Seguimento Meteorológico Livre - 2020

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
E pronto chega-se à hora e vai tudo para Lisboa e nós no Alentejo ficamos com a mesma miséria de Sempre
 
  • Gosto
Reactions: joselamego


Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,476
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Exactamente. Ninguém quer o mal dos outros mas por muito amantes de meteorologia que possamos ser há um limite.
E por muito que queiramos é inevitável não desejar que vá para outro lado, já que é certo que entra em terra.
Pelo GFS até me custa ver onde entra o grosso da precipitação!... e se subir um bocadinho... :facepalm:
 

TxMxR

Cumulus
Registo
22 Jun 2018
Mensagens
162
Local
Viseu
Exactamente. Ninguém quer o mal dos outros mas por muito amantes de meteorologia que possamos ser há um limite.
E por muito que queiramos é inevitável não desejar que vá para outro lado, já que é certo que entra em terra.
Pelo GFS até me custa ver onde entra o grosso da precipitação!... e se subir um bocadinho... :facepalm:

Segundo a 0Z do ICON, pelo menos em termos de vento, parece vir tudo mais bem distribuído, havendo só rajadas ligeiramente mais agressivas muito junto à costa e nas zonas mais altas. Mas a rondar os 100 em vez dos 130.

max_gustskph_20201020_00_024.jpg


---
Aos que percebem um bocadinho mais disto do que eu... porquê aquele limite do campo de ventos quase feito à régua? Tem sido recorrente nas últimas runs da maioria dos modelos... Orografia?




Edit: O GFS parece concordar com o ICON na posição mas com menor intensidade do vento.


max_gustskph_20201020_00_018.jpg
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Parece que tens 90mm em Barrancos... :p

Esse valor de Barrancos estará correto?

Se estiver é uma rega monumental desde as 0 horas, mas deve ser desde o início do mês ( mesmo assim excelente rega) :rain:
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Sim mas tirando Barrancos pouca chuva no resto... e pelo radar nao virá nada demais.. acho que o AVISO VERMELHO foi exagerado
 
  • Gosto
Reactions: Aine e joselamego

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,695
Local
Loures
Esses 90mm são bastante duvidosos. Estamos num evento em que a quantidade de precipitação não varia assim tanto ao longo de alguns kms, como se fosse um evento de convecção.

A estação da Amareleja do IPMA desde as 00h nem 20mm acumulou. Parece-me completamente irrealista que no espaço de sensivelmente 20 quilómetros exista uma diferença de 70mm, tendo em conta que não há efeito orográfico significativo em nenhum dos locais.
 

RedeMeteo

Nimbostratus
Registo
13 Nov 2017
Mensagens
1,128
Local
Serpa
Esses 90mm são bastante duvidosos. Estamos num evento em que a quantidade de precipitação não varia assim tanto ao longo de alguns kms, como se fosse um evento de convecção.

A estação da Amareleja do IPMA desde as 00h nem 20mm acumulou. Parece-me completamente irrealista que no espaço de sensivelmente 20 quilómetros exista uma diferença de 70mm, tendo em conta que não há efeito orográfico significativo em nenhum dos locais.
Deveu-se a esta linha que esteve 5 horas a descarregar sobre Barrancos e de facto nao chegou o mais forte à Amareleja:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,138
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Esses 90mm são bastante duvidosos. Estamos num evento em que a quantidade de precipitação não varia assim tanto ao longo de alguns kms, como se fosse um evento de convecção.

A estação da Amareleja do IPMA desde as 00h nem 20mm acumulou. Parece-me completamente irrealista que no espaço de sensivelmente 20 quilómetros exista uma diferença de 70mm, tendo em conta que não há efeito orográfico significativo em nenhum dos locais.


Olhando para o radar da precipitação acumulada, também tenho sérias dúvidas nesse valor. E digo isto, não é por ser o meteoalentejo ou deixar de ser.. diria para outra estação qualquer, mesmo as minhas. Pelas imagens de radar, e acumulados em redor, sérias dúvidas mesmo quanto a terem caído 90mm em Barrancos. Poderá haver ali qualquer problema na estação ou na sua instalação.