Seguimento Litoral Centro - Setembro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.

DaniFR

Cumulonimbus
Registo
21 Ago 2011
Mensagens
2,218
Local
Coimbra
Foto tirada por um amigo esta tarde na Figueira da Foz

CQI0yk6.jpg
 


Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boas pessoal,

A nossa miúda aguentou-se ao ponto de ser baptizada pelo NHC. :D

Chuva intensa de manhã, de tarde o vento foi rei e senhor e tempo mais descoberto.

Acumulado de 8.13 mm.
Rajada máxima de 72.7 km/h

Acabou de passar um aguaceiro muito fraco (nem acumulou), vento de SW moderado com rajadas, 20.9ºC.
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Na Análise das 18h, STS-Alpha (Sub-Tropical Storm) e as linhas de instabilidade associadas.

Note-se a formação dos dois novos centros depressionários desta depressão complexa que inclui a Alpha.
Entretanto os restos de Paulette mantém-se isolados desta depressão por uma fraca crista anticiclónica, se é que se pode chamar assim, e desloca-se rapidamente para Sul/SSE e vai passar sobre o Grupo Ocidental dos Açores esta noite.

NQGeCLB.gif

O Bruno Café há pouco no Telejornal disse que a partir de amanhã as regiões norte e centro irão começar a sentir os efeitos desses centros depressionários a noroeste da Península Ibérica. O sul estará mais resguardado.
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
E depois de cerca de 2 horas de aguaceiros moderados e por vezes fortes, agora já parou de chover, e o vento também, desta vez não me posso queixar, pois ter logo uma boa rega, na 1ª chuvada da temporada, é do melhor, diria que rendeu cerca de 10 a 15 mm.
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,161
Local
Belas
Olá Alpha! :D No espaço de 2 anos é mais uma a ficar para a história, dá que pensar.

Muito vento e chuva por Leiria. 25mm numa estação netatmo dos arredores da cidade.

Para recordar...
LFgeOOU.png

Já para não falar que o landfall de ambas foi quase no mesmo sítio! :rolleyes:
__

Por aqui 15,5 mm acumulados.
 

almeida96

Cumulus
Registo
9 Fev 2020
Mensagens
167
Local
Algueirão - Sintra (194 m)
Por aqui o início de manhã foi animado, com bastante precipitação. Durante o resto do dia, alguns aguaceiros moderados mas breves. Destaque para o vento durante o período da tarde.
O acumulado segue nos 17 mm (Abrunheira, a um par de quilómetros. Aqui deverá ter passado esse valor), mas a zona litoral e serrana do concelho foi bem mais afetada:

Galamares: 30,2 mm
Mucifal: 44,7 mm
Magoito: 32,7 mm
Serra: 31,5 mm

Ontem o acumulado foi de 10 mm.:rain:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Mais uma vez o trabalho impediu-me de relatar o que aconteceu por aqui. O que tenho a dizer é que há muito tempo que não via uma tempestade com este calibre, provavelmente desde dezembro de 2019! Ao longo da manhã ocorreu chuva forte e por momentos com o céu a desabar, acumulando 9,7 mm. Apesar de não ter sido o que eu esperava, já que o grosso passou todo a noroeste da zona, 9,7 mm para dia 18 de setembro é muito bom! Com este acumulado, o valor mensal segue nos 17,5 mm, o que corresponde a 103% do valor mensal - desde 2014 que por aqui não se ultrapassava esta marca! :rain::palmas:

Grande parte da chuva ocorreu durante a manhã. À tarde apenas caiu um aguaceiro por volta das cinco da tarde. O vento, esse sim, foi bem forte durante a tarde - registei uma rajada máxima de 49,7 km/h. Apenas não é a mais forte desde ano porque, no dia 19 de janeiro, registei uma rajada de 51,5 km/h.

