Previsões médio prazo (até 2 semanas) - Novembro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.

Mindz

Nimbostratus
Registo
18 Out 2015
Mensagens
722
Local
Montijo
Vou para a Serra da Estrela no feriado de 7-8 Dezembro. Sei que ainda faltam 2 semanas mas existe probabilidade de apanhar neve na torre? Pelo que vejo os modelos dão bastante precipitação para a zona, o problema seriam as temperaturas para aguentar a neve que vai cair. Alguma previsão?
Obrigado!
 


Batalha64

Cirrus
Registo
20 Jun 2014
Mensagens
51
Local
Bolembre, Magoito . Sintra
Vou para a Serra da Estrela no feriado de 7-8 Dezembro. Sei que ainda faltam 2 semanas mas existe probabilidade de apanhar neve na torre? Pelo que vejo os modelos dão bastante precipitação para a zona, o problema seriam as temperaturas para aguentar a neve que vai cair. Alguma previsão?
Obrigado!
Favor note que nessa data é proibido sair de concelho de residência.
 

Hawk

Cumulonimbus
Registo
26 Nov 2006
Mensagens
2,274
Local
Funchal
Dias de temporal à antiga na Madeira a partir de amanhã. Frio, vento médio por vezes a rondar os 60 km/h mesmo em zonas costeiras e acumulados de 330 mm em 10 dias previstos pelo Europeu.

Screenshot-20201124-141101-Chrome.jpg
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
Não dando muita credibilidade a esta run do GFS , eu não mexia mais ;):lol:.
Uma coisa é quase certa, temos mudança à vista , e aqui fica a prova que não se pode (nem deve) dar um mês como perdido , porque na meteorologia é tudo muito volátil, e tudo muda em menos de um fósforo!

W4cBnUu.gif



9FGW5zN.png
 

Ricardo Carvalho

Cumulonimbus
Registo
23 Jul 2015
Mensagens
3,108
Local
Azeitão/Sesimbra
ECM segue as pisadas do GFS e tem uma run operacional espectacular , com tudo muito democrático, e com o Sul a ser ligeiramente favorecido





Enviado do meu SM-A510F através do Tapatalk


009d384fc49952a566fba23b4b89971e.jpg
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,446
Local
Olhão (24 m)
A previsão mais linda é do GEM (previsão até dia 4/12 às 12h) :D

21959414_uzZJW.jpeg
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
O ECMWF coloca agora o sistema depressionário mais a Norte, mas com bastante actividade sobre Portugal, seja de chuva/aguaceiros ou vento:

anim_icx8.gif


Parece que o GFS está a querer seguir o ECMWF embora com sinóptica ainda diferente:

anim_vdn0.gif


Ainda falta bastante tempo é ir acompanhando.
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,048
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Bem, ao contrário do que tem acontecido sucessivamente em quase todos os anos anteriores, parece-me que, desta vez, dezembro não vai entrar com anticiclone e pasmaceira, muito pelo contrário! :rain:
No dia 4 de dezembro, praticamente todos os modelos (talvez o GFS seja um pouco menos generoso) apontam para uma entrada de norte que afetaria o território continental com precipitação, algum fresco e neve nas terras altas. Claramente um cenário de inverno à portuguesa! :uau:
uKL1kYt.png


3 dias depois, mais uma frente afetaria todo o território, segundo o ECMWF:
K2tICb1.png


Os ensembles do ECMWF para as próximas duas semanas também estão ótimos ao nível de precipitação. Vejam-se os casos de Tavira (primeira imagem) ou de Almada (segunda imagem): :rain:
nWljxNj.png

I5UxFNa.png


Veremos o que acontece! :pray:
 

Orion

Furacão
Registo
5 Jul 2011
Mensagens
21,629
Local
Açores
Não descurando a enorme possibilidade de ser eu que não percebo nada de meteorologia e interpretação das respectivas cartas e gráficos ... aquela mancha castanha indica calor no Polo Norte. M E D O!

A carta representa anomalia de temperatura.

Felizmente ainda não se pode falar bem de 'calor'. É mais 'muito menos frio/mais quente'.

gfsnh-9-6_pgb1.png


Pt4Mg3S.png
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
GFS a destoar dos outros modelos para as mesmas 144 horas:

GFS:

Om2NyjE.png


ECMWF:

xvtYdBw.gif


GEM:

iVOmXej.png


UKMO:

SzIBrWy.gif


ICON:

WFnztXf.png


Com esta sinóptica teriamos a primeira entrada fria da época que, embora com trajecto marítimo, traria neve aos locais habituais como mostra por exemplo o ECMWF 12 z.
A sensação térmica causada pelo vento forte de NW seria certamente bem baixa: :cold:

Uniz7PR.jpg


bUutAmc.jpg
 
Última edição:

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,931
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Por mim o ECMWF não mexia mais :malandro:

anim_izl8.gif


Entretanto o GFS parece que já se "converteu" aos outros modelos, embora cada um com as suas diferenças, que não são, de momento (dentro do mesmo período) demasiado significativas..
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Por mim o ECMWF não mexia mais :malandro:

anim_izl8.gif


Entretanto o GFS parece que já se "converteu" aos outros modelos, embora cada um com as suas diferenças, que não são, de momento (dentro do mesmo período) demasiado significativas..
Com um bocadinho de sorte ainda neva na Serra de Santa Justa! :D
vrg74fz.png
 
Estado
Fechado para novas mensagens.