Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
E... (o GFS) vai continuar a corrigir.

72kpCjb.gif
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e joselamego


RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Grande corte do ECMWF
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,015
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Grande corte do ECMWF
No Alentejo e no Sotavento Algarvio, sim, a saída operacional do ECMWF cortou bastante na precipitação. Contudo foi o único modelo a fazer isso - o GFS até aumentou bastante a quantidade prevista para as regiões onde o ECMWF cortou. :rain:Para além disso, a saída operacional está bastante desfasada da média do próprio modelo. :D
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
  • Gosto
Reactions: joselamego

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Ainda me lembro de um ciclone , se não me engano , que atingiu os Açores em setembro de 1986 e deslocou- se para o continente . Que , embora naturalmente enfraquecido , ainda provocou muitos estragos e precipitação superior a 100 mm em poucas horas em muitos locais no Litoral Norte .

Boa noite. Já agora, alguém me sabe dizer que "depressão" foi aquela que nos atingiu salvo erro em Agosto de 1987? É que na altura frequentava uma colónia de férias na Costa da Caparica, e lembro-me desse dia ter começado quente e nublado até pouco depois do almoço, altura em que escureceu bastante e desencadeou-se uma forte trovoada, com descargas elétricas sucessivas, acompanhadas de vento muito forte que causou o pandemónio nas praias e a debandada em massa.

Recordo-me da RTP no Telejornal mostrar inundações em Lisboa, e de um meteorologista do INMG (não sei se era o Costa Alves) falar numa "depressão". Quem se recorda?
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
Boa noite. Já agora, alguém me sabe dizer que "depressão" foi aquela que nos atingiu salvo erro em Agosto de 1987? É que na altura frequentava uma colónia de férias na Costa da Caparica, e lembro-me desse dia ter começado quente e nublado até pouco depois do almoço, altura em que escureceu bastante e desencadeou-se uma forte trovoada, com descargas elétricas sucessivas, acompanhadas de vento muito forte que causou o pandemónio nas praias e a debandada em massa.

Recordo-me da RTP no Telejornal mostrar inundações em Lisboa, e de um meteorologista do INMG (não sei se era o Costa Alves) falar numa "depressão". Quem se recorda?

Por acaso dessa não me lembro . Mas lembro - me de julho de 88 estava de férias no Algarve . E de ter chovido muito no Norte , de ver as ruas no Porto inundadas . Até no Algarve choveu , nesse dia nem pude ir à praia . Eram bem interessantes os verões nos anos 80 . E os invernos também , caiu neve algumas vezes à cota zero .
 

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
Boa noite. Já agora, alguém me sabe dizer que "depressão" foi aquela que nos atingiu salvo erro em Agosto de 1987? É que na altura frequentava uma colónia de férias na Costa da Caparica, e lembro-me desse dia ter começado quente e nublado até pouco depois do almoço, altura em que escureceu bastante e desencadeou-se uma forte trovoada, com descargas elétricas sucessivas, acompanhadas de vento muito forte que causou o pandemónio nas praias e a debandada em massa.

Recordo-me da RTP no Telejornal mostrar inundações em Lisboa, e de um meteorologista do INMG (não sei se era o Costa Alves) falar numa "depressão". Quem se recorda?

Deve ter sido esta depressão em altitude, no dia 27:

Precipitação:
i-GgqrLJC.gif


Carta:
i-FfFkbxd.gif