Em suma:

Charneca da Caparica
Máx: 22,1ºC
Mín: 17,3ºC
Prec: 9,7 mm
Rajada máxima: 49,7 km/h S

Entretanto o vento abrandou com o afastamento do centro da tempestade e a temperatura está, neste momento, nos 19,6ºC. :)
___________________________________
Como já alguns aqui falaram, a transição entre o calor/tempo de verão e este tempo chuvoso e instável foi brutal. Depois de dois dias que acumularam 18 mm e com temperaturas outonais as folhas das árvores de folha caduca já começam a ficar amareladas, em certas zonas já se nota o chão algo "ensopado", já começaram a nascer ervas verdes nos campos (embora poucas)... quem diria que há uma semana estava eu a regressar do Algarve com calor e lestada! :surprise:
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Mais uma vez o trabalho impediu-me de relatar o que aconteceu por aqui. O que tenho a dizer é que há muito tempo que não via uma tempestade com este calibre, provavelmente desde dezembro de 2019! Ao longo da manhã ocorreu chuva forte e por momentos com o céu a desabar, acumulando 9,7 mm. Apesar de não ter sido o que eu esperava, já que o grosso passou todo a noroeste da zona, 9,7 mm para dia 18 de setembro é muito bom! Com este acumulado, o valor mensal segue nos 17,5 mm, o que corresponde a 103% do valor mensal - desde 2014 que por aqui não se ultrapassava esta marca! :rain::palmas:

Grande parte da chuva ocorreu durante a manhã. À tarde apenas caiu um aguaceiro por volta das cinco da tarde. O vento, esse sim, foi bem forte durante a tarde - registei uma rajada máxima de 49,7 km/h. Apenas não é a mais forte desde ano porque, no dia 19 de janeiro, registei uma rajada de 51,5 km/h.

Em suma:

Charneca da Caparica
Máx: 22,1ºC
Mín: 17,3ºC
Prec: 9,7 mm
Rajada máxima: 49,7 km/h S

Entretanto o vento abrandou com o afastamento do centro da tempestade e a temperatura está, neste momento, nos 19,6ºC. :)
___________________________________
Como já alguns aqui falaram, a transição entre o calor/tempo de verão e este tempo chuvoso e instável foi brutal. Depois de dois dias que acumularam 18 mm e com temperaturas outonais as folhas das árvores de folha caduca já começam a ficar amareladas, em certas zonas já se nota o chão algo "ensopado", já começaram a nascer ervas verdes nos campos (embora poucas)... quem diria que há uma semana estava eu a regressar do Algarve com calor e lestada! :surprise:

Choveu intensamente de manhã, mas nada a ver com aquele período de instabilidade em Maio. Nesse período houve um dia em que esteve cerca de duas horas a chover sem parar, lembro-me que foi ao final da tarde. O de hoje foi mais em regime torrencial intercalado por períodos de acalmia.

Todos os Setembros que se seguiram a esse de 2014 foram secos e quentes.
O acumulado total deve andar pelos 11 mm, mas ainda não está fechado, a ver se amanhã ainda acumula alguma coisa.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Choveu intensamente de manhã, mas nada a ver com aquele período de instabilidade em Maio. Nesse período houve um dia em que esteve cerca de duas horas a chover sem parar, lembro-me que foi ao final da tarde. O de hoje foi mais em regime torrencial intercalado por períodos de acalmia.

Todos os Setembros que se seguiram a esse de 2014 foram secos e quentes.
O acumulado total deve andar pelos 11 mm, mas ainda não está fechado, a ver se amanhã ainda acumula alguma coisa.
A nível de vento acompanhado por chuva este evento foi bem pior, mas atenção que ainda falta bastante para acabar o mês! ;)
 

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,124
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
A nível de vento acompanhado por chuva este evento foi bem pior, mas atenção que ainda falta bastante para acabar o mês! ;)

Bem esteve mais vento durante o período em que choveu menos, ou seja durante a tarde... mas tudo bem eu estou a falar desta zona em concreto... o evento foi bastante benigno aqui. A tempestade em Dezembro do ano passado foi muito pior.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.