Previsão e Seguimento de Furacões (Atlântico 2020)

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Só hoje é que o ciclone começou a ter convecção intensa e persistente. Antes, a convecção era tendencialmente mais fraca e transitória. Está algo parecido à Paulette.

Há muito tempo atrás, o NHC, no final da temporada, chegou a adicionar ciclones no relatório final. Esse é porventura um bom candidato... se bem que não me parece que isso vá acontecer.
Este ciclone faz-me lembrar a TT Bertha.
Subestimada ao início, organizou-se e o NHC só foi a tempo de lançar avisos uma hora antes de fazer landfall, no dia 27 de maio. Neste caso, o Invest 99L (e legítimo Wilfred :D) não teve a sorte de se formar em águas americanas. :rolleyes:
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp

Assim, por um lado, não foi atribuído, pelo NHC, um número à depressão (como depressão sub-tropical ou depressão tropical) ou um nome (como tempestade sub-tropical, tempestade tropical ou furacão), visto que não terem sido atingidos os critérios para a sua classificação como ciclone tropical ou sub-tropical. Ou seja, a depressão não apresentou todas as características necessárias para a sua classificação, embora possa ter apresentado uma ou outra característica durante o seu ciclo de vida. As características necessárias são, por exemplo, a existência de um núcleo quente nos níveis baixos e nos níveis altos da troposfera, uma estrutura robusta e intensa de bandas de convecção e uma estrutura simétrica do padrão de vento.

Por outro lado, também não foi atribuído nome à depressão no âmbito das atividades do grupo sudoeste do projeto Europeu de nomeação de tempestade extra-tropicais (i.e. que ocorrem fora da região tropical e sub-tropical), de que o IPMA faz parte em colaboração com os serviços meteorológicos de Espanha, França e Bélgica. A não atribuição de nome deveu-se à inexistência de condições para a ocorrência de vento forte de forma generalizada (ao nível distrital ou concelhio) correspondente ao aviso laranja (rajadas superiores a 110 km/h nas terras altas e a 90 km/h no resto do território).
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,565
Local
Açores
Neste caso, o Invest 99L (e legítimo Wilfred :D) não teve a sorte de se formar em território americano.

Mais ou menos.

Sistema de reduzida dimensão, longe do território dos EUA e num local incomum, muito próximo de terra... Se estivesse perto dos EUA, certamente teria havido voo. Mas não está.

Eu acho que não vão adicionar o ciclone e até dou-te um exemplo concreto...

O primeiro aviso do eventual furacão Alex foi emitido no dia 13 Jan 2016 à 9h UTC...

unukFmt.jpg


Nesse dia foi considerado TST. No dia anterior estava assim (semelhante ao aspeto de hoje de manhã):

yI5NNZi.jpg


Em suma, se o 99L tivesse o aspeto de hoje, ontem ou antes de ontem... as ações certamente teriam sido diferentes. Mas não teve... e está muito próximo de terra.
 

TiagoLC

Super Célula
Registo
15 Jul 2015
Mensagens
7,338
Local
Carnaxide, Oeiras
Última edição: