Agricultura



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Ministério da Agricultura alerta para a entrega de sementes não solicitadas pelo correio

O Ministério da Agricultura alerta para o envio, por via postal, de pequenos pacotes de sementes, não solicitados, provenientes de países asiáticos. Esta situação está também a ser reportada em vários países da União Europeia e por países terceiros.

As embalagens não estão identificadas como contendo sementes e, para além das sementes de várias espécies vegetais, constatou-se que estas poderão ainda conter solo, larvas mortas ou, ainda, estruturas de fungos.

Nenhuma destas embalagens vem acompanhada de Certificado Fitossanitário, documento que atesta o cumprimento de exigências fitossanitárias do país, o que acarreta sérios riscos do ponto de vista da sanidade vegetal, pela possibilidade de veicularem pragas e doenças ou ainda pelo perigo de se tratarem de espécies nocivas ou invasoras.

Solicita-se, a todos os que recebam embalagens de sementes não solicitadas, que não as semeiem, nem as coloquem no lixo. Pede-se, assim, que as mesmas sejam entregues num serviço regional da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária ou numa Direção Regional de Agricultura e Pescas. Caso não seja possível a entrega em mãos, agradece-se que estas sementes sejam enviadas, com a embalagem original, incluindo a etiqueta de expedição, para a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV, Campo Grande 50 - 1700-093 Lisboa), devendo ser indicado um contacto tendo em conta a eventual necessidade de recolha de esclarecimentos adicionais.

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22...Npf1_DBIfGyIhr0Y6ftIiBNv5qU1Ry1C6HMYGcWMxoy9s

img_900x508$2020_09_01_20_47_05_972375.jpg
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Ministério da Agricultura alerta para a entrega de sementes não solicitadas pelo correio

O Ministério da Agricultura alerta para o envio, por via postal, de pequenos pacotes de sementes, não solicitados, provenientes de países asiáticos. Esta situação está também a ser reportada em vários países da União Europeia e por países terceiros.

As embalagens não estão identificadas como contendo sementes e, para além das sementes de várias espécies vegetais, constatou-se que estas poderão ainda conter solo, larvas mortas ou, ainda, estruturas de fungos.

Nenhuma destas embalagens vem acompanhada de Certificado Fitossanitário, documento que atesta o cumprimento de exigências fitossanitárias do país, o que acarreta sérios riscos do ponto de vista da sanidade vegetal, pela possibilidade de veicularem pragas e doenças ou ainda pelo perigo de se tratarem de espécies nocivas ou invasoras.

Solicita-se, a todos os que recebam embalagens de sementes não solicitadas, que não as semeiem, nem as coloquem no lixo. Pede-se, assim, que as mesmas sejam entregues num serviço regional da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária ou numa Direção Regional de Agricultura e Pescas. Caso não seja possível a entrega em mãos, agradece-se que estas sementes sejam enviadas, com a embalagem original, incluindo a etiqueta de expedição, para a Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV, Campo Grande 50 - 1700-093 Lisboa), devendo ser indicado um contacto tendo em conta a eventual necessidade de recolha de esclarecimentos adicionais.

https://www.portugal.gov.pt/pt/gc22...Npf1_DBIfGyIhr0Y6ftIiBNv5qU1Ry1C6HMYGcWMxoy9s

img_900x508$2020_09_01_20_47_05_972375.jpg
tenho um limoeiro que esta atacado com a nova peste ando a tentar de tudo , a unica coisa que tem ajudado é mafu casa e plantas, eu sei mas tem de ser pois nada natural a trava
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
tenho um limoeiro que esta atacado com a nova peste ando a tentar de tudo , a unica coisa que tem ajudado é mafu casa e plantas, eu sei mas tem de ser pois nada natural a trava

