Seguimento Meteorológico Livre - 2020

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu


Mas têm de vontade de ter gente a passar por isto, é?
Às vezes vejo por aí gente a desejar furacões e trovoadas intensas e tornados.. não entendo. Parecem crianças sinceramente. Pode ser muito bonito de ver, mas é no YouTube, não é por cima das nossas casas. Ainda bem que passou quase tudo ao lado. Se a vontade de ver isto é assim tão grande peguem no vosso carrinho e vão ver.
Bem sei que a natureza não segue a vontade de ninguém mas indirectamente não deixam de estar a desejar mal aos outros e a vocês mesmos.
 


Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã


Mas têm de vontade de ter gente a passar por isto, é?
Às vezes vejo por aí gente a desejar furacões e trovoadas intensas e tornados.. não entendo. Parecem crianças sinceramente. Pode ser muito bonito de ver, mas é no YouTube, não é por cima das nossas casas. Ainda bem que passou quase tudo ao lado. Se a vontade de ver isto é assim tão grande peguem no vosso carrinho e vão ver.
Bem sei que a natureza não segue a vontade de ninguém mas indirectamente não deixam de estar a desejar mal aos outros e a vocês mesmos.


Malandros, só a desejarem as desgraças, não querem só dar cabo das terras de Espanha, como já as trouxeram para as portuguesas... :D

Desculpa, companheiro TxMxR mas não resisti a ironizar um pouco, já que não dei por outros membros estarem assim a desejar catástrofes...


Granizo e chuva intensa provocam inundações em Chaves e há imagens
As imagens foram partilhadas nas redes sociais e autoridades confirmam ocorrências na sequência da queda de precipitação intensa.
naom_5f3307fd185c9.jpg

© Reprodução | Facebook | Meteo Trás os Montes

filipa_pereira.png

11/08/20 22:16 ‧ Há 1 Hora por Filipa Matias Pereira

País Mau tempo
A chuva intensa que caiu, ao final da tarde desta terça-feira, em Chaves, Vila Real, deixou as ruas alagadas. O cenário, atípico para o mês de agosto, levou os internautas a partilharem imagens nas redes sociais.


Alguns utilizadores dão inclusive conta da queda de granizo em algumas regiões da cidade.

Ao Notícias ao Minuto, fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Vila Real confirmou a queda de chuva intensa na região, que motivou algumas ocorrências, pese embora sem gravidade.

Fique com algumas das imagens partilhadas na rede social Facebook:

 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Malandros, só a desejarem as desgraças, não querem só dar cabo das terras de Espanha, como já as trouxeram para as portuguesas... :D

Desculpa, companheiro TxMxR mas não resisti a ironizar um pouco, já que não dei por outros membros estarem assim a desejar catástrofes...

Não há nada que pedir desculpa, não fiquei ofendido, e acho que também não ofendi ninguém.

Não está ninguém a desejar catástrofes (que eu veja) mas vê-se sempre muita gente a queixar que passa tudo ao lado, que nunca há "animação", que têm pena de já não haver tempestades a sério e que deviam vir mais furacões e coisas do género.

Sinceramente se não houvesse risco até eu queria cá isso tudo mas, infelizmente, o risco existe, e acho que é de mau tom andar sempre aí gente a implorar coisas do estilo. Como referi acima sei que não serve de nada, e que por mais que se peça, o que vem é o que vem, só acho que fica mal e é um bocado imaturo.
Se um dia for a casa deles a cair (esperemos que não) certamente mudam de conversa.

Mas pronto, apesar da minha opinião ser a que é, cada um é livre de desejar aquilo que bem entender, não quero interferir na liberdade dos outros.
 

Ruiamaro

Cirrus
Registo
29 Jul 2020
Mensagens
49
Local
Estremoz/ Alvalade do Sado


Mas têm de vontade de ter gente a passar por isto, é?
Às vezes vejo por aí gente a desejar furacões e trovoadas intensas e tornados.. não entendo. Parecem crianças sinceramente. Pode ser muito bonito de ver, mas é no YouTube, não é por cima das nossas casas. Ainda bem que passou quase tudo ao lado. Se a vontade de ver isto é assim tão grande peguem no vosso carrinho e vão ver.
Bem sei que a natureza não segue a vontade de ninguém mas indirectamente não deixam de estar a desejar mal aos outros e a vocês mesmos.

