Aquecimento Global

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Alguma vez viste previsões do clima? :intrigante:O que me leva ao ponto seguinte:



NH = +1

Recomendo olhares melhor para essa imagem. E já de vez pesquisa os motivos subjacentes à menor temperatura/anomalia do SH... não vá esse ser o próximo 'argumento'.

I33VQPG.png


Tanto frio 'recorde' e a anomalia positiva continua bastante jeitosa. Mas pronto...



Apenas continuei no caminho do absurdo. E olha que se tivesse paciência, nunca mais acabava...



Outra vez?

Não é assim tão difícil perceber.



Recomendo nem olhares para os modelos meteorológicos. Aliás, que raio fazes aqui?

Se na previsão do IPMA estiver céu muito nublado para amanhã, vou ignorar porque podem acontecer coisas que não é suposto acontecerem. Pode até passar um furacão cat. 6 por aqui... quem sabe? Nada está 'set in stone'.
sim é porque sempre que pergunto não respondes ao pedido andas sempre as voltas e sem dizer nada e com imogis para distrair e com discurso jocoso para tirar atenções dos textos de conteudo vacuo
 


TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
sim é porque sempre que pergunto não respondes ao pedido andas sempre as voltas e sem dizer nada e com imogis para distrair e com discurso jocoso para tirar atenções dos textos de conteudo vacuo

Eu sei que não é comigo, mas tens que admitir que é inegável o aquecimento global antropogénico por mais ínfimo que seja. É impossível precisar qual seria a temperatura média atual da terra sem seres humanos, não temos capacidade suficiente para poder negar essa afirmação, mas que o dióxido de carbono e o metano (entre outros) são gases de efeito de estufa e que os emitimos às toneladas diariamente é irrefutável. Sem falar na desflorestação e outras coisas piores.

Não sou céptico no que toca ao aquecimento global, agora também não sei dizer se é muito ou pouco nem acredito em que diz que sabe.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
Eu sei que não é comigo, mas tens que admitir que é inegável o aquecimento global antropogénico por mais ínfimo que seja. É impossível precisar qual seria a temperatura média atual da terra sem seres humanos, não temos capacidade suficiente para poder negar essa afirmação, mas que o dióxido de carbono e o metano (entre outros) são gases de efeito de estufa e que os emitimos às toneladas diariamente é irrefutável. Sem falar na desflorestação e outras coisas piores.

Não sou céptico no que toca ao aquecimento global, agora também não sei dizer se é muito ou pouco nem acredito em que diz que sabe.
nunca neguei que a poluição é má e gosto de discutir de forma civilisada as coisas, mas o carissimo orion entra logo a pés juntos com cinismo e pequenos insultos que não suporto. O que digo e parece que ninguem parece compreender é que o clima esta sempre mutação e que estamos a sair de um periodo glacial logo o clima aquece. e já mostrei um grafico que mostra que as temperaturas sobem primeiro e que so depois o co2 acompanha e é um grafico que aparece muitas vezes adulterado para ajustar o co2 ao aumento da temperatura,
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
O que digo e parece que ninguem parece compreender é que o clima esta sempre mutação e que estamos a sair de um periodo glacial logo o clima aquece.

Não estaremos (teoricamente) a sair dum período glacial mas num período interglacial, mas também referi isso aqui:

Se queres com isso dizer que o frio devia estar nos pólos não estás 100% correcto. Nalgumas fases dos ciclos de quente/frio é expectável o gelo mover-se dos polos para os continentes, particularmente numa fase de idade glacial. No entanto, estando nós numa fase interglacial desta idade do gelo (supostamente estamos), de facto, o gelo deveria ter que estar a recuar e a cingir-se mais aos pólos portanto até terias razão.
Mas como se sabe nem tudo é "set in stone" e não somos omniscientes, como tal, podemos achar que estamos num período interglacial e não estamos.

já mostrei um grafico que mostra que as temperaturas sobem primeiro e que so depois o co2 acompanha e é um grafico que aparece muitas vezes adulterado para ajustar o co2 ao aumento da temperatura,

Já vi o gráfico que dizes mas não lembro dele a 100%, de qualquer das maneiras como já se sabe o CO2 não é o único gás causador do efeito de estufa e até é relativamente fraco, mas o que esse gráfico não mostra são flutuações de intensidade de radiação solar, a presença de outros gases, os locais de concentração do gás, etc.

Acredito que o que se pode depreender pelo gráfico seja algo semelhante a - a temperatura subiu por um determinado motivo, isso causou a libertação de CO2 que normalmente é retido pelo gelo e levou a um aquecimento ainda maior até haver um evento que tenha reduzido a temperatura, voltado a haver retenção de CO2 o que levou a uma maior descida da temperatura e uma maior retenção de CO2 (ou uma redução de CO2 em vez da temperatura e começava-se ao contrário).

