Previsões curto prazo (até 3 dias) - Outubro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,694
Local
Loures
Depressão Barbara - Comunicado 1

Portugal Continental

61OUBOf.png
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
'Barbara' sobre o território português mas nomeado pelos espanhóis.

Isto é um tesourinho deprimente :confused::facepalm:

O IPMA foi lento a decidir. Nos avisos emitidos às 11:36utc só referia rajadas até 100 Km/h nas terras altas. Apenas às 12:25 utc, na previsão descritiva, incluiu o valor até 130 Km/h, nas terras altas do Centro e Sul.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O WRF (vale o que vale) na saída das 00h de hoje, colocava rajadas superiores a 110 Km/h na costa entre Peniche e o Cabo da Roca pelas 14-15h do dia 20 e pelas 15-16h superiores a 100 K m/h no litoral de Setúbal ao Meco:

udyBV2X.jpg


Nada aparece nas terras altas, à excepção do maciço da Estrela. A previsão mais recente de rajadas até 130 Km/h no Centro e Sul e apenas nas terras altas (não fala do litoral) elimina aquela possibilidade vista pelo WRF?

EDIT: na saída das 6h do WRF 5Km, as rajadas máximas não chegam aos 100 Km/h ( a não ser por efeito localizado) e são retirados valores superiores a 90 Km/h do litoral do Cabo da Roca para norte:

c1ehV9u.png
 
Última edição:

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
O WRF (vale o que vale) na saída das 00h de hoje, colocava rajadas superiores a 110 Km/h na costa entre Peniche e o Cabo da Roca pelas 14-15h do dia 20 e pelas 15-16h superiores a 100 K m/h no litoral de Setúbal ao Meco:

udyBV2X.jpg


Nada aparece nas terras altas, à excepção do maciço da Estrela. A previsão mais recente de rajadas até 130 Km/h no Centro e Sul e apenas nas terras altas (não fala do litoral) elimina aquela possibilidade vista pelo WRF?

EDIT: na saída das 6h do WRF 5Km, as rajadas máximas não chegam aos 100 Km/h ( a não ser por efeito localizado) e são retirados valores superiores a 90 Km/h do litoral do Cabo da Roca para norte:

c1ehV9u.png

Veremos. Se amanhã eu não der noticias no fórum é porque fui levada! :hmm:
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Boas.
Mais do que a precipitação que em dois dias tanto pode ser de 50mm como de 100mm (o que não deixa de ser significativo),
estou bastante apreensivo com o que os principais modelos que preveem rajadas máximas aqui pela minha zona de 90km/h ou até 130km/h, da parte da tarde de terça-feira entre as 14h e as 19h...

ICON-EU
p5h39uC.png


GFS
EiMqPGu.png


UKMO
wuhsXgx.png


ECMWF
xa5NMK3.png

Reparem na extrema sensibilidade da colocação da ondulação frontal associada à 'Barbara': nesta previsão do MetOffice a 48h para as 12h de terça-feira, a frente está sobre Lisboa/Setúbal, o vértice (ponto duplo) poderá ainda ser puxado ligeiramente mais para o centro do pequeno núcleo depressionário periférico. Ou não! E esse pequeno detalhe pode trazer os ventos mais intensos sobre a Arrábida ou mais para Leste. De acordo com o ECMWF o vértice será mesmo 'puxado' para a Arrábida, a julgar pelo pico de rajadas previsto para as 15 utc.

YY569ND.jpg
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Na saída das 18h do WRF, as rajadas máximas, entre 100 e 110 Km/h, apenas se estendem, no litoral, entre o Cabo Espichel e a Ericeira, e depois nas terras altas a partir do Açor/Estrela para nordeste e ainda Montemuro:

S8GvpmD.png


Previsão a 46 horas... muito volátil ainda portanto.

Mas a preocupação mantém-se pela constância de ser a região da península de Setúbal e Oeste, especialmente Sintra, uma das zonas mais atingidas.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Para amanhã o ECMWF 0Z mostra o núcleo depressionário a subir junto à costa entrando perto do Litoral Norte e seguindo para NE/NNE, em cavamento:

gTTMfOz.jpg


1TvhJOR.jpg
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Primeira parte a chegar...

E vem com muito "bom" aspecto :D...


c73bb3bbaa7031475ec7611543041b15.jpg


Contudo são previsões algo preocupantes, principalmente para dia de amanhã :unsure:

Alguns locais vão sem dúvida receber muita precipitação em pouco tempo :rain:



O índice de SWEAT , será também ele muitíssimo alto em grande parte do país, referência ali para aqueles +350 ali para a minha zona :hehe:

4Dw7W1p.png
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.