Eu só queria meia hora de trovoada forte, e chuva, se isso é desejar mal a alguém...
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Concordo. Tem que haver equilíbrio.
Tal e qual... Vê-se com cada choradeira por aqui que às vezes até cansa!!! Sou adepto de todas as estações do Ano, apesar de tolerar pouco o frio, mesmo por saúde, neste caso frieiras lol há-de haver pessoas com problemas mais sérios que o meu claro. Mesmo assim, não é por isso que deixo de gostar do Inverno, nada que o desporto não ajude, este ano safei-me delas, graças a umas corridinhas

Isto é o que já tanta vez aqui foi falado, diferenças há-de haver sempre entre o Norte, Sul, interior e litoral, ponto!

Agora, andarem aí sempre a queixar-se disto e daquilo, seca sempre houve, mais forte nuns anos do que noutros, mas sempre houve... Anos mais frios, mais chuvosos, quem diz mais também pode dizer o contrário(menos) e é isso mesmo que faz com que todos nós sintamos admiração por esta ciência e tudo o que está relacionada com a mesma. Todos nós temos liberdade para escrever, opinar etc.

Para mim e lá está para mim, tirando um dia ou outro tem sido um verão estranho, a nortada parece estar mais forte, as noites estão frescas, os dias até nem tem sido muito quentes, claro há o outro lado, ou outros se assim quisermos, com dias de calor a fio...

basta pensar num aspecto em tantos, para percebemos a dinâmica desta ciência, se num determinado local às vezes existem mais de X ° de mínima ou máxima a tão pouca distância, existem também inúmeros factores que influenciam essa diferença. Para terminar ainda bem que os meus/nossos gostos não afectam a meteorologia, por enquanto...

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

Ruiamaro

Cirrus
Registo
29 Jul 2020
Mensagens
49
Local
Estremoz/ Alvalade do Sado
Tal e qual... Vê-se com cada choradeira por aqui que às vezes até cansa!!! Sou adepto de todas as estações do Ano, apesar de tolerar pouco o frio, mesmo por saúde, neste caso frieiras lol há-de haver pessoas com problemas mais sérios que o meu claro. Mesmo assim, não é por isso que deixo de gostar do Inverno, nada que o desporto não ajude, este ano safei-me delas, graças a umas corridinhas

Isto é o que já tanta vez aqui foi falado, diferenças há-de haver sempre entre o Norte, Sul, interior e litoral, ponto!

Agora, andarem aí sempre a queixar-se disto e daquilo, seca sempre houve, mais forte nuns anos do que noutros, mas sempre houve... Anos mais frios, mais chuvosos, quem diz mais também pode dizer o contrário(menos) e é isso mesmo que faz com que todos nós sintamos admiração por esta ciência e tudo o que está relacionada com a mesma. Todos nós temos liberdade para escrever, opinar etc.

Para mim e lá está para mim, tirando um dia ou outro tem sido um verão estranho, a nortada parece estar mais forte, as noites estão frescas, os dias até nem tem sido muito quentes, claro há o outro lado, ou outros se assim quisermos, com dias de calor a fio...

basta pensar num aspecto em tantos, para percebemos a dinâmica desta ciência, se num determinado local às vezes existem mais de X ° de mínima ou máxima a tão pouca distância, existem também inúmeros factores que influenciam essa diferença. Para terminar ainda bem que os meus/nossos gostos não afectam a meteorologia, por enquanto...

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Eu também gosto do verao, só não gosto aqueles dias com mais de 35°c.
Ainda bem que ninguém manda no tempo, senão era mais um motivo de guerra, uns queriam calor, outros frio, outros sol, outros chuva e por aí.
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Eu só queria meia hora de trovoada forte, e chuva, se isso é desejar mal a alguém...

Eu sei que ninguém, de mente sã, deseja mal aos outros, só disse que o desejam indirectamente em algumas situações. Infelizmente já vi trovoada forte fazer muitos estragos em 5 minutos, quanto mais em meia hora.


Tal e qual... Vê-se com cada choradeira por aqui que às vezes até cansa!!! Sou adepto de todas as estações do Ano, apesar de tolerar pouco o frio, mesmo por saúde, neste caso frieiras lol há-de haver pessoas com problemas mais sérios que o meu claro. Mesmo assim, não é por isso que deixo de gostar do Inverno

Pois, eu problemas de saúde não tenho mas moro no distrito de Viseu que parece que é o íman meteorológico de Portugal Continental, salvo raras excepções não escapamos a nada... downbursts, sting jets, flash floods, tornados, vem cá parar um pouco de tudo à minha zona. Obviamente nada disso é exclusivo a esta zona e há zonas mais afetadas em certos eventos mas raramente são afetadas por todos os eventos, já aqui, pode-se dizer o contrário na maioria dos anos portanto já estou, infelizmente, habituado e bem servido :lol: E não quero revelar a minha localização mas quando houver um evento grande vejam no distrito de Viseu qual a zona com rajada mais forte ou maior valor de precipitação que não é longe de mim de certeza :lmao:

Para terminar ainda bem que os meus/nossos gostos não afectam a meteorologia, por enquanto...

