Seguimento Açores e Madeira - Novembro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.


PEAT88

Cirrus
Registo
20 Set 2012
Mensagens
43
Local
Funchal
Autêntico perigo andar nessas estradas em dias como o de hoje. No primeiro vídeo, algumas pedras na estrada antes de atravessar a ribeira e no último, é bem evidente a derrocada.
Boas,

Antes de mais, os videos são da minha autoria. Agradeço ao Azatoth por tê-los partilhado aqui.

Sem dúvida que estas pequenas derrocadas devido a acumulados de precipitação elevados e constantes envolvem um certo risco. Estou 100% de acordo. Eu próprio, ao longo da minha vida, tenho presenciado acidentes devido a derrocadas, deslizamentos de terras etc.
Mas para quem tem a mínima noção do que é viver numa ilha, sabe perfeitamente que mesmo nos dias que correm e apesar de existirem vias rápidas/expresso, existem locais em que os habitantes têm estas vias como única forma de deslocação diária.
É preciso ter-se a noção que as realidades das ilhas, particularmente a Ilha da Madeira, devido ao declive extremo que carateriza a sua orografia, são muito especificas e difíceis.
Já agora e a título de curiosidade, esses vídeos foram gravados numa deslocação realmente necessária ao interior da ilha, mas podia até ter sido a lazer.
Como diz o Azatoth, apesar do risco, não se esqueçam que quem cá vive ganha um certo conhecimento na medição dos riscos, especialmente por conhecer muito bem os lugares e a sua dinâmica natural.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,272
Local
Funchal
Autêntico perigo andar nessas estradas em dias como o de hoje. No primeiro vídeo, algumas pedras na estrada antes de atravessar a ribeira e no último, é bem evidente a derrocada.

Eu percebo o que dizes mas aquele tipo de "quebrada" é normal nas estradas da Madeira, mesmo em dias em que não ocorra muita chuva. Houve um grande investimento na rede viária nos últimos anos, mas para chegar a algumas localidades a partir dessa rede viária ainda é necessário passar por locais onde ocorrem. Como foi dito acima, quem vive cá vive e convive com o que a natureza dá. Não há grande alternativa. Também é preciso dizer que nesse dia o aviso era apenas amarelo quando em 3 estações da ilha os valores passaram largamente o limite de aviso vermelho.
 

Azathoth

Nimbostratus
Registo
18 Jul 2012
Mensagens
593
Local
Funchal, Madeira
Boas,

Antes de mais, os videos são da minha autoria. Agradeço ao Azatoth por tê-los partilhado aqui.

Sem dúvida que estas pequenas derrocadas devido a acumulados de precipitação elevados e constantes envolvem um certo risco. Estou 100% de acordo. Eu próprio, ao longo da minha vida, tenho presenciado acidentes devido a derrocadas, deslizamentos de terras etc.
Mas para quem tem a mínima noção do que é viver numa ilha, sabe perfeitamente que mesmo nos dias que correm e apesar de existirem vias rápidas/expresso, existem locais em que os habitantes têm estas vias como única forma de deslocação diária.
É preciso ter-se a noção que as realidades das ilhas, particularmente a Ilha da Madeira, devido ao declive extremo que carateriza a sua orografia, são muito especificas e difíceis.
Já agora e a título de curiosidade, esses vídeos foram gravados numa deslocação realmente necessária ao interior da ilha, mas podia até ter sido a lazer.
Como diz o Azatoth, apesar do risco, não se esqueçam que quem cá vive ganha um certo conhecimento na medição dos riscos, especialmente por conhecer muito bem os lugares e a sua dinâmica natural.

