Seguimento Açores e Madeira - Setembro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Com sorte, daqui a algumas dezenas de minutos já estará na fase de dissipação.

Aparenta estar no bom caminho. Outros focos de convecção (de qualquer dimensão) podem surgir a qualquer momento.

KsXVdzL.gif
 


Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Aparenta estar no bom caminho. Outros focos de convecção (de qualquer dimensão) podem surgir a qualquer momento.

KsXVdzL.gif

cn6Op3c.png


Até é possível ver a rotação do núcleo depressionário à superfície a oeste das poucas ilhas do GC representadas.

Convecção de pequena dimensão também pode descarregar muita água. Naquela nebulosidade toda, só devia chover numa pequena parte.

É para isso que o radar serve. Excelente evento para testar.
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Se formos a esperar sempre pelas tuas previsões, nunca chovia nem nunca trovejaria pelos Açores...
Felizmente sai quase sempre tudo ao lado. O evento de ontem no grupo central foi um entre vários, com ou sem as "tuas" intrusões de ar seco..
Olha, daqui de Santa Maria por enquanto não temos nenhuma célula em cima da ilha, mas o céu relâmpa.
Há coisas fantásticas, eu sei :p

Há coisas fantásticas mas essa intervenção não está incluída.

Eventos puramente convectivos não são muito fáceis de prever. E o IPMA também demorou bastante a emitir os avisos... pelo mesmo motivo.

Os CBs nem sempre aparecem com ventos de pasmaceira e CAPE elevado (veja-se o dia de hoje). Antes de aparecerem CBs na Terceira, já havia isto:

9Xga1wy.png


Dou os meus bitaites tentando resumir e simplificar o meu racional. Com inevitáveis erros, claro.

Essa intervenção provocatória não vale nada. Porque mesmo errando, não sabes mais que eu.
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
@Orion tal como disseste, pequenas torres descarregam bem. Por aqui, embora não se veja nada de significativo no satélite, chove moderado.

Quase a atingir a barreira dos 40mm/24h
Um dia bem regado sem dúvida


Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Boa noite!

Depois da tempestade elétrica desta madrugada, tudo ficou mais calmo. Ainda ocorreu alguma trovoada no início da manhã e caíram alguns aguaceiros, mas depois o tempo abriu. Em termos de precipitação, não registei nada de significativo pelos meus lados, ao contrário de outras zonas da ilha.

No que toca a acumulados significativos de ontem (09/09/2020) em 1h nas EMAs dos Açores do IPMA, há a registar:
- 01h00 UTC: 30,8 mm na estação do Aeroporto do Pico e 23,4 mm na estação do Príncipe Alberto do Mónaco (Faial);
- 02h00 UTC: 10,4 mm na estação do Príncipe Alberto do Mónaco (Faial);
- 03h00 UTC: 22,9 mm na estação do Observatório José Agostinho (Terceira).


Neste momento, sigo com céu limpo e vento fraco.

Gravei alguns vídeos do espetáculo elétrico esta madrugada, irei carregá-los e depois postarei aqui.
 

Afgdr

Cumulonimbus
Registo
28 Set 2011
Mensagens
2,129
Local
Lagoa - São Miguel, Açores
Alguns registos fotográficos da atividade elétrica da madrugada de hoje:


Autor: Álvaro Miranda (Facebook)

kucywO2.jpg



Autor: Bruno Miguel (Facebook)

KEj9QVL.jpg



Autor: Emanuel Costa (Facebook)

qttIYmJ.jpg



Atmm6Ki.jpg




Autor: Bruno Reis (Facebook)

nekrRJv.jpg



Autor: Renato Borges (Facebook)

0KhdclG.jpg





Alguns vídeos:

Autor: José Viveiros (Facebook)







Autor: Had Amoungst (Youtube)

 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.