O Nevoeiro



Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Que fotos maravilhosas Guilherme , não menosprezando nenhuma, as do dia 9 de Agosto estão assim qualquer coisa

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Que fotos maravilhosas Guilherme , não menosprezando nenhuma, as do dia 9 de Agosto estão assim qualquer coisa

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk


Obrigado Ricardo! :thumbsup: Esse anoitecer foi uma experiência fantástica! :w00t:
 
  • Gosto
Reactions: Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
14 de Agosto - Mais um dia em que não havia nuvens na cidade, lado norte do monte, mas para o lado sul estava tudo tapado. Forma-se muitas vezes a cascata como é visível na segunda foto.

71B9mZk.jpg

oFZ3NQ0.jpg

qBECv9g.jpg

QWDEOum.jpg

GSsmNwl.jpg
Belíssimos registos Guilherme! :palmas:
Gosto especialmente da série de 14 de agosto, e da segunda foto em particular :thumbsup:
 

bandevelugo

Cumulus
Registo
3 Jan 2008
Mensagens
319
Local
Lisboa
Desde o dia em cima que já tivemos vários dias com mais nevoeiros e em muito deles fui fotografar-los. Tenho tirado também muitas fotos para timelapses.

Deixo-vos aqui os registos que fui fazendo ao longo destes últimos dois meses e meio.

29 de Junho - Neste dia não havia nuvens do lado da cidade mas conforme o ar subia pelos montes elas formavam-se lá em cima e continuavam a movimentar-se a grande velocidade para sul. Estava um vento geladinho lá em cima. :cold:

2FktmJY.jpg

RRBq7G2.jpg


9 de Julho - Neste dia não havia muitas nuvens mas com o nascer do sol, formou-se parte do cordão que é costume aparecer entre o Sameiro e a Santa Marta.

zSnt2qM.jpg



19 de Julho

2rUofOk.jpg


28 de Julho - Este dia foi espetacular, as nuvens estavam mais abaixo e mantiveram-se afastadas do topo do monte até ao nascer do sol. A partir daí começaram a vir de este com uma velocidade enorme e taparam rapidamente o sol. Nessa altura fui num instante para o lado oeste do monte para tirar mais umas fotos antes de tapar tudo. Como podem ver na terceira e quarta foto elas já estavam a vir por cima de mim e do topo do monte como uma onda a arrebentar e a prepararem-se para descer pelo monte abaixo. Passado algum tempo acabou por abrir e tapar várias vezes, permitindo fazer mais uns registos.

woaiN2l.jpg

ZmiwL6G.jpg

nWbURQh.jpg

nzEJmki.jpg

fv6bH8R.jpg


31 de Julho

xVTvbVI.jpg



1 de Agosto

MINWEQ7.jpg

FKkknti.jpg


7 de Agosto

OXehVPZ.jpg



9 de Agosto - Dia muito bom, nuvens baixas de manhã e depois a virem rápido durante a tarde, estando já às portas da cidade ao pôr do sol, o que é raro chegarem tão cedo. E foi a partir daí que começou a ficar fantástico, com as nuvens a avançarem cada vez mais e a tapar a cidade. Estava a tirar fotos virado mais para oeste, mas depois decidi ir um bocado mais para cima para ter vista para sul. Ainda subi umas pedras com o flash do telemóvel a iluminar e quando parei e o desliguei, olhei para cima e a vista era incrível com um enorme manto de nevoeiro iluminado pelas luzes e com a Via Láctea ao fundo! :w00t: Certamente uma imagem que não vou esquecer. Antes de ir para casa ainda dei um salto ao Sameiro e via-se as nuvens iluminadas pelas luzes da cidade. Coloquei a máquina a tirar fotos para uma timelapse e notava-se as nuvens a subir cada vez mais até que chegaram rapidamente lá cima e taparam tudo.

