC
Máxima: 27,2ºC

Segunda, dia 10 (hoje)
Mínima: 19,0ºC
Máxima: 26,9ºC

T. Atual: 25,8ºC
HR: 55%
Vento: NW / 2,2 Km/h
 

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Bom final de tarde...

Dust devil é sinal de que existia alguma instabilidade.

Verão em clima mediterrânico é sinal de monotonia, daí que não haja vontade em reportar as condições, escrever a mesma coisa todos os dias é um bocadinho chato.:lmao:
Estabilidade;).
Não tenho um conhecimento a 100% à cerca deste fenómeno, mas posso vos garantir que as condições naquele momento eram as ideais: superfície quente e vento totalmente nulo ;)
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Boa noite,
Depois de tantos dias monótonos, com calor, nortada e poucas nuvens, finalmente um dia ameno e com diferenças em relação aos outros! O dia de hoje começou com nevoeiro, mas este dissipou-se por volta do meio-dia e a tarde até foi ligeiramente quente, mas por menos tempo. :thumbsup:

Charneca da Caparica
Anteontem
Máx: 30,6°C
Mín: 17,3°C

Ontem
Máx: 28,1°C
Mín: 17,2°C

Hoje
Máx: 27,7°C
Mín: 18,9°C

Agora estão 20,2°C e céu limpo, com vento de nordeste. :)