A ser uma coisa bem feita até que nem era mau de todo.. tempo ameno nas zonas habitadas, chuva abundante onde fizesse falta e uns bons eventos extremos para quem quisesse ver em zonas remotas. Era mais um ponto de turismo no Alentejo e neve na Estrela o ano inteiro :D
 

jonsered

Cirrus
Registo
16 Jun 2020
Mensagens
27
Local
Montanhas de Portugal
E pronto... está decretado mais um fiasco num evento de trovoadas. Sempre foi e sempre será.
Tanto que o IPMA, que tinha esta manhã emitido aviso laranja para precipitação para os distritos do nordeste, acabou por cessar todos os avisos ao início da tarde que estavam em vigor. É sempre a mesma miséria. Sempre foi e sempre será.
 

jonsered

Cirrus
Registo
16 Jun 2020
Mensagens
27
Local
Montanhas de Portugal
Mas há uma questão: a Galiza não tem propriamente o efeito de continentalidade que o Levante ou Castela têm. A Galiza desta vez teve sorte porque as trovoadas formaram-se num "arco" a uma certa distância do centro da cut-off e circundando Portugal. Mas lá está, não passa de sorte, sorte essa que também já a tivemos por aqui também... :D:trovao:

Tal como a Galiza, Portugal também não tem propriamente esse efeito de continentalidade, excetuando de alguma forma o planalto mirandês e a parte oriental do distrito de Bragança. Mas já houve inúmeros casos de células e SCMs (este ano já perdi a conta a esses casos) a formarem-se no Gerês e no Montesinho e essas mesmas células/SCMs expandirem-se para norte e adquirirem ecos vermelhos e roxos em pleno centro da Galiza. E nós, no nosso retângulo, ficamos como sempre a ver navios e a chuchar no dedo. Porque será??? :huh:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Tal como a Galiza, Portugal também não tem propriamente esse efeito de continentalidade, excetuando de alguma forma o planalto mirandês e a parte oriental do distrito de Bragança. Mas já houve inúmeros casos de células e SCMs (este ano já perdi a conta a esses casos) a formarem-se no Gerês e no Montesinho e essas mesmas células/SCMs expandirem-se para norte e adquirirem ecos vermelhos e roxos em pleno centro da Galiza. E nós, no nosso retângulo, ficamos como sempre a ver navios e a chuchar no dedo. Porque será???
Mas também já tivemos casos em que as células formaram-se no Alentejo e adquiriram ecos vermelhos e roxos na Beira Baixa ou na Península de Setúbal. Acho que não há razão de queixa... :trovao:Aliás, até diria que este ano tivemos já mais eventos de trovoada que nos dois anos anteriores juntos, pelo menos na minha região. Desde abril tem sido múltiplas vezes a bombar!!! :bombar::bombar:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Ruiamaro

Cirrus
Registo
29 Jul 2020
Mensagens
49
Local
Estremoz/ Alvalade do Sado
Mas também já tivemos casos em que as células formaram-se no Alentejo e adquiriram ecos vermelhos e roxos na Beira Baixa ou na Península de Setúbal. Acho que não há razão de queixa... :trovao:Aliás, até diria que este ano tivemos já mais eventos de trovoada que nos dois anos anteriores juntos, pelo menos na minha região. Desde abril tem sido múltiplas vezes a bombar!!! :bombar::bombar:
Sempre a bombar? Mas quantos dias de trovoada levas este ano? Devem-se contar pelos dedos de uma mão...
Ate eu aqui no Alentejo me que queixo, e costuma haver mais trovoadas aqui do que aí.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Sempre a bombar? Mas quantos dias de trovoada levas este ano? Devem-se contar pelos dedos de uma mão...
Ate eu aqui no Alentejo me que queixo, e costuma haver mais trovoadas aqui do que aí.
Em 2019 apenas tive um dia com trovoada, e foi somente um trovão, já que a trovoada ocorreu no Mar da Palha. Em 2018 apenas tive três dias com trovoada, um em março, outro em junho e outro em novembro. Este ano já lá vão uns quantos dias desde o início do ano: três em abril, três em maio e um em julho. Por isso é que não estou descontente... :D
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: joselamego