Há sempre um certo perigo ao andar nas estradas da Madeira. Por uma pequena distração pode-se sair de estrada e cair de uma altura de muitos metros. Ou pode cair uma pedras em cima de nós. Ou pode faltar travões numa descida acentuada. Nós madeirenses vivemos esse perigo todos os dias e não há volta a dar, como já disseste, devido à orografia da ilha. Mesmo que se façam boas estradas há sempre uma perigosidade latente.
Parte do perigo que existe não podemos controlar, dar a volta. Ao fazer uma caminhada numa levada sei sempre que pode cair uma pedra na cabeça e morrer numa fracção de segundo. Qual a alternativa? Ficar em casa definhando a ver tv no sofá.
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
Há sempre um certo perigo ao andar nas estradas da Madeira. Por uma pequena distração pode-se sair de estrada e cair de uma altura de muitos metros. Ou pode cair uma pedras em cima de nós. Ou pode faltar travões numa descida acentuada. Nós madeirenses vivemos esse perigo todos os dias e não há volta a dar, como já disseste, devido à orografia da ilha. Mesmo que se façam boas estradas há sempre uma perigosidade latente.
Parte do perigo que existe não podemos controlar, dar a volta. Ao fazer uma caminhada numa levada sei sempre que pode cair uma pedra na cabeça e morrer numa fracção de segundo. Qual a alternativa? Ficar em casa definhando a ver tv no sofá.

Sei muito bem o que isso é!
A natureza nesse aspeto por vezes pode ser madrasta.
Em São Miguel, especialmente na parte oriental da ilha, a orografia é igualmente bastante declivosa com vales encaixados onde as estradas serpenteiam pelas encostas. Nordeste, Povoação, Faial da Terra, Ribeira Quente, e Lombo Gordo são bons exemplos. Quem conhece bem a ilha sabe bem que as pessoas lidam com esse perigo todos os dias naquela zona da ilha.
A possibilidade de ser apanhado numa derrocada enquanto se conduz em dias mau tempo é bastante elevada.
Não há muitos anos um carro com seus 3 ocupantes foi engolido num deslizamento de terra enquanto transitava à noite na estrada de acesso à Lomba do Cavaleiro no concelho da Povoação, tendo o carro caído por um desfiladeiro até à ribeira . Morreram pai, mãe e filho.
Outra situação correspondeu a uma camionete de passageiros no Nordeste também pelo mesmo motivo sendo o autocarro empurrado da estrada numa queda abrupta até uma ribeira.
E se formos mais atrás, há uma data que vai marcar, para sempre, a história da freguesia da Ribeira Quente, no concelho da Povoação, onde a 31 de outubro de 1997 a chuva intensa provocou derrocadas que engoliram parcialmente a mesma freguesia e onde 29 pessoas morreram soterradas.
Viver em ilhas com um declive e orografia extrema por vezes tem um preço a pagar!
 

lserpa

Cumulonimbus
Registo
29 Dez 2013
Mensagens
4,048
Local
Horta, Matriz, (90m)
Ha zonas da Terceira que choveu mais de 100mm em 12h!
Na RHA o recorde está na ilha do Pico, na lagoa do Capitão, cerca de 280 mm de acumulado em 12h.
bbfb726ec703f64e6cf869cb221a42dd.jpg



Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Boas,

Antes de mais, os videos são da minha autoria. Agradeço ao Azatoth por tê-los partilhado aqui.

