Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre
Ainda temos mto de aprender com os avisos/alertas de outros países. mas o que é que a Serra de são Mamede tem a ver com a Zona de Elvas, Avis ou Fronteira por exemplo??? Fará sentido o alerta vermelho para a zona de Portalegre / Marvão /Castelo de Vide que têm a serra mas o resto ...? É por estas e por outras que só ligo ao AEMET que tem uma zona muito mais vasta mas que faz previsões e alertas específicos para cada localidade... e Badajoz fica a 10 km....

Sabes que quando se fazem avisos para o Distrito, essas particularidades ficam fora da previsão e induzem as pessoas em erro.
Mas, seja como for, a situação vai ser séria e irá criar condicionalismos. Cautelas e caldos de galinha nunca fizeram mal a ninguém ;)
 


TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Como o BARBARA irá afectar outros países da Europa, estou a afixar este mapa de países potencialmente afectados.

2020-10-19_15-13-43.jpg


Podes partilhar o link do site de onde tiraste isso, por favor?
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não me lembro de ver aviso vermelho de precipitação em Portalegre, provavelmente já aconteceu mas não me recordo. Ainda assim acho que o grosso da situação vai estar um pouco mais para norte.

o IPMA tá confiante, acabou lançar aviso vermelho ai para o distrito Portalegre, além daqui o de Santarém também (e ainda mais castelo branco, lisboa setúbal) para amanhã

Aviso vermelho para precipitação amanhã nos distritos de Lisboa, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, e Setúbal.

A sério que não me está a agradar nada o que vem ali de baixo, estas massas de Cb fazem-me recordar Nov 1983 ou até 1967. Chuva é bom, mas aquilo se chega cá não vai ser bom.

tduaFpe.png
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
A sério que não me está a agradar nada o que vem ali de baixo, estas massas de Cb fazem-me recordar Nov 1983 ou até 1967. Chuva é bom, mas aquilo se chega cá não vai ser bom.

tduaFpe.png
Sem dúvida! A pouco mais de 12h da chegada do momento mais intenso do evento ao continente, ainda há discrepâncias.
Saída das 18z do ICON:
DoD3SIt.png


GFS:
FlOhxve.gif


O cenário do GFS é o que a maioria dos modelos mostra e os acumulados que tem previsto nas últimas horas até estão próximos da realidade, com uma linha mais intensa ao longo do Vale do Tejo.
O ICON mostra essa massa nebulosa a fazer a curva para Norte já a Leste da Madeira e a atingir o Sul em cheio. Já o GFS, mostra o desenvolvimento de algo a Norte da Madeira e isso que está a sul da madeira, nem chega a subir tanto para norte de forma a afetar o continente com tanta intensidade.
Penso que só mesmo durante o nowcasting é que sabemos o que acontecerá. Uma coisa é certa, onde quer que a parte mais intensa da frente calhe, vai gerar acumulados muito altos e consequentemente problemas. Veremos!
 
Última edição:

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Mais a norte..
84f703ff6ba3d5af0aeafb86f4406e76.jpg


Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk

FELIZMENTE, o ECM está bastante isolado nessa previsão, quer pela intensidade quer pelo posicionamento tão a norte do evento, nada é de descartar mas já se sabe que às vezes o ECM abusa nas rajadas e como está relativamente sozinho há menor probabilidade de isso acontecer.. vamos vendo o desenrolar da coisa, com sorte mantém-se no máximo aquilo que está previsto pelos outros modelos, ou melhor, pode ser que seja menos agressivo ainda.
 

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
A sério que não me está a agradar nada o que vem ali de baixo, estas massas de Cb fazem-me recordar Nov 1983 ou até 1967. Chuva é bom, mas aquilo se chega cá não vai ser bom.

tduaFpe.png
A mim também não me agrada nadinha!