Seguimento Meteorológico Livre - 2020



david 6

Furacão
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
10,318
Local
Fajarda - Coruche(57m)
Para o Alentejo e Algarve o GFS já deu um belo corte na chuva, eu cá não espero nada demais para aqui, mesmo com as previsões do ECM.

o IPMA tá confiante, acabou lançar aviso vermelho ai para o distrito Portalegre, além daqui o de Santarém também (e ainda mais castelo branco, lisboa setúbal) para amanhã
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Não me lembro de ver aviso vermelho de precipitação em Portalegre, provavelmente já aconteceu mas não me recordo. Ainda assim acho que o grosso da situação vai estar um pouco mais para norte.
o IPMA tá confiante, acabou lançar aviso vermelho ai para o distrito Portalegre, além daqui o de Santarém também (e ainda mais castelo branco, lisboa setúbal) para amanhã
Lembro-me que com o Gong o distrito de Portalegre esteve com aviso vermelho, mas foi por causa do vento, sim, também acho que o grosso passará mais a Norte, portando, acho exagerado este aviso vermelho para o distrito.
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Do outro lado da fronteira, a AEMET "só" tem aviso amarelo.
Porque a frente não chega lá com tanta intensidade, vai descarregando por cima de Portugal. Deverá chover muito, resta saber onde, esta não é daquelas situações "só do Norte", mas também vai ser difícil prever onde vai descarregar tudo. :D

Lembro-me que com o Gong o distrito de Portalegre esteve com aviso vermelho, mas foi por causa do vento, sim, também acho que o grosso passará mais a Norte, portando, acho exagerado este aviso vermelho para o distrito.
Talvez exagerado mas prudente, há modelos a meter muita precipitação aqui, acreditemos ou não, nunca se pode descurar a possibilidade. :p E sim, aviso vermelho de vento já tivemos algumas vezes, precipitação não me lembro.
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Boa tarde,
As previsões do vento são mais certeiras que as de precipitação. E infelizmente está se a prever rajadas que podem atingir os 130 Km/h nas regiões do Centro e Sul. São ventos ciclónicos bastante fortes e que de certeza vão provocar estragos. Quanto à precipitação, na 5ª feira irei comentar o caiu na zona de Alvalade Sado.
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Não me lembro de ver aviso vermelho de precipitação em Portalegre, provavelmente já aconteceu mas não me recordo. Ainda assim acho que o grosso da situação vai estar um pouco mais para norte.

Pois, presumo que eles emitam avisos com base em algo do estilo - se houver probabibilade superior a X de acontecer isto a menos de Y kms de tal sítio, dá direito a aviso.

Quanto ao ser mais a norte ou não, pelo menos para o distrito de Viseu desagravaram bastante os avisos relativos a chuva no que toca à duração dos mesmos, mantém-se a intensidade (laranja). Mas o distrito de Portalegre é 1 de apenas 4 que ainda mantém aviso de pricipitação (amarelo) e 3 (laranja) para durante a madrugada. Naturalmente tudo isto está sujeito a mudanças, a única coisa que me dá mais ideia que o IPMA já terá alguma certeza (nunca infalível claro) nas previsões, mais do que o aumento para o vermelho é a redução nos outros distritos.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Não me lembro de ver aviso vermelho de precipitação em Portalegre, provavelmente já aconteceu mas não me recordo. Ainda assim acho que o grosso da situação vai estar um pouco mais para norte.

A entrada de SO-NE creio que a razão principal, dada a orientação NO-SE da Serra de S. Mamede. Todos que vivemos cá, sabemos como a orografia provoca uma mudança drástica em poucos quilómetros de distância.
 

redragon

Cumulus
Registo
5 Nov 2006
Mensagens
242
Local
Elvas
Ainda temos mto de aprender com os avisos/alertas de outros países. mas o que é que a Serra de são Mamede tem a ver com a Zona de Elvas, Avis ou Fronteira por exemplo??? Fará sentido o alerta vermelho para a zona de Portalegre / Marvão /Castelo de Vide que têm a serra mas o resto ...? É por estas e por outras que só ligo ao AEMET que tem uma zona muito mais vasta mas que faz previsões e alertas específicos para cada localidade... e Badajoz fica a 10 km....