Sem dúvida que estas pequenas derrocadas devido a acumulados de precipitação elevados e constantes envolvem um certo risco. Estou 100% de acordo. Eu próprio, ao longo da minha vida, tenho presenciado acidentes devido a derrocadas, deslizamentos de terras etc.
Mas para quem tem a mínima noção do que é viver numa ilha, sabe perfeitamente que mesmo nos dias que correm e apesar de existirem vias rápidas/expresso, existem locais em que os habitantes têm estas vias como única forma de deslocação diária.
É preciso ter-se a noção que as realidades das ilhas, particularmente a Ilha da Madeira, devido ao declive extremo que carateriza a sua orografia, são muito especificas e difíceis.
Já agora e a título de curiosidade, esses vídeos foram gravados numa deslocação realmente necessária ao interior da ilha, mas podia até ter sido a lazer.
Como diz o Azatoth, apesar do risco, não se esqueçam que quem cá vive ganha um certo conhecimento na medição dos riscos, especialmente por conhecer muito bem os lugares e a sua dinâmica natural.
Há sempre um certo perigo ao andar nas estradas da Madeira. Por uma pequena distração pode-se sair de estrada e cair de uma altura de muitos metros. Ou pode cair uma pedras em cima de nós. Ou pode faltar travões numa descida acentuada. Nós madeirenses vivemos esse perigo todos os dias e não há volta a dar, como já disseste, devido à orografia da ilha. Mesmo que se façam boas estradas há sempre uma perigosidade latente.
Parte do perigo que existe não podemos controlar, dar a volta. Ao fazer uma caminhada numa levada sei sempre que pode cair uma pedra na cabeça e morrer numa fracção de segundo. Qual a alternativa? Ficar em casa definhando a ver tv no sofá.
Acredito! Estive na Madeira em 2019 e vi que era assim mesmo. Adorei o passeio, mas em termos de acessos é bastante chato, principalmente ás localidades mais do Centro e Norte da Ilha. No caminho para a Eira do Serrado fiquei impressionado com tamanhos desfiladeiros e ao ver casas no meio de alguns. A minha pergunta era: "Como é que as pessoas chegam àquelas casas?" :D Andar por aquelas curvas e olhar cá para baixo, metia medo. No entanto, tirando os aspetos menos bons, é uma ilha que tem uma beleza incrível e claro, ao ver aquelas montanhas todas já não me impressiona nada certos acumulados que por vezes se registam.
 

Açor

Cumulus
Registo
29 Set 2019
Mensagens
198
Local
Água Retorta, ilha de São Miguel, Açores
ao ver aquelas montanhas todas já não me impressiona nada certos acumulados que por vezes se registam.

Mesmo assim, e apesar da Madeira registar altitudes orográficas superiores aos Açores, (exceptuando obviamente a montanha do Pico), julgo que as serras mais altas do Pico e de São Miguel levam vantagem no que concerne à média da precipitação total com valores médios anuais mais elevados. No caso da ilha de São Miguel, observa-se ao nível do litoral valores compreendidos mais ou menos entre os 1200 e os 2000mm por ano, enquanto que no interior da ilha, o impulso orográfico exponencia os valores da precipitação, atingindo esta valores na ordem dos 4800mm por ano, sensivelmente.
Não se esqueçam que o fator altitude, está também correlacionado com a latitude geográfica, pois esta última tem igualmente um forte peso na distribuição da precipitação!
Basta comparar a média da precipitação anual da ilha das Flores com a ilha da Graciosa por exemplo, ou da Madeira com o Porto santo mais a leste!
 

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,418
Local
Arronches / Lisboa
Mesmo assim, e apesar da Madeira registar altitudes orográficas superiores aos Açores, (exceptuando obviamente a montanha do Pico), julgo que as serras mais altas do Pico e de São Miguel levam vantagem no que concerne à média da precipitação total com valores médios anuais mais elevados. No caso da ilha de São Miguel, observa-se ao nível do litoral valores compreendidos mais ou menos entre os 1200 e os 2000mm por ano, enquanto que no interior da ilha, o impulso orográfico exponencia os valores da precipitação, atingindo esta valores na ordem dos 4800mm por ano, sensivelmente.
Não se esqueçam que o fator altitude, está também correlacionado com a latitude geográfica, pois esta última tem igualmente um forte peso na distribuição da precipitação!
Basta comparar a média da precipitação anual da ilha das Flores com a ilha da Graciosa por exemplo, ou da Madeira com o Porto santo mais a leste!
Tal como referiste, não se pode comparar a latitude da Madeira, com a dos Açores. Ah, e claro, os Açores estão no meio do Oceano e a Madeira não.

A ilha de Porto Santo está ligeiramente para Leste, mas isso pouca diferença faz, pois estão bastante perto uma da outra. Aquilo que a ilha não tem é orografia significativa, daí haver uma enorme diferença de precipitação em relação à Madeira. Já as ilhas dos Açores que referiste, essas sim têm uma diferença significativa porque estão distantes e a posição do anticiclone tem um papel importante na diferença de precipitação entre os grupos, por vezes. No entanto, a Graciosa também não tem orografia significativa (ponto mais alto com cerca de 400m), ao contrário da Ilha das Flores (ponto mais alto com mais de 900m).
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.