Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)



JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,424
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Os registos desde as 10:00h UTC

kCouwXD.jpg
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
A saída das 12z dos modelos de escala mais fina parece ter convergido para uma solução final que parece neste momento a mais provável: amanhã ao início da tarde, ocorrerá um cavamento de um núcleo depressionário secundário, que passará junto ao litoral sintrense. A posição desse núcleo será vital para definir as zonas mais afectadas pelo vento e precipitação, sendo que as condições serão bem calmas a W do núcleo, e mais severas a E do mesmo. Se esta solução se confirmar então a AML (Área Metropolitana de Lisboa) e margem sul serão as mais afectadas inicialmente, passando depois aos distritos de Santarém e Castelo Branco/ Guarda com a progressão para NE. Todavia, todos os distritos a sul serão igualmente afectados, inclusive o Algarve.

DQRelKu.png


CEOR3MU.png


xNjK8M4.png


Todos estes modelos finalmente convergiram e apontam agora para rajadas de 100/110 km/h na região da Grande Lisboa. Por ser um núcleo secundário de pequenas dimensões e derivado à situação bem complexa, também não excluiria a hipótese de o cavamento ser maior e causar mais problemas. Não é para alarmar ninguém, mas sim para tomar as devidas precauções.
 

remember

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2016
Mensagens
3,318
Local
Santa Iria de Azoia - Loures (80 m)
Volta a intensificar o vento com algumas rajadas fortes, e choveu fraco/moderado mas foi muito breve, neste momento só pinga.
Parece que nas proximas horas estará mais agreste para o interior, vamos aguardar, mas pelo movimento é o que dá a entender.

Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra