Seguimento Rios e Albufeiras - 2020

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Todos os anos a mesma lenga lenga, depois chove um mês bem ou mais ou menos e acaba se a seca!
No sul do país muitos poucas são as barragens com alguma dimensão em situação mais preocupante. Muitas delas é normal terem valores baixos nesta altura do ano mas vem sempre os iluminados com profecias do caos..
O Outono vem aí e daqui a mais um mês começa a chover!
 
  • Gosto
Reactions: N_Fig e joselamego


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,634
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Todos os anos a mesma lenga lenga, depois chove um mês bem ou mais ou menos e acaba se a seca!
No sul do país muitos poucas são as barragens com alguma dimensão em situação mais preocupante. Muitas delas é normal terem valores baixos nesta altura do ano mas vem sempre os iluminados com profecias do caos..
O Outono vem aí e daqui a mais um mês começa a chover!
As albufeiras aqui a sul estão bem piores que o ano passado, no Algarve, e no Alentejo algo melhores, graças aquelas que passaram a receber água do Alqueva..
Sobretudo a bacia do Guadiana está bem melhor que o ano passado..
A nível nacional neste momento a maior preocupação centra se aqui no Algarve, e o cenário aqui para este Outono Inverno aparenta ser mais do mesmo.
Tão depressa dizes uma coisa como outra..
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Barragens do Algarve só têm água até ao final deste ano. E agora?

https://www.sulinformacao.pt/2020/0...e-so-tem-agua-ate-ao-final-deste-ano-e-agora/

Eu pergunto: o que é que fizeram passado 1 ano? Simplesmente nada, agora vêm com o drama, o horror todos os anos é a mesma lenga-lenga depois vamos a ver e nada. :rolleyes:

Se com estes volumes temos água para 4 meses, então em 2005 quando as barragens tinham muito menos água que agora, tinham para 3 dias. :rolleyes:

Continuem a plantar laranjeiras e abacateiros e depois venham dizer que são as alterações climáticas. :rolleyes:

O Alqueva também vai secar devido aos olivais intensivos e depois começam a chorar. :rolleyes:
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Barragens do Algarve só têm água até ao final deste ano. E agora?

https://www.sulinformacao.pt/2020/0...e-so-tem-agua-ate-ao-final-deste-ano-e-agora/

Eu pergunto: o que é que fizeram passado 1 ano? Simplesmente nada, agora vêm com o drama, o horror todos os anos é a mesma lenga-lenga depois vamos a ver e nada. :rolleyes:

Se com estes volumes temos água para 4 meses, então em 2005 quando as barragens tinham muito menos água que agora, tinham para 3 dias. :rolleyes:

Continuem a plantar laranjeiras e abacateiros e depois venham dizer que são as alterações climáticas. :rolleyes:

O Alqueva também vai secar devido aos olivais intensivos e depois começam a chorar. :rolleyes:

É bem verdade quando o Alqueva encheu pela 1ª vez, foi dito que a albufeira iria reter, uma quantidade enorme de água, que aguentaria vários anos, seguidos sem chuva, já não me recordo de quando ao certo, e agora com o aumento exponencial da área de regadio em seu torrno, é esta a situação em que vivemos actualmente, e quanto ás barragens do Algarve, o cenário não é nada positivo, não sei se grande parte dos pomares de abacateiros, não serão regados através de furos, mas mesmo assim, claro, tudos está dependente do lençol freático, que irá estar cada vez mais profundo, e com menos capacidade regenerativa.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
1600 hectares ocupados com abacate no Algarve

https://www.cmjornal.pt/portugal/cidades/detalhe/1600-hectares-ocupados-com-abacate-no-algarve

Só representam 10% da capacidade de Odeleite, dá que pensar. :rolleyes:

O Minstério da Agricultura, é que parece que anda a "dormir", pois cabe a eles e a outras entidades licenciar todas estas grandes plantações, que depois no final de contas, pouco desonvolvimento acaba por criar na região, bem como no que toca a empregos, e o mesmo se passa em relação á enormindade de estufas que tem crescido no Sudoeste Alentejano, grande parte de cultivo de frutos vermelho.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,826
Local
Faro
Não entendo este drama todo sinceramente, com os abacates e muito menos com a água disponivel.
A única situação pior no Algarve é bravura. A bacia de mira está com cerca de 40% e pouco perde, no Arade temos o Arade como grande consumidor, Odelouca e funcho pouco mexem, e se faltar ao Arade.. O funcho repõe.
No sotavento se falta no Beliche, Odeleite repoe!
Depois vem a época das chuvas e volta a aumentar..
Grande drama..
 

Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)
Não entendo este drama todo sinceramente, com os abacates e muito menos com a água disponivel.
A única situação pior no Algarve é bravura. A bacia de mira está com cerca de 40% e pouco perde, no Arade temos o Arade como grande consumidor, Odelouca e funcho pouco mexem, e se faltar ao Arade.. O funcho repõe.
No sotavento se falta no Beliche, Odeleite repoe!
Depois vem a época das chuvas e volta a aumentar..
Grande drama..

Eu falo por mim, não tenho qualquer tipo de problemas com os abacates, aliás tirando o facto de ser mais uma monocultura, como o olival, ou o amendoal por exemplo.
Apenas dei a minha perspectiva acerca do assunto, visto por quem já anda por cá a alguns anos, no ramo da agricultura..
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,444
Local
Arronches / Lisboa
Eu falo por mim, não tenho qualquer tipo de problemas com os abacates, aliás tirando o facto de ser mais uma monocultura, como o olival, ou o amendoal por exemplo.
Apenas dei a minha perspectiva acerca do assunto, visto por quem já anda por cá a alguns anos, no ramo da agricultura..
E é uma perspectiva acertada. Não são dramas nenhuns, apenas comentários realistas, pois é bastante claro que a situação no Algarve não está famosa e mesmo no Alentejo não está melhor. Desperdiça-se imensa água como se tivéssemos sempre muita chuva garantida no inverno, mas isso já não é bem assim. No entanto, passa-se mais 1 ano e não existe qualquer mudança nesse aspeto.
Veremos como será este próximo Outono/Inverno. As previsões valem o que valem, mas não são animadoras.
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,209
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
1600 hectares ocupados com abacate no Algarve

https://www.cmjornal.pt/portugal/cidades/detalhe/1600-hectares-ocupados-com-abacate-no-algarve

Só representam 10% da capacidade de Odeleite, dá que pensar. :rolleyes:

Quantos hectares de relva há no Algarve?
Seria interessante saber quantos hm3 são gastos na rega de jardins.

Na agricultura, felizmente, tem-se otimizado os sistemas de rega. Até porque a água não é tão barata assim. Já na rega dos jardins... São imensos os relvados regados por aspersores que gastam água sem fim. Quem faz essas contas?

Ainda assim a bacia do Arade chegou a Setembro com 50,7% de volume de água armazenado. Muito acima da média (37,2%).

Relativamente ao Alentejo, preocupa-me o facto da bacia do Guadiana espanhola estar com um armazenamento de 32%. As grandes albufeiras de La Serena e Cíjara (juntas são maiores que o Alqueva), estão a 19% e 25%, respectivamente. O que significa que mesmo que chova em abundância na próxima época húmida, dificilmente sairá agua dessas barragens em direção ao Alqueva.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)