Seguimento Sul - Setembro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.

Geopower

Cumulonimbus
Registo
27 Mar 2013
Mensagens
2,258
Local
Lisboa (Campo Grande); Glória do Ribatejo; Santa C
Final de dia com céu pouco nublado em Vilamoura. Vento fraco de Sul.
Poente a oeste:
AxOSOuP.jpg


Panorâmica a Sul/SW:
2XjlE1K.jpg
 
Última edição:


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Chuva provoca inundações e queda de árvores em Barbacena
A forte chuva que caiu ao início da tarde desta quinta-feira, 17 setembro, fez estragos em Barbacena, no concelho de Elvas, com várias casas inundadas, para além da queda de duas árvores.

Jorge Madeira, presidente Junta de Freguesia da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando, garantiu à Rádio ELVAS que nunca se lembra de uma queda de água tão forte, num tão curto espaço de tempo, garantindo que as inundações não se podem justificar pelo entupimento de sarjetas.

“Caiu uma tromba de água como eu, com 53 anos de idade, não me lembro nunca de ter visto. Quando a água é muita, não há sítio onde ela não entra”, explica Jorge Madeira. “Não são sarjetas entupidas e se alguém disser isso, é ignorante”, acrescenta.

Jorge Madeira garante ainda que estas chuvas, que descreve como uma “catástrofe de dez minutos”, para além dos estragos nas casas das pessoas, incluindo a sua, vieram também prejudicar as colheitas de verão. Em sete minutos choveram 20 litros por metro cúbico.

Já segundo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Elvas, Tiago Bugio, foram mobilizados para duas ocorrências em Barbacena – as inundações e a queda de duas árvores, devido à chuva – dez elementos da corporação e duas viaturas. Os alertas para estas ocorrências foram dados às 15.02 e 15.15 horas.

Rádio Elvas


Foi esta célula:
i1TBCou.jpg
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
40.9mm acumulados em Avis (Benavila), dos quais 28.5mm caíram em 1 hora.

Noutras estações do Alto Alentejo os acumulados não foram tão elevados, mas já se sabe como são esta situações, ao lado pode ter caído um dilúvio. A netatmo tem um acumulado de apenas 3.3mm, mas mais a norte, em Barbacena foi o que foi.
Outros acumulados:
Portalegre (MeteoAlentejo): 7.2mm
Portalegre: 7.1mm
Elvas: 5.9mm
Campo Maior (MeteoAlentejo): 2.6mm
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
.Amanhã, a previsão da ondulação mais alta, está a coincidir com a maré cheia, às 17h, o Windguru prevê ondas de 3.2 mts para Faro, para essa altura, com a maré prevista de 4.01 mt, a mais alta.

Não é, uma ondulação muito habitual nesta altura do ano.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Este ano não há festas, mas o São Pedro, às 7 h da matina fez a alvorada com muitos foguetes e morteiros (um caiu bem perto daqui) que mandou a luz abaixo, com muita chuva, algum granizo no fim e trovoada que causou várias inundações em Olhão, durante 40 minutos.



Imagem de radar, quando caiu granizo por aqui:

21905580_zq4sC.jpeg



E claro, a famosa piscina (túnel) em Olhão meteu água e lá foi um para a piscina (fotos retiradas do Facebook):

21905578_J8Gih.jpeg


21905579_8MtaL.jpeg


Vai um mergulho! :D
 

JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Boas.

Já algum tempo que não aparecia por aqui, mas venho relatar vários estragos em Beja à cerca de 1h. Várias dezenas de árvores partidas/arrancadas e também várias dezenas de carros danificados numa parte da cidade, junto ao Parque de Feiras e Escola Mário Beirão.Já vi imagens de placares políticos publicitários completamente dobrados. Possivelmente algum downburst... :eek: No radar não apareceu nada de especial, "apenas" um eco amarelo a passar sobre a cidade.. :huh:
É incrível que aqui onde estou, no trabalho, apenas 2/3 minutos de chuva forte e algumas rajadas... a cerca de 1km do local do fenómeno.

Agora está um sol espetacular :facepalm:

EDIT: https://odigital.pt/vendaval-em-bej...Ikn5oz_QHM59ZO44xVolwRCvflcXTCVx1W4pRq-fmYmos
 
Estado
Fechado para novas mensagens.