Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Registo
30 Nov 2015
Mensagens
177
Local
setúbal
Mais "imaturidade" revela o não ter a capacidade de perceber que estava na brincadeira, ou já não se pode brincar um pouco? Mas pronto...:rolleyes:
Peço desculpa se o ofendi. Não era intenção, mas faltou, de facto, uma pontinha mais mordaz na frase para se perceber que era ironia. Para a próxima já sei que aceita de bem que o AA nos atormente o resto do outono e o que vier do inverno :)
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,915
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Peço desculpa se o ofendi. Não era intenção, mas faltou, de facto, uma pontinha mais mordaz na frase para se perceber que era ironia. Para a próxima já sei que aceita de bem que o AA nos atormente o resto do outono e o que vier do inverno :)

Não ofendeu nada, não tem problema, foi apenas uma brincadeira minha, não no sentido de "gozar" com alguém mas sim de "satirizar" um pouco alguns "exageros/lamentações" que por vezes se vêm por aqui sempre que aparece o AA ou determinado evento é eliminado das saídas dos modelos.

Podia, de facto, ter colocado uns smiles no post para se perceber que estava na brincadeira, mas a intenção era mesmo "ser levado a sério" :D

Que remédio temos nós em aceitar o AA, mesmo que não seja desejável ou não gostemos, ninguém manda no tempo, embora compreenda bem muitas das frustrações, nomeadamente em regiões afetadas pela seca que se encontram em situação complicada a nivel hidrológico e de agricultura.
 
Última edição:

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,416
Local
Arronches / Lisboa
Parece que os modelos pioraram um pouco, aquele sistema que nos podia dar bastante chuva e vento, deverá passar a Norte da península, portanto para cá não se espera nada de especial e partir do dia 6/7, AA novamente.
Essa situação está a quase 200h de distância, estranho seria se não mudasse. Até lá ainda pode mudar tudo novamente, acho que não vale a pena começar já a tirar conclusões.
Há 1 semana via aqui posts a dizer que não iria chover mais até ao final do mês, mas não era só aqui, via páginas no fb a dizer isso também. O que é certo é que isso não aconteceu.
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,819
Local
Faro
Aquela extraordinária cut off que nos iria afectar esta com maior tendência a ir para a Madeira pelo que o ecm já retirou a precipitação após domingo quase toda..
O ukm seguindo as últimas runs coloca logo o AA em cima de nós.
A precipitação hoje tb tem sido no litoral do sotavento!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,583
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Essa situação está a quase 200h de distância, estranho seria se não mudasse. Até lá ainda pode mudar tudo novamente, acho que não vale a pena começar já a tirar conclusões.
Há 1 semana via aqui posts a dizer que não iria chover mais até ao final do mês, mas não era só aqui, via páginas no fb a dizer isso também. O que é certo é que isso não aconteceu.
Se estiver errado, daqui a 1 semana, estou aqui para assumir o erro, bem eu queria estar errado.;)
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Será que vem mais alguma surpresa este ano? :intrigante:

GBi0jwF.jpg


JNqgudH.jpg


2020 é um ano de fenómenos invulgares, sem dúvida.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Será que vem mais alguma surpresa este ano? :intrigante:

GBi0jwF.jpg


JNqgudH.jpg


2020 é um ano de fenómenos invulgares, sem dúvida.
Não sei se a área referida pelo NHC é a depressão da imagem. Fico com a impressão, pelo texto e pela análise dos modelos, que essa possibilidade se refere ao sistema (de génese semelhante, cut-off low) que se vai formar agora no f-d-s.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,023
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Não sei se a área referida pelo NHC é a depressão da imagem. Fico com a impressão, pelo texto e pela análise dos modelos, que essa possibilidade se refere ao sistema (de génese semelhante, cut-off low) que se vai formar agora no f-d-s.

Enviado do meu SNE-LX1 através do Tapatalk

Concordo, até porque a probabilidade não nula refere-se ao período de 5 dias, e nesse período a depressão presente irá retirar-se rapidamente (nas próximas 24 horas, até) para Leste, vai sair da hipotética zona de formação.
A imagem de satélite presente dá uma ideia de que a zona tem um potencial convectivo significativo, que será pouco desgastado pelo sistema que ocupa agora essa área devido à curta permanência.
 

dvieira

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2017
Mensagens
594
Local
Fátima (349 m)
Mais uma saída de sonho nesta saída das 18h GFS. Começa haver alguma tendência de poder algum evento de neve a cotas médias/baixas 600/800. Vamos aguardar pelas próximas saídas para ter mais certezas pois tudo ainda muito volátil. O ECMWF também chegou a ver algo parecido com o GFS previa apesar de ter piorado um pouco nesta saída do 12h.
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Ainda não há certezas de nada. O ensemble do ECM está bem, mas bem melhor que a saída operacional. Tudo em aberto para a entrada de norte: ou mergulho afecta-nos de raspão e pouca chuva trará, ou cai mais a Oeste e poderá dar uns bons dias mais tempestuoso à antiga. Mais certo é a queda das temperaturas em ambos os cenários...
 

Cesar

Nimbostratus
Registo
21 Nov 2016
Mensagens
1,321
Local
Aguiar da Beira
Ainda não há certezas de nada. O ensemble do ECM está bem, mas bem melhor que a saída operacional. Tudo em aberto para a entrada de norte: ou mergulho afecta-nos de raspão e pouca chuva trará, ou cai mais a Oeste e poderá dar uns bons dias mais tempestuoso à antiga. Mais certo é a queda das temperaturas em ambos os cenários...
Vamos ver se temos essa sorte e ter neve para fazer crescer a umidade nos solos, sim já não se aguenta temperaturas de quase 20 graus.
 

Marco pires

Nimbostratus
Registo
23 Out 2017
Mensagens
567
Local
Pinhal novo
os níveis de água no solo continuam a evoluir no bom sentido, com uma boa parte do território já em capacidade de campo nomeadamente a beira baixa o que não deixa de ser curioso, mas também o Minho e litoral norte, a assinalar também partes do alto alentejo e Ribatejo.
para o mês em questão e com o historial do últimos anos, não se pode dizer que existam problemas de falta de água, contudo os níveis das barragens a sul ainda tem muita capacidade de encaixe.

Fj0zNe.png


o ultimo relatório do IPMA em relação á seca é de outubro, nesse mesmo relatório apenas uma parte do baixo alentejo e Algarve encontrava-se em seca fraca, estando o restante território normal ou em chuva fraca.
arrisco dizer que á actualidade nenhuma parte do território estará em seca.

Fj0L57.png