Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,620
Local
Açores
gfs-0-186_ogq6.png


O GEM até que tem algumas semelhanças com o GFS... mas daí achar que vai aparecer um furacão...

GP4QBT2.png
 


belem

Cumulonimbus
Registo
10 Out 2007
Mensagens
4,465
Local
Sintra/Carcavelos/Óbidos
Em 2019 apenas tive um dia com trovoada, e foi somente um trovão, já que a trovoada ocorreu no Mar da Palha. Em 2020 apenas tive três dias com trovoada, um em março, outro em junho e outro em novembro. Este ano já lá vão uns quantos dias desde o início do ano: três em abril, três em maio e um em julho. Por isso é que não estou descontente... :D

Querias dizer 2018 em vez de 2019 e 2019 em vez de 2020, certo?
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
  • Gosto
Reactions: joselamego e N_Fig

Ruiamaro

Cirrus
Registo
29 Jul 2020
Mensagens
49
Local
Estremoz/ Alvalade do Sado
Em 2019 apenas tive um dia com trovoada, e foi somente um trovão, já que a trovoada ocorreu no Mar da Palha. Em 2018 apenas tive três dias com trovoada, um em março, outro em junho e outro em novembro. Este ano já lá vão uns quantos dias desde o início do ano: três em abril, três em maio e um em julho. Por isso é que não estou descontente... :D
Ah ok... tendo em conta a zona, até nem está mau.
E parece que o único evento de trovoadas este mês, foi na terça-feira no Nordeste.:mad::angry::suicidio:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,443
Local
Olhão (24 m)
Ah ok... tendo em conta a zona, até nem está mau.
E parece que o único evento de trovoadas este mês, foi na terça-feira no Nordeste.:mad::angry::suicidio:

Estas são as médias em termos de nº dias com trovoada no mês de Agosto, como moras em Estremoz que fica a meio caminho entre Évora e Elvas e consultando as fichas climatológicas, Évora tem uma média de 0.7 em Agosto e Elvas tem uma média de 0.2 dias em Agosto, logo Estremoz deve ter uma média de 0.4/0.5, portanto não é muito habitual fazer trovoada em Agosto na tua zona. :D

Antigamente, é que era trovoadas depois vamos a ver as médias e afinal não é bem assim. :lol:
 

Ruiamaro

Cirrus
Registo
29 Jul 2020
Mensagens
49
Local
Estremoz/ Alvalade do Sado
Estas são as médias em termos de nº dias com trovoada no mês de Agosto, como moras em Estremoz que fica a meio caminho entre Évora e Elvas e consultando as fichas climatológicas, Évora tem uma média de 0.7 em Agosto e Elvas tem uma média de 0.2 dias em Agosto, logo Estremoz deve ter uma média de 0.4/0.5, portanto não é muito habitual fazer trovoada em Agosto na tua zona. :D

Antigamente, é que era trovoadas depois vamos a ver as médias e afinal não é bem assim. :lol:
Também não é muito habitual ter em Fevereiro dias a fio com temperaturas acima dos 20°c, também não é habitual no último mês e meio ter temperaturas superiores a 35°c durante semanas, porque raio não pode haver um evento de trovoadas que não seja assim tão habitual?
 

jonsered

Cirrus
Registo
16 Jun 2020
Mensagens
27
Local
Montanhas de Portugal
Mas também já tivemos casos em que as células formaram-se no Alentejo e adquiriram ecos vermelhos e roxos na Beira Baixa ou na Península de Setúbal. Acho que não há razão de queixa... :trovao:Aliás, até diria que este ano tivemos já mais eventos de trovoada que nos dois anos anteriores juntos, pelo menos na minha região. Desde abril tem sido múltiplas vezes a bombar!!! :bombar::bombar:

Pois, tendo em conta a média anual de trovoadas na tua zona, até não está nada mal...
 

jonsered

Cirrus
Registo
16 Jun 2020
Mensagens
27
Local
Montanhas de Portugal
Ah ok... tendo em conta a zona, até nem está mau.
E parece que o único evento de trovoadas este mês, foi na terça-feira no Nordeste.:mad::angry::suicidio:

E mesmo no nordeste foi um fiasco, no que diz respeito à precipitação.
A chuva e a trovoada que houve em Chaves e que afetou parcialmente o concelho vizinho de Valpaços deveu-se a uma célula muito localizada precisamente sobre a área da cidade, tendo sido esta a zona mais afetada do concelho pela intempérie.
Porque de resto, nos outros municípios limítrofes a oeste e a sul (Montalegre, Boticas, Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar, Vila Real) não caiu uma pinga. Até em Vidago, que já pertence a Chaves, não caiu uma gota sequer. E a 20 km para norte foi o caos que se viu.
O mesmo aconteceu igualmente em Bragança, uma célula também ela bastante localizada. Porque de resto algumas localidades do distrito também não viram uma pinga sequer. :angry:
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,604
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
sim tens razão @Cesar o Agosto tá perdido... se ja nao vierem extremos em agosto ja nao vale a pena virem em setembro, em setembro pode ja vir chuva e trovoada :D
 
  • Gosto
Reactions: Cesar e joselamego

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Não devem ser inéditos estes acumulados no Norte em agosto, mas o que é inédito é a forma como esses acumulados vão surgir. Os modelos apontam para uma sucessão de frentes até relativamente fortes, e essa é uma situação rara para agosto. Veremos como as coisas evoluem... :surprise: :pray:

Pode ser que seja um bom sinal para o arranque do outono :pray: Mas no entanto não deixas de ter razão, parece ser uma situação um pouco rara nesta altura :unsure:
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

RStorm

Cumulonimbus
Registo
11 Dez 2017
Mensagens
2,398
Local
Montijo (18 m)
Mas também já tivemos casos em que as células formaram-se no Alentejo e adquiriram ecos vermelhos e roxos na Beira Baixa ou na Península de Setúbal. Acho que não há razão de queixa... :trovao:Aliás, até diria que este ano tivemos já mais eventos de trovoada que nos dois anos anteriores juntos, pelo menos na minha região. Desde abril tem sido múltiplas vezes a bombar!!! :bombar::bombar:
Eu que o diga, este ano o Montijo tem sido um "íman" a estes fenómenos :thumbsup: Tanto tempo que me queixei pela sua ausência e finalmente saiu-me a sorte grande. Como o diziam os mais antigos: Quem não chora, não mama :D