Novamamente quanto aquilo que não se vê no gráfico. Não se vê o quê que causou o aquecimento inicial (basta haver flutuações de radiação solar para a mesma quantidade de CO2 causar um maior aquecimento que por sua vez liberta mais CO2 e por aí fora), o que estava presente na atmosfera para além do CO2 nem quais as unidades desses gráficos que consideras adulterados. Imagino que saibas bem que se eu fizer uma escala em que um segmento representa 1 tonelada de CO2 e outro em que cada segmento representa 1g de CO2 os gráficos vão ter aspectos completamente diferentes. É quanto basta para a linha do CO2 ser igual, superior, ou inferior à da temperatura. Para além de não sabermos, eu pelo menos não sei, qual a rapidez ou a eficácia com que a concentração de CO2 pode aumentar ou diminuir a temperatura, e o gráfico também não diz (nem nenhum diz) em que zona está o CO2. Para esta última parte pensa no seguinte, um buraco no ozono no equador era N vezes mais propício a aquecer a terra do que um nos pólos, tal como uma acumulação superior de CO2 no equador vai reter mais radiação do que uma acumulação de CO2 nos polos, onde é que nós emitimos mais CO2 e outros gases? Perto do equador ou dos polos? E se for uma emissão natural? Já é nos polos ou pelo menos mais bem distribuída.


O importante é não nos cingirmos a um só factor no que toca a coisas de tão larga escala.

O resto é conversa que a pouco ou nada leva, porque como já disse antes não temos a capacidade de ter a certeza absoluta de nenhuma conclusão a que se possa chegar. Apenas podemos achar, ah e tal o CO2 e companhia aquecem a terra, e decidir, por precaução reduzir ao máximo a emissão dos mesmos, bem ou mal.

O grande problema destas questões e outras semelhantes é que a vasta maioria da comunidade científica não se sabe dirigir aos leigos e temos de ser nós, os leigos, a fazer uma interpretação, por vezes errónea, daquilo que nos é apresentado.
 

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
E a carrada de mentiras ditas por parte dos discípulos do aquecimento como a amazonia é o pulmão do planeta quando a maioria do oxigenio não é de origem biologica e o que é tem origem nos oceanos , ou mesmo quando o artico iria ficar livre de gelo há uma carrada de anos
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
E a carrada de mentiras ditas por parte dos discípulos do aquecimento como a amazonia é o pulmão do planeta quando a maioria do oxigenio não é de origem biologica e o que é tem origem nos oceanos , ou mesmo quando o artico iria ficar livre de gelo há uma carrada de anos
E nesta altura várias cidades costeiras já deviam estar de baixo de água :lol::facepalm:
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
E nesta altura várias cidades costeiras já deviam estar de baixo de água :lol::facepalm:
A narrativa exagerada (e que eu próprio acho extremamente irritante) não corresponder à verdade não impede que uma versão mais "suave" das alterações climáticas não seja real. E esses exageros vêm muito mais da comunicação social e das pessoas comuns do que de cientistas
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)
Primeiro verão sem gelo no Ártico pode acontecer dentro de 15 anos

https://www.must.jornaldenegocios.p...lo-no-artico-pode-acontecer-dentro-de-15-anos

Se, em 8 anos, o Árctico só este ano teve o 2º ano com menor camada de gelo mas ainda assim com mais meio milhão de km2 de gelo, agora em 15 anos é que vai desaparecer cerca de 2.5 milhões de km2 de gelo, é muita fruta. :intrigante:

Embora, consideram o Árctico sem gelo com menos de 1 milhão de km2., mas na minha terra, sem gelo é sem gelo. :rolleyes:
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Primeiro verão sem gelo no Ártico pode acontecer dentro de 15 anos

https://www.must.jornaldenegocios.p...lo-no-artico-pode-acontecer-dentro-de-15-anos

Se, em 8 anos, o Árctico só este ano teve o 2º ano com menor camada de gelo mas ainda assim com mais meio milhão de km2 de gelo, agora em 15 anos é que vai desaparecer cerca de 2.5 milhões de km2 de gelo, é muita fruta. :intrigante:

Embora, consideram o Árctico sem gelo com menos de 1 milhão de km2., mas na minha terra, sem gelo é sem gelo. :rolleyes:
É deste tipo de artigos sensacionalistas e parvos que eu falava
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
A narrativa exagerada (e que eu próprio acho extremamente irritante) não corresponder à verdade não impede que uma versão mais "suave" das alterações climáticas não seja real. E esses exageros vêm muito mais da comunicação social e das pessoas comuns do que de cientistas
É deste tipo de artigos sensacionalistas e parvos que eu falava
E há muitos e muitos assim, enfim.
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,394
Local
Olhão (24 m)

camrov8

Cumulonimbus
Registo
14 Set 2008
Mensagens
3,288
Local
Oliveira de Azeméis(278m)
  • Gosto
Reactions: 1337 e joselamego

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,567
Local
Açores
Primeiro verão sem gelo no Ártico pode acontecer dentro de 15 anos

https://www.must.jornaldenegocios.p...lo-no-artico-pode-acontecer-dentro-de-15-anos

Se, em 8 anos, o Árctico só este ano teve o 2º ano com menor camada de gelo mas ainda assim com mais meio milhão de km2 de gelo, agora em 15 anos é que vai desaparecer cerca de 2.5 milhões de km2 de gelo, é muita fruta. :intrigante:

Embora, consideram o Árctico sem gelo com menos de 1 milhão de km2., mas na minha terra, sem gelo é sem gelo. :rolleyes:

Não fazes ideia do quanto derrete :D

SICE_combine_extent_SM_EN.png


Se não for 15, pode ser 20. Não me parece irrealista que, num ano anómalo, o ártico fique quase sem gelo no verão.

CICE_map_thick_LA_EN_20200922.png