2020.10.22 & 23 • Trovoada na Serra do Socorro (Mafra/Torres Verdas)

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
. . .e no cimo do monte, o sonho cumpriu-se. . .

Depois da uma viagem após um dia de trabalho, cheio de fé, esperança e convicção no cumprimento de um sonho eléctrico e luminoso, contemplando um belíssimo cenário ao pôr do sol, e esperando algumas horas numa noite que avançava cada vez mais escura e gelada, eis que a mais linda luz surgiu no horizonte..... e chegava o precioso momento de eternizar o mais idílico espectáculo que a atmosfera me pode oferecer...

(...e o que eu amo perseguir sonhos assim...)

Espero que gostem... ;):trovao::palmas:






 


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
:surprise: Um sonho de fotos! :palmas:

Nunca subi à Serra do Socorro. A estrada tem boas condições de acesso. é asfaltada? E no local há alguma possibilidade de protecção contra o vento, chuva e trovoada? Devíamos criar um tópico (será que já existe?) para listar os pontos de observação com melhores condições em cada região.

Como sempre, o teu trabalho fotográfico é uma fonte de inspiração!
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,016
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Nunca subi à Serra do Socorro. A estrada tem boas condições de acesso. é asfaltada? E no local há alguma possibilidade de protecção contra o vento, chuva e trovoada? Devíamos criar um tópico (será que já existe?) para listar os pontos de observação com melhores condições em cada região.
A única vez que fui à Serra do Socorro foi há quase dez anos, contudo lembro-me, na altura, que parte do trajeto até ao topo era alcatroado, contudo havia um troço a meio em que a estrada era algo acidentada e com uma calçada em muito más condições. Suponho que a coisa esteja melhor depois de ver isto: :D
https://www.cm-mafra.pt/pages/1144?news_id=1065

Sobre a proteção contra a chuva e trovoada, diria que das poucas proteções que existe é a da própria capela. O cume é bastante despido de vegetação, logo as únicas árvores que existem estão na encosta. :confused:
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
:surprise: Um sonho de fotos! :palmas:

Nunca subi à Serra do Socorro. A estrada tem boas condições de acesso. é asfaltada? E no local há alguma possibilidade de protecção contra o vento, chuva e trovoada? Devíamos criar um tópico (será que já existe?) para listar os pontos de observação com melhores condições em cada região.

Como sempre, o teu trabalho fotográfico é uma fonte de inspiração!
A única vez que fui à Serra do Socorro foi há quase dez anos, contudo lembro-me, na altura, que parte do trajeto até ao topo era alcatroado, contudo havia um troço a meio em que a estrada era algo acidentada e com uma calçada em muito más condições. Suponho que a coisa esteja melhor depois de ver isto: :D
https://www.cm-mafra.pt/pages/1144?news_id=1065

Sobre a proteção contra a chuva e trovoada, diria que das poucas proteções que existe é a da própria capela. O cume é bastante despido de vegetação, logo as únicas árvores que existem estão na encosta. :confused:

Amigos, a estrada foi completamente renovada e alcatroada até ao cume, que termina na Ermida da Senhora do Socorro. Junto à Ermida existem alguns muros muito bons para pousar as camaras e há uma antena de telecomunicações com um para-raios, o que é sempre uma protecção adicional!
@StormRic , não há tópico para spots, mas há um mapa que eu criei e que está disponível para consulta aqui;

https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1QMmkZFCufBgUkUaXP3aJaonVIEex8kB1&usp=sharing
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Brutal como sempre Nuno :thumbsup: Obrigado pela tua dedicação , é uma benção para nós sermos comtemplados com estas obras de arte tuas :uau::palmas: Abraço
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,035
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Amigos, a estrada foi completamente renovada e alcatroada até ao cume, que termina na Ermida da Senhora do Socorro. Junto à Ermida existem alguns muros muito bons para pousar as camaras e há uma antena de telecomunicações com um para-raios, o que é sempre uma protecção adicional!
@StormRic , não há tópico para spots, mas há um mapa que eu criei e que está disponível para consulta aqui;

https://www.google.com/maps/d/u/0/edit?mid=1QMmkZFCufBgUkUaXP3aJaonVIEex8kB1&usp=sharing

Obrigado pelas informações, Nuno, e pelo link! Partilhares tudo isto connosco é fantástico, abraço!
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

VimDePantufas

Nimbostratus
Registo
10 Fev 2014
Mensagens
1,115
Local
C Real / Oeste
Parabéns pela excelente reportagem, a Serra do Socorro é de facto de uma beleza extraordináia é a maior chaminé vulcânica da região de Lisboa e principal centro de comunicação e observação das Linhas de Torres Vedras
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
935
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)
Parabéns pela excelente reportagem, a Serra do Socorro é de facto de uma beleza extraordináia é a maior chaminé vulcânica da região de Lisboa e principal centro de comunicação e observação das Linhas de Torres Vedras

Obrigado @VimDePantufas

É um local que já conheço há vários anos e em que já tinha 'sonhado' fotografar uma trovoada! Felizmente foi logo à primeira tentativa ;)