Seguimento Meteorológico Livre - 2020

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Hoje lembrei-me deste post ao ver o esparguete do 99L :lmao:

moro no distrito de Viseu que parece que é o íman meteorológico de Portugal Continental


wA9PGbm_d.webp
 


TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Ahahah também estava a ver! E falaram da Leslie, que pode ter perdido características tropicais ao aproximar-se da costa, mas não deixou de ter sido um evento extremamente violento para a região Centro

Também ainda cheguei a ver esse comentário, até pensei que fosse algum português por acaso.
Foi, e é o evento mais violento que tenho memória apesar de felizmente relativamente pouca duração. Mas chegou bem para estragar o ano a muita gente.
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Curiosidades

Setembro conta hoje o nono décimo sistema tropical nomeado, a média anual é de 12.

Alpha é o sistema tropical que se formou mais a norte desde que há registos. Edit: claramente não sei a latitude de Portugal, falso alarme neste :lol::lol:

Alpha é o sistema tropical que se formou mais a Este desde que há registos.

É apenas a segunda vez que se usam letras do alfabeto grego para nomear sistemas, a última vez foi em 2005 e o sistema Alpha só foi nomeado a 22 de Outubro.
 
Última edição:

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Curiosidades

Setembro conta hoje o nono sistema tropical nomeado, a média anual é de 12.

Alpha é o sistema tropical que se formou mais a norte desde que há registos. Edit: claramente não sei a latitude de Portugal, falso alarme neste :lol::lol:

É apenas a segunda vez que se usam letras do alfabeto grego para nomear sistemas, a última vez foi em 2005 e o sistema Alpha só foi nomeado a 22 de Outubro.
A wikipédia fala em 10 sistemas nomeados este mês. E este ano está a ter muitas tempestades, mas relativamente poucos de grande intensidade (pelo menos em relação à quantidade gigantesca de sistemas)
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
A wikipédia fala em 10 sistemas nomeados este mês. E este ano está a ter muitas tempestades, mas relativamente poucos de grande intensidade (pelo menos em relação à quantidade gigantesca de sistemas)

Pois, desde que escrevi isso já nomearam o Beta :wacko:

Sim, claramente e ainda bem, e felizmente vários sistemas nem landfall fizeram, este ano não deixa de impressionar pela frequência de sistemas no entanto. Nomeados e potenciais.