AzRGT4i.jpg

z0VRm77.jpg

WRKYCtP.jpg

Oyj8SBl.jpg

4ceMsoF.jpg

uZ6wDak.jpg


14 de Agosto - Mais um dia em que não havia nuvens na cidade, lado norte do monte, mas para o lado sul estava tudo tapado. Forma-se muitas vezes a cascata como é visível na segunda foto.

71B9mZk.jpg

oFZ3NQ0.jpg

qBECv9g.jpg

QWDEOum.jpg

GSsmNwl.jpg



27 de Agosto - Este dia valeu a pena por esta foto, pois nem o sol vi nascer, tapou poucos minutos depois de eu chegar.

IZNyexy.jpg



Agora já estão a começar a aparecer os nevoeiros de radiação e os de advecção a desaparecer. Os de radiação trazem outras oportunidades para fotos e já tivemos dois dias com esses agora em setembro só que infelizmente não consegui ir fotografar, mas mais dias virão. Mais para o fim do ano partilharei aqui também um vídeo com os nevoeiros de 2020.

Estas fotografias em Braga são de fazer corar as tiradas em Sintra ou na Madeira! 5*
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,212
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não, nunca me lembrei disso, mas também vejo tantas fotografias melhores que as minhas.

Estas fotos são excelentes, mais do que isso até, a juntar a tantas mais do teu já longo trabalho fotográfico. Sinceramente acho que muitas mais pessoas terão grande prazer em vê-las e em reconhecer a maravilha da forma como estão registados os lugares, os momentos e as visões a que a maioria delas não terá acesso.
 

guimeixen

Cumulonimbus
Registo
5 Jun 2013
Mensagens
2,377
Local
Ferreiros, Braga 160m
Nas publicações anteriores tinha mencionado que estava a fazer umas timelapses nos vários dias em que fotografei o nevoeiro e que mais para o fim do ano partilharia um vídeo com elas. Ora, o fim do ano chegou e em baixo partilho esse vídeo que é o resultado de um ano a ir atrás do nevoeiro antes do nascer do sol, alguns pores do sol e outros durante a noite. Juntamente com as trovoadas e as geadas, o nevoeiro é sem dúvida umas das coisas que mais gosto de fotografar.
Partilho também mais umas fotos que fui tirando em novembro e dezembro.

(Ver em 4K)


yhVBxC5.jpg

mUK5MIu.jpg

LNTJwYx.jpg

gysXGH4.jpg

fEAbfMX.jpg

WlhqvXf.jpg

vRF36va.jpg

oRiCVK6.jpg

o7RuZ0A.jpg

a2gEhA2.jpg

eNQnQB9.jpg

b8wSK4v.jpg

yaetTM2.jpg

D84JHzo.jpg

B8WN2tj.jpg
 

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Nas publicações anteriores tinha mencionado que estava a fazer umas timelapses nos vários dias em que fotografei o nevoeiro e que mais para o fim do ano partilharia um vídeo com elas. Ora, o fim do ano chegou e em baixo partilho esse vídeo que é o resultado de um ano a ir atrás do nevoeiro antes do nascer do sol, alguns pores do sol e outros durante a noite. Juntamente com as trovoadas e as geadas, o nevoeiro é sem dúvida umas das coisas que mais gosto de fotografar.
Partilho também mais umas fotos que fui tirando em novembro e dezembro.

(Ver em 4K)


yhVBxC5.jpg

mUK5MIu.jpg

LNTJwYx.jpg

gysXGH4.jpg

fEAbfMX.jpg

WlhqvXf.jpg

vRF36va.jpg

oRiCVK6.jpg

o7RuZ0A.jpg

a2gEhA2.jpg

eNQnQB9.jpg

b8wSK4v.jpg

yaetTM2.jpg

D84JHzo.jpg

B8WN2tj.jpg


Muito bom caro Guilherme, foi com imenso prazer que visualizei a sua obra de arte, que está muito bem musicada .
As imagens que partilha no timelapse são fantásticas, desejo-lhe votos de muitas felecidades e de muitos parabéns pelo trabalho .