Seguimento Sul - Novembro 2020

Estado
Fechado para novas mensagens.


StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,164
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Trovoada com chuva intensa neste momento em Sagres
Intensa barragem de descargas aproximava-se do Cabo de S.Vicente e extremo Barlavento, mas entretanto parece ter diminuído a frequência:

4OinYTD.jpg


Já está em Vila do Bispo e vai atingir pelo menos todo o litoral do Barlavento:

b5vjfwf.jpg


'Bombas' espectaculares:

erd8Hgz.jpg
 

Aurélio Carvalho

Nimbostratus
Registo
5 Out 2018
Mensagens
1,824
Local
Faro
133,6 mm concluídos até às 11h44, nesta estação de Loulé.

Não sei se o historial da estação a torna fiável.

85,9 mm em Quarteira. Mesma dúvida da anterior.

'Estações online' do IPMA estão 'offline'?

Teoricamente parecem credíveis mas não sei... Por várias vezes apresentam entre 5 a 7 mm num espaço de 5 minutos.
A mim me parecem exagerados mas não sei...
 

AMFC

Nimbostratus
Registo
2 Nov 2012
Mensagens
600
Local
Queijas/Oeiras
Intensa barragem de descargas aproximava-se do Cabo de S.Vicente e extremo Barlavento, mas entretanto parece ter diminuído a frequência:

4OinYTD.jpg


Já está em Vila do Bispo e vai atingir pelo menos todo o litoral do Barlavento:

b5vjfwf.jpg


'Bombas' espectaculares:

erd8Hgz.jpg
Confirmo fez umas boas bombas agora sem trovoada continua a chuva moderada a forte vento fraco
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
A ultima vez que vi as terras alagadas na zona da Fuzeta, Olhao ou Faro foi algures em 1995 ou 1996. Antes disso tinha ocorrido o Dezembro de 1992, do qual so me recordo do acidente, e o final de 1989, em que tinha 2 anos de idade e nao me recordo. Depois disso fez-se muita asneira. O Algarve litoral tinha uma rede secular de linhas de agua muito eficaz que tem vindo a ser destruida ou maltratada. Isto e o clima algarvio e andaluz, alternancia de secas com chuvas torrenciais.
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,164
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
A ultima vez que vi as terras alagadas na zona da Fuzeta, Olhao ou Faro foi algures em 1995 ou 1996. Antes disso tinha ocorrido o Dezembro de 1992, do qual so me recordo do acidente, e o final de 1989, em que tinha 2 anos de idade e nao me recordo. Depois disso fez-se muita asneira. O Algarve litoral tinha uma rede secular de linhas de agua muito eficaz que tem vindo a ser destruida ou maltratada. Isto e o clima algarvio e andaluz, alternancia de secas com chuvas torrenciais.

Exacto, foram essas as datas aproximadas, especialmente o triénio 87-89, bem vivido por mim nessa altura. As causas apontadas são mesmo essas, impermeabilização de terrenos pelas urbanizações, confinamento de linhas de água.
E não há meio de se aprender, os poderes autárquicos ou acima deles até autorizam porque quando há prejuízos não lhes sai do bolso pessoal, mas devia pois só assim as coisas funcionariam neste país.
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,164
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Na rede NETATMO, a estação de Quarteira é a que mais acumula neste evento. 68,88 mm até agora...

Consegues fazer um apanhado das estações WU? Já há totais superiores a 50, 60 mm e mesmo 100 mm em várias estações.

É agora a vez de Lagos e Portimão apanharem com a varredura de uma linha de forte precipitação:
VCDI2UZ.jpg


Curioso aquele enrolamento da linha a Noroeste:
GbeUVxC.jpg
 

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,164
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Em Lagos resumiu-se a 5 minutos de chuva mais intensa.

Sim, passou depressa.
Esta estação na Praia da Luz registou 23 mm em cerca de 40 minutos, com um rain rate máximo de 111 mm/h.

Portimão também apanhou, e o eco reforçou-se ao entrar mais em terra. Mantém-se aquele curioso 'gancho' no extremo noroeste da linha de instabilidade/frente:
mKeULOP.jpg
 
Estado
Fechado para novas mensagens.