Seguimento Sul - Novembro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Há uns 5 minutos voltou a cair com força, mas entretanto agora chove apenas fraco. De vez em quando ouvem-se uns trovões. Vão-se formando células, mas logo a seguir perdem força. A ver no que vai dar.

26mm
Marvão, quase com 50mm na estação meteoalentejo, estará correto?
Por aqui a trovoada cessou, e agora vai chovendo.
 

Windchill

Nimbostratus
Registo
25 Ago 2008
Mensagens
937
Local
Amora (Seixal) / Pedroso (V.N.Gaia)

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Bem, então cá ficam uns registos da trovoada que passou por aqui ao final da tarde/início da noite.
Antes de escurecer totalmente, era este o cenário:
TTe3Y0y.jpg


E uns pequenos vídeos de descargas que consegui apanhar.
Trovoada a aproximar-se. Ainda só chuviscava.

Já com chuva forte:



E por fim, este é o melhor. :D


Peço desculpa pelo número de vídeos, mas à falta de outra coisa é o que se arranja. Não sei bem porquê, ficaram com um som estranho.

Vai chovendo. 27.5mm acumulados.
_____________
Marvão, quase com 50mm na estação meteoalentejo, estará correto?
Por aqui a trovoada cessou, e agora vai chovendo.
Não sei, pode ter sido algo localizado, mas pelo radar não passou por lá nada de significativo para gerar um acumulado tão elevado.
 

Prof BioGeo

Nimbostratus
Registo
19 Dez 2006
Mensagens
706
Local
Moura, Alentejo
Bem! Que bela noite! Há já várias horas que estamos com trovoada, por vezes bastante agressiva, e muita chuva, que chega a ser torrencial por momentos. O primeiro round começou por volta das 16h e desde aí, não tem parado: há momentos mais calmos (que não duram mais do que uma hora) e depois volta. E continua! Muita atividade elétrica. :rain::trovao::thumbsup:
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Que relâmpago e que estoiro. :trovao: A luz piscou e tudo estremeceu.

Continua a chover de forma pacífica, para já. 31mm
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
Parece o verão com os felizes contemplados a ser no sul do distrito :D a ver vamos o que chega cá acima, vai chovendo muito fraco com algum vento.
Nestas situações em que vem precipitação de Sul/SE, é muito assim. É para equilibrar as contas do dia 20 de Outubro. :D Portalegre teve 150mm e Elvas 48mm. No entanto, aqui em Arronches também deve ter ultrapassado os 100mm, pois a netatmo está mais perto de Elvas e mesmo assim ainda chegou aos 74mm. Estou sempre no meio! :p

Entretanto, a linha de instabilidade junto à fronteira está a ser empurrada para leste pela frente fria (penso eu). Ainda assim, de vez em quando surge um estoiro.

32mm. 53.4mm em pouco mais de 24h, excelente!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,437
Local
Arronches / Lisboa
O céu está a desabar, literalmente. :surprise::rain:

Os acumulados previstos pelo GFS desde ontem, estão totalmente errados. Nestas situações é difícil prever uma quantidade certa, mas ainda assim os restantes têm estado mais perto da realidade.

EDIT: Mais relâmpagos e trovões. Bela noite! :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Entretanto por Lagoa...
55c568f60d84848f52d26e932a311f66.jpg
eefb096b79459a421efc582c3060ffb3.jpg


Enviado do meu POCO F2 Pro através do Tapatalk

É Portimão ou em Lagoa? Dado que existiu algumas inundações em Lagoa, segundo o Prociv.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.