Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Tonton

Nimbostratus
Registo
23 Dez 2017
Mensagens
1,302
Local
Mactamã
cada vez mais se vai restringindo apenas a um dia de chuva ( 3ªfeira)

????????:shocking:

Lá vêm as Harpias do costume...
Ora vê lá se só está prevista chuva para 3ª.fª., eu vejo-a prevista de 2ª a Sábado!!!!

i-bFDTwb5.gif
 


joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,417
Local
Arronches / Lisboa
cada vez mais se vai restringindo apenas a um dia de chuva ( 3ªfeira)
Bem...
Se não chove, é porque não chove. Se chove, é porque chove, mas como não é o mês inteiro já está mal.
Se não está calor, é porque não está calor. Se está calor é porque está calor, mas não ultrapassa os 40ºC.

Uma pessoa tenta ignorar constantemente e é o melhor que faz, mas cansa ser sempre a mesma coisa. :wacko:
 

António josé Sales

Nimbostratus
Registo
6 Out 2016
Mensagens
1,070
Local
Turquel, concelho de Alcobaça
Bem...
Se não chove, é porque não chove. Se chove, é porque chove, mas como não é o mês inteiro já está mal.
Se não está calor, é porque não está calor. Se está calor é porque está calor, mas não ultrapassa os 40ºC.

Uma pessoa tenta ignorar constantemente e é o melhor que faz, mas cansa ser sempre a mesma coisa. :wacko:

Concordo por isso já nem respondo não vale apena.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa noite,
"Valente corte" nas previsões de precipitação para o Vale do Sado. Começa-se sempre com um grande "alarido" que vem tudo abaixo com água e na realidade não passam de uns meros pingos que depressa são evaporados com os ventos de Norte cada vez mais persistentes no Inverno e Verão e que secam rapidamente tudo.
Já se lá vai os anos em que as previsões apontavam 10 mm e na realidade caíam 15 ou 20 mm. Vamos para o 6º ano de seca consecutivo, será mais um ano seco nos próximos meses...... Estamos a meados de outubro e já nos está a dar a fotografia do que aí vem, chuva no Norte e Centro e depois alguns restos no Alentejo e Algarve. A Aridez é cada vez mais evidente em partes do Sul daqui para a frente.
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Vamos lá ter calma com os insultos que eu não ofendi ninguém... felizmente vejo bem, obrigado pela preocupação.
Posso dar a minha opinião sem ser censurado, ou isto é uma ditadura? Obrigado, e boa noite a todos.
Mas ele efetivamente não disse a verdade, havia mais de 4 dias com probabilidade de precipitação superior a 50%...
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Não, porque as tempestades só são nomeadas, quando existem rajadas superiores a 90 km/h no litoral e 110 km/h nas terras altas, ou seja, só quando é atribuído um aviso laranja/vermelho.
IPMA.

Se são de facto esses os critérios deve estar mesmo no limite. Penso que a AEMET prevê rajadas de 110 nalgumas zonas.

É só com base em avisos de vento que se nomeiam? (Não me surpreende se for, pelo menos a mim, o vento é o que me incomoda mais)
É muito possível que tenhamos aviso laranja de precipitação, por muito breve que possa vir a ser. Penso ter visto algures uma previsão de 50mm/6h, que daria aviso laranja.



Já agora, alguém me sabe dizer qual a definição de terras altas para efeitos de aviso pelo IPMA?
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Se são de facto esses os critérios deve estar mesmo no limite. Penso que a AEMET prevê rajadas de 110 nalgumas zonas.

É só com base em avisos de vento que se nomeiam? (Não me surpreende se for, pelo menos a mim, o vento é o que me incomoda mais)
É muito possível que tenhamos aviso laranja de precipitação, por muito breve que possa vir a ser. Penso ter visto algures uma previsão de 50mm/6h, que daria aviso laranja.



Já agora, alguém me sabe dizer qual a definição de terras altas para efeitos de aviso pelo IPMA?
Bem, a classificação dos furacões também só tem em conta o vento. Coisas como pressão atmosférica ou chuva não são consideradas
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,397
Local
Olhão (24 m)
Está tão volátil, que na saída das 12 do GFS colocava 25 mm na zona de Évora, agora na saída das 18 coloca 123 mm. :intrigante:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,019
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Ainda não percebi uma coisa... onde é que andam os cortes na precipitação? Segundo o ECMWF, isto é o que está previsto no ensemble para as próximas 240 horas: :rain:

Tavira
- Máximo: 125,8 mm
- Percentil 90: 83,5 mm
- Mediano: 50,2 mm
- Percentil 10: 22,2 mm
- Saída operacional: 21 mm
- Mínimo: 7,7 mm

Serpa:
- Máximo: 134 mm
- Percentil 90: 87,9 mm
- Mediano: 60,7 mm
- Saída operacional: 58 mm
- Percentil 10: 33,7 mm
- Mínimo: 22,6 mm

Almada:
- Máximo: 123,9 mm
- Percentil 90: 110,4 mm
- Saída operacional: 101,5 mm
- Mediano: 75,2 mm
- Percentil 10: 46,8 mm
- Mínimo: 31,5 mm

Como é possível ver, os modelos andam ainda muito instáveis. No Algarve a saída operacional está incrivelmente desfasada do valor mediano e em certas zonas do Alto Alentejo acontece exatamente o oposto. Não vale a pena dizer que os modelos andam a cortar ou a pôr, porque isso não é verdade... :D