Seguimento Meteorológico Livre - 2020

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Apenas a 2 dias do Leslie atingir o continente é que se percebeu que viria em direção a Portugal. Fomos todos apanhados de surpresa se bem me lembro.

Sent from my ANE-LX1 using Tapatalk

36hs antes o nhc metia leslie a norte da madeira, a fazer rotação e fugir do confiante.....
Isso não foi bem assim. Uma semana antes teríamos 10% de probabilidade de vir para o continente, mas 1 ou 2 dias depois a probabilidade já seria de cerca de 40/50%, havia certamente algumas variantes do ensemble a prever que ele desse a volta e voltasse para trás, mas um número significativo já apontava que vinha para cá. E o IPMA simplesmente ignorou isso, como sempre faz quando é possível que haja algum evento extremo mas esteja longe de ser certo, acabando a lançar uma data de avisos à pressa no próprio dia, meras horas antes do evento, ainda por cima a um sábado, sendo que muitos nem chegaram a ver esses avisos...
 


N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,910
Local
Figueira da Foz
Aliás, um exemplo bem semelhante (mas que felizmente acabou bem) foi a Grace. Nos meus primórdios aqui no fórum, no outono de 2009, a tempestade tropical Grace andou a vaguear pelas ilhas dos Açores, felizmente não acertando em cheio em nenhuma delas. Lá fora a tempestade foi âmbito de grande curiosidade na comunidade meteorológica, devido à localização onde se tinha formado. E o IPMA, o que é que fez? Fingiu completamente que não existiu! A sério, uma jornalista chegou a perguntar a um meteorologista ser era verdade que havia uma tempestade tropical no nosso território e ele respondeu que não (só não sei se por ignorância ou mentindo)! Pior, o IPMA nessa altura lançava comunicados para todas as tempestades tropicais, lançou comunicados para todos os sistemas tropicais de 2009, incluindo aqueles que não interessavam a ninguém... exceto para a Grace!
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Olhando para os modelos a cerca de 24h do início do evento, só não vê que o mesmo é de exceção quem não quer No entanto estamos a falar de meteorologia, e sabemos as variantes que a convergem, mas sinceramente, seja mais a Sul , Norte, Centro a coisa vai ser valente , e com isto também me refiro a perigosidade da situação , e por isso mesmo é quase uma obrigatoriedade nossa que temos esta paixão em comum, alertar os menos informados que deverão tomar/ter algumas cautelas ! Atenção que isto não tem nada de sensacionalista ou muito menos alarmista, apenas estou a constatar factos que estão acessíveis a todos os que aqui andam Vizinho @Thomar , as previsões não estão nada famosas a nível de intensidade ,é verdade, mas pior ainda que a intensidade, penso que é a predominância do ventos, edificações muito menos protegidas nestes quadrantes , nomeadamente a faixa costeira! Bom evento a todos pessoal, recordes poderão ser batidos em alguns locais

Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Isso não foi bem assim. Uma semana antes teríamos 10% de probabilidade de vir para o continente, mas 1 ou 2 dias depois a probabilidade já seria de cerca de 40/50%, havia certamente algumas variantes do ensemble a prever que ele desse a volta e voltasse para trás, mas um número significativo já apontava que vinha para cá. E o IPMA simplesmente ignorou isso, como sempre faz quando é possível que haja algum evento extremo mas esteja longe de ser certo, acabando a lançar uma data de avisos à pressa no próprio dia, meras horas antes do evento, ainda por cima a um sábado, sendo que muitos nem chegaram a ver esses avisos...
Exactamente!
Eu estava a seguir e tive a sorte de ter tirado tudo do terraço caso contrário teria tido problemas. Ainda avisei uns amigos para recolher esplanadas! O ipma falhou redondamente. Aqui no fórum todos vimos o rumo que aquilo levava.
Por sorte subiu um pouco mais e não entrou em Peniche como parecia. Mas se tivesse entrado teríamos tido grandes chatices! Mesmo assim ainda fomos afectados. Não tivemos nós grandes problemas, tiveram muitos mais a norte.
Nem tudo se podia salvar mas muito poderia ter sido prevenido se os avisos fossem dados a tempo. Avisos são isso mesmo, avisos! Se vier estamos precavidos, se não vier melhor ainda.

Estávamos em pleno período de início do campeonato mundial de surf, em Peniche. Tínhamos carradas de equipamentos, tendas, material técnico, montado na praia dos supertubos... Se tivesse entrado por Peniche teria sido um pandemónio!
 

jamestorm

Cumulonimbus
Registo
12 Jan 2010
Mensagens
2,814
Local
Lisboa e Alenquer
Aliás, um exemplo bem semelhante (mas que felizmente acabou bem) foi a Grace. Nos meus primórdios aqui no fórum, no outono de 2009, a tempestade tropical Grace andou a vaguear pelas ilhas dos Açores, felizmente não acertando em cheio em nenhuma delas. Lá fora a tempestade foi âmbito de grande curiosidade na comunidade meteorológica, devido à localização onde se tinha formado. E o IPMA, o que é que fez? Fingiu completamente que não existiu! A sério, uma jornalista chegou a perguntar a um meteorologista ser era verdade que havia uma tempestade tropical no nosso território e ele respondeu que não (só não sei se por ignorância ou mentindo)! Pior, o IPMA nessa altura lançava comunicados para todas as tempestades tropicais, lançou comunicados para todos os sistemas tropicais de 2009, incluindo aqueles que não interessavam a ninguém... exceto para a Grace!

Há imensos episódios aqui no forum e em todos o IPMA falha consistentemente....sempre com opções questionáveis. Mas não vamos bater mais no ceguinho..

O que interessa é que vem aí a animação que esperávamos. Bom acompanhamento a todos.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Na saída das 18h do WRF, as rajadas máximas, entre 100 e 110 Km/h, apenas se estendem, no litoral, entre o Cabo Espichel e a Ericeira, e depois nas terras altas a partir do Açor/Estrela para nordeste e ainda Montemuro:

S8GvpmD.png


Previsão a 46 horas... muito volátil ainda portanto.

Mas a preocupação mantém-se pela constância de ser a região da península de Setúbal e Oeste, especialmente Sintra, uma das zonas mais atingidas.
Está aqui tipo "rés vés Campo de Ourique"... E como aqui somo os "estamos em todas" como os penetras... Vamos ver o que me calha na rifa!
 

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
aqui na zona o gfs deu um corte na precipitação para hoje e aumentou para amanhã, por outro lado o ecm continua a insistir em boa precipitação ainda hoje, deixa lá ver qual acerta
Para o Alentejo e Algarve o GFS já deu um belo corte na chuva, eu cá não espero nada demais para aqui, mesmo com as previsões do ECM.