Seguimento Especial BARBARA (19-21 Out 2020)

Mammatus

Nimbostratus
Registo
27 Dez 2019
Mensagens
1,122
Local
Barreiro (actual) / Lisboa
Boa noite, :rain:

Verdadeiro dilúvio por aqui.

JFOM6mA.png
 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,047
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Grande carga de água já há uns bons minutos. As ruas já parecem ribeiros :rain:

É período de chuva mais intensa de todo este evento, por aqui.

Estou já a recebê-la aqui na Póvoa!

E417aPt.jpg


Estas foram as células que às 20h25 ainda tinham actividade eléctrica ao largo da Roca/Cascais.
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Faro.

aviso laranja entre as 05 e as 07 - 42,4mm
(estava ativo o aviso amarelo)

aviso amarelo entre 17 e as 18 - 18,6mm
(estava ativo o aviso vermelho)

89,1mm no que vai do dia e ainda não terminou.

a média esperada para o mês de outubro são 63,3mm

Um dia excelente mas longe do máximo histórico que supera os 160 mm.
 

Dias Miguel

Cumulonimbus
Registo
26 Jan 2015
Mensagens
2,621
Local
Portalegre

Coloco duas que consegui tirar em Arronches antes de fazer a viagem. Durante a viagem foi totalmente impossível parar ou tirar alguma foto em movimento, pois era demasiado perigoso, dadas as condições atmosféricas e da via, a qual tem muito trânsito de veículos pesados...
Só posso dizer que nunca vi tanta água nos terrenos nem situações semelhantes de cheia.
Quando tiver um pouco de tempo irei fazer um relato do que vi e onde havia situações de cheia.
Peço desculpa pela qualidade das fotos...

Ponte do Crato - Rio Caia - Arronches às 17.10h
akjrVwf.png


Passeio do Vassalo - Arronches

W2wHTER.png


@joralentejano algum relato acerca da Ponte de Manes??
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,420
Local
Arronches / Lisboa
Coloco duas que consegui tirar em Arronches antes de fazer a viagem. Durante a viagem foi totalmente impossível parar ou tirar alguma foto em movimento, pois era demasiado perigoso, dadas as condições atmosféricas e da via, a qual tem muito trânsito de veículos pesados...
Só posso dizer que nunca vi tanta água nos terrenos nem situações semelhantes de cheia.
Quando tiver um pouco de tempo irei fazer um relato do que vi e onde havia situações de cheia.
Peço desculpa pela qualidade das fotos...

Ponte do Crato - Rio Caia - Arronches às 17.10h
akjrVwf.png


Passeio do Vassalo - Arronches

W2wHTER.png


@joralentejano algum relato acerca da Ponte de Manes??
Não chegou a galgar a ponte. No entanto, há 1 hora o meu pai enviou-me uma foto que mostrava o caudal bem mais significativo na Ponte do Crato (primeira foto).
Mal se nota porque tem fraca qualidade também devido ao facto de ter sido tirada à pressa visto ainda estar a chover, mas deixo aqui na mesma.
dr06QCO.jpg


Os acumulados poderiam ter originado problemas muito mais graves se os solos tivessem saturados, como é evidente. No dia 20 de dezembro de 2019 o Rio Caia chegou ao ponto que chegou com 60mm na serra devido a isso mesmo e nos dias anteriores já tinha havido acumulados significativos. Desta vez, apesar de já ter chovido algo em Setembro, veio tempo seco e quente a seguir e estava tudo completamente seco. Mesmo a ribeira de Caia também ainda não corria nada. Felizmente tudo recuperou do stress hídrico que já era bem notável e anormal para esta altura sem problemas de maior dimensão. Típicas cascatas e inundações em vários locais, mas faz parte. :p