Seguimento Sul - Novembro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.


"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Começo a ouvir alguns trovões mais perto, entretanto vai chovendo mais fraco agora.
A chuva fraca não deverá ser por muito tempo por aí. Entretanto parece que, não tarda muito, vai voltar a chover bem no Sotavento Algarvio, vendo pelo radar. :rain:

Na rede NETATMO, a estação de Quarteira é a que mais acumula neste evento. 68,88 mm até agora... :surprise:
 

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,050
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
O dia ainda não acabou no Algarve...
h7D8bZ2.jpg


Estão a ver aquela mancha a sudoeste do Algarve no radar? Aquela mancha é literalmente a "parede do olho" do Clemente (bem visível também nas imagens de satélite). Esta deverá atingir a totalidade da costa algarvia lá mais para as quatro da tarde, segundo as previsões horárias e deverá acumular mais alguma coisa. Veremos o que acontece! :rain:
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Boas, por aqui, Olhão (cidade) choveu menos que em Moncarapacho/Fuseta, levo 42 mm acumulados, durante a madrugada e esta manhã. A situação em Moncarapacho/Alfandanga não é nova, aconteceu o mesmo em Setembro de 2008,deixaram construir em leito de cheia, depois é o que se vê.

Essas inundações em Alfandanga é devido ao ribeiro Tronco que passa por detrás dessas casas, o ribeiro Tronco junta 2 ribeiros que nascem a norte de Moncarapacho, um no Cerro da Cabeça e o outro junto ao nó da A22 (Olhão), logo se chove demais é normal que exista transbordo do ribeiro.

A culpa da maior parte das inundações é devido ao Homem, com a sua ignorância, tapam linhas de água ou constroem nas margens de um ribeiro e depois quando isto acontece, ai jasus, são as alterações climáticas.

Ainda bem, que a cut-off vai para Sul, se fosse como mostrava há uns dias atrás, ela estacionada a SW de Sagres ia ser lindo.

@StormRic , a estação está bem instalada, pertence a um estrangeiro.


Noite de muita chuva e trovoada que ainda se faz sentir neste momento. Faz lembrar a fatídica madrugada/manhã que fez a baixa de Albufeira inundar.
é incrível que o som da trovoada prolonga-se por bastante tempo.

Netatmo( baixa de Albufeira) - 23.2 mm

O som prolonga-se no tempo e às vezes nem chegava a acabar que já estava a fazer outra.



Zona do Parque Industrial de Loulé encontra-se 'debaixo' de água

https://postal.pt/sociedade/2020-11...dustrial-de-Loule-encontra-se-debaixo-de-agua
 

comentador

Nimbostratus
Registo
2 Out 2012
Mensagens
535
Local
Évora
Não sei porque dizes que o Sado está seco. A nascente dele voltou a correr e a barragem da Rocha encheu um pouco com as últimas chuvadas. Só se aí a Alvalade continua a chegar o mesmo fluxo de água de antes, mas as ribeiras estavam todas a correr há pouco tempo :(

Boa tarde, por Alvalade Sado manhã inteira com chuva onde acumulou 15,0 mm e parou há pouco tempo.

Digo e afirmo que o rio Sado continua seco, sem corrente de água, apenas poucos "pegos" têm água. Na passada 5ª feira estive em Ourique e fiz o percurso de Ourique até à Barragem Monte da Rocha, o que vês da estrada é alguma água acumulada em algumas ribeiras das últimas chuvadas, tanto o Rio Sado como os ribeiros estão sem corrente de água e para a Barragem foram as chuvadas de 20 de Outubro e 6 de Novembro que contribuíram em 0,9% para a sua reserva, ou seja insignificante.

Consultem o site da ARBCAS e verifiquem as reservas das barragens do Alto Sado. Tem sido muito bom esta chuva, mas até as barragens começarem a tomar água, as toalhas freáticas precisam de estar saturadas e ainda estamos longe, é preciso que chova muito mais.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,202
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Ontem foi uma noite atípica... Esta célula descarregou poucas vezes, mas quando o fazia, era a valer. Naquela antena que está na serra de Ficalho fotografei pelo menos 3 relâmpagos em formato de "V", e devem ter passado por lá +2/3 que não apanhei. Todos na antena. Incrível!




Fantásticas e feéricas, o ângulo com o reflexo e a iluminação por baixo das nuvens é mesmo lindo! Obrigado!

Agora parece ser a vez do Barlavento no seu extremo ocidental: movimento para norte com deriva longitudinal ao longo da frente, para WNW.

LMUGCVF.jpg
 
Última edição:
Estado
Fechado para novas mensagens.