Essa praga de que falas é provável que seja a psilla africana, o que é de facto é que cada vez mais vamos ter de enfrentar estas novas doenças que muitos estragos e prejuízos podem causar ás nossas culturas.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Essa praga de que falas é provável que seja a psilla africana, o que é de facto é que cada vez mais vamos ter de enfrentar estas novas doenças que muitos estragos e prejuízos podem causar ás nossas culturas.
sim essa mesma tenho conseguido lidar com as pestes mais comuns sem grandes químicos , mas esta esta difícil já lhe dei uma boa poda e aguentou mas rapidamente é atacado , por isso é a unica que em que uso pesticida , já li que estão a iniciar a largada de um parasita especifico . tenho uma tangerineira também atacada mas que parece tem mais resistência que o limoeiro
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,915
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Eu aqui tenho também tangerineiras e laranjeiras atingidas por uma praga, mas não sei se é essa? As laranjeiras foram só um pouco atingidas, mas as tangerineiras estão mais atingidas , não na sua totalidade mas apenas em alguns ramos, diria que talvez entre 15% a 20%, deixo aqui algumas fotos que tirei agora dos ramos afectados:

cg75rmv.jpg


UWkLrJX.jpg


bN34eje.jpg
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Eu aqui tenho também tangerineiras e laranjeiras atingidas por uma praga, mas não sei se é essa? As laranjeiras foram só um pouco atingidas, mas as tangerineiras estão mais atingidas , não na sua totalidade mas apenas em alguns ramos, diria que talvez entre 15% a 20%, deixo aqui algumas fotos que tirei agora dos ramos afectados:

cg75rmv.jpg


UWkLrJX.jpg


bN34eje.jpg

Pelo aspecto das folhas não me parece ser a Psila Africana, mas deixo-te aqui o link da divulgação efectuada pela DRAP NORTE.

http://www.drapnorte.gov.pt/drapn/conteudos/fito/Ficha_de_Divulgacao_Trioza_erytreae.pdf
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Eu aqui tenho também tangerineiras e laranjeiras atingidas por uma praga, mas não sei se é essa? As laranjeiras foram só um pouco atingidas, mas as tangerineiras estão mais atingidas , não na sua totalidade mas apenas em alguns ramos, diria que talvez entre 15% a 20%, deixo aqui algumas fotos que tirei agora dos ramos afectados:

cg75rmv.jpg


UWkLrJX.jpg


bN34eje.jpg
estas com sorte não é maldita que anda a tirar o sono a quem tem citrinos
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Pedro1993

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Aos 900m de altitude, meses quentes de verão são sinónimo de bons produtos agriculas. O ano passado, com Julho quente, houve batatas, feijão, cebola e milho com fartura.

Este ano, a 9 de Agosto, o feijão verde ainda está a florir. As batatas e as cebolas já estão criadas mas não cresceram.
Consequências das geadas tardias, da muita chuva de Junho e de um Julho sem calor.

O ano passado uma cebola era 4 dessas.
0f90b56f6d0c542f5b9e73c43c51aeee.jpg
85c80c79f1d377eb4ceb5a843d4214cd.jpg


Em contra partida a serra ainda está verde, mas repleta de mato, que se fartou de crescer em Julho. Mais uns dias e fica pólvora.
 
Última edição:

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Boas ando com esta dúvida à algum tempo...
Tenho reparado nestas manchas nas folhas de Alfarrobeiras e em diversos períodos do ano. Muitas acabam por cair! Sei que existe um período com uma desfolha natural e consequente renovação da copa mas não parece ser este o caso.20220121_191145.jpg

Geralmente reparo nessas necroses algures na Primavera e coincidente com a tal renovação da copa que mencionei. Entretanto esta foto é de agora de Janeiro.
Para mim parece-me uma espécie de antracnose mas em todas as pesquisas não aparece nenhuma referência a esta maleita relativamente à alfarrobeira
Aliás praticamente não se lhe conhecem doenças.

@frederico talvez saibas algo sobre isto?
ou algum expert que visite aqui o fórum...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
Boas ando com esta dúvida à algum tempo...
Tenho reparado nestas manchas nas folhas de Alfarrobeiras e em diversos períodos do ano. Muitas acabam por cair! Sei que existe um período com uma desfolha natural e consequente renovação da copa mas não parece ser este o caso.Ver anexo 991

Geralmente reparo nessas necroses algures na Primavera e coincidente com a tal renovação da copa que mencionei. Entretanto esta foto é de agora de Janeiro.
Para mim parece-me uma espécie de antracnose mas em todas as pesquisas não aparece nenhuma referência a esta maleita relativamente à alfarrobeira
Aliás praticamente não se lhe conhecem doenças.

Entretanto descobri a referência a este fungo...
https://www.google.com/search?q=Pse...=UTF-8#sbfbu=1&pi=Pseudocercospora ceratoniae


creio que é isto mesmo...