Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
O centro da Barbara já terá passado nesta altura pela latitude de Lisboa?

A rotação do vento, a descida de temperatura, a precipitação fraca e o aspecto do movimento geral no radar e satélite parecem-me indicar que sim.

Vw0w8PV.jpg


SDw3GkD.jpg


aFkXQKT.jpg
 


JPAG

Cumulus
Registo
14 Fev 2016
Mensagens
240
Local
Vila Viçosa (400 m) / Beja (245 m)
Por Beja chove quase de forma interrupta à algumas horas. De acordo com a estação a 10 km da cidade, cerca de 50mm até agora. Finalmente vou ver os campos com algum verde nas próximas semanas.

Vila Viçosa prestes prestes a chegar aos 100mm. Neste momento com 98.4mm.. Estremoz já nos 104mm e o Redondo já nos 105mm. Imagino como devem estar as ribeiras na zona da Serra d'Ossa. :shocking:

Já vi vários vídeos da estradas na zona de Évora e parecem autenticas piscinas. Várias ribeiras e rios a galgar margens. Isto se tivesse acontecido com os solos já com alguma água seria problemático.

EDIT: entretanto Vila Viçosa já vai nos 104mm :shocking:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Quase 150mm em Portalegre e continua a chover imenso :eek: Que dia por lá e pelo radar ainda promete mais...

Vários estações do Alentejo Central também superam os 100mm.

60mm na netatmo.
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Vamos ver se a EMA bate o recorde de 1986, onde registou 137.9mm/24h no dia 16 de setembro. Nestas situações os acumulados variam sempre um pouco geograficamente.

Continua a chover forte.
Não sabia que tinha registado esse valor. Nas normais do IPMA, o valor mais alto de todos os meses no período 71/2000 é 75.5mm em Outubro de 1979. No entanto, acredito que já tenha registado valores superiores...
 

N_Fig

Cumulonimbus
Registo
29 Jun 2009
Mensagens
3,909
Local
Figueira da Foz
Longe dos valores noutros lugares do país, mas Coimbra acumulou hoje 43,1 mm, nada mau! Já o pluviómetro na Figueira deve ter entupido ontem à tarde...
Não sabia que tinha registado esse valor. Nas normais do IPMA, o valor mais alto de todos os meses no período 71/2000 é 75.5mm em Outubro de 1979. No entanto, acredito que já tenha registado valores superiores...
Pois, também foi o meu pensamento, não está esse máximo nas normais
 

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,658
Local
Portalegre (400m)
Longe dos valores noutros lugares do país, mas Coimbra acumulou hoje 43,1 mm, nada mau! Já o pluviómetro na Figueira deve ter entupido ontem à tarde...

Pois, também foi o meu pensamento, não está esse máximo nas normais
Ah, interessante. Então deve ter sido desconsiderado, e nesse caso seria recorde.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
Hoje é um dia histórico de chuva no Alentejo.
Estou sem luz em casa.

Um jantar romântico à luz das velas com a Bárbara. :D :inocente: :malandro:

O Estádio do Algarve virou piscina :lol:

21931762_QVw7m.jpeg