Árvores e Florestas de Portugal



Pedro1993

Super Célula
Registo
7 Jan 2014
Mensagens
8,249
Local
Torres Novas(75m)

NatureHQ

Cirrus
Registo
30 Nov 2020
Mensagens
4
Local
Porto, Portugal
Olá a todos!

Tenho uma oliveira com aproximadamente 15 anos, que nunca deu fruto, e creio que também nunca deu flor! É normal? Ela teve origem num rebento, ao nível do solo, do tronco de uma oliveira antiga, depois de retirado foi colocado num vaso, ganhou raiz e já está no solo há cerca de 15 anos.

Quantos mais anos é necessário esperar para que a oliveira frutifique? Ou há algo de errado com ela?

A árvore está plantada na região norte litoral, na área do Porto.

Aqui está uma foto da oliveira, não sei exatamente qual altura ela tem, mas deve ter uns 4 metros.

B8-D1-B2-AF-6257-4270-B9-DF-2394-B3645615.jpg
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,659
Local
Aveiras de Cima
No dia 16 de Novembro nasceu o meu filhote (daí a minha ausência no fórum nas ultimas semanas). No dia 17 plantei este pequeno carvalho-cerquinho na minha quinta de família em Benavente para assinalar a data. :)

169f06ea0019fd5472ecde2993fddb13.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
 

Crazyrain

Nimbostratus
Registo
16 Jan 2020
Mensagens
924
Local
Viana do Castelo , Neiva ( 43 m )
No dia 16 de Novembro nasceu o meu filhote (daí a minha ausência no fórum nas ultimas semanas). No dia 17 plantei este pequeno carvalho-cerquinho na minha quinta de família em Benavente para assinalar a data. :)

169f06ea0019fd5472ecde2993fddb13.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk


Parabéns !

Eu também tenho carvalhos alvarinhos plantados na minha propriedade . Há que defender a floresta autóctone .
 

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
No dia 16 de Novembro nasceu o meu filhote (daí a minha ausência no fórum nas ultimas semanas). No dia 17 plantei este pequeno carvalho-cerquinho na minha quinta de família em Benavente para assinalar a data. :)

169f06ea0019fd5472ecde2993fddb13.jpg


Enviado do meu POT-LX1 através do Tapatalk
Esquece lá a pergunta que te fiz no tópico do Litoral Centro, já está aqui a resposta :D
Bonito gesto, vai apreciá-lo daqui a uns anos certamente :)
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

João Pedro

Super Célula
Registo
14 Jun 2009
Mensagens
6,196
Local
Porto, Campo Alegre (50 m) | Samora Correia (10 m)
Olá a todos!

Tenho uma oliveira com aproximadamente 15 anos, que nunca deu fruto, e creio que também nunca deu flor! É normal? Ela teve origem num rebento, ao nível do solo, do tronco de uma oliveira antiga, depois de retirado foi colocado num vaso, ganhou raiz e já está no solo há cerca de 15 anos.

Quantos mais anos é necessário esperar para que a oliveira frutifique? Ou há algo de errado com ela?

A árvore está plantada na região norte litoral, na área do Porto.

Aqui está uma foto da oliveira, não sei exatamente qual altura ela tem, mas deve ter uns 4 metros.

B8-D1-B2-AF-6257-4270-B9-DF-2394-B3645615.jpg
Há outras oliveiras nas redondezas ou não? Se não houver será difícil dar fruto, pois a polinização é feita pelo vento.
E sim, sem flores é que não haverá mesmo fruto.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

NatureHQ

Cirrus
Registo
30 Nov 2020
Mensagens
4
Local
Porto, Portugal
Há outras oliveiras nas redondezas ou não? Se não houver será difícil dar fruto, pois a polinização é feita pelo vento.
E sim, sem flores é que não haverá mesmo fruto.

Não conheço nenhuma outra oliveira nas redondezas. Caso a árvore venha a dar flores, não é possível ocorrer autopolinização?

Num grupo do Facebook foi-me dito que a árvore pode na verdade ser uma oliveira-brava, também conhecida por zambujeiro. Ainda assim, isso não explica por que motivo a árvore nunca deu fruto, visto que os zambujeiros também dão flor e fruto, só que são azeitonas pequenas e sem “carne”.

Foi-me aconselhado fazer um enxerto num dos ramos da árvore, assim pelo menos nesse ramo, e em todos os que tiverem origem nele, poderá haver azeitonas.
 
  • Gosto
Reactions: "Charneca" Mundial

joralentejano

Super Célula
Registo
21 Set 2015
Mensagens
9,435
Local
Arronches / Lisboa
Não conheço nenhuma outra oliveira nas redondezas. Caso a árvore venha a dar flores, não é possível ocorrer autopolinização?

Num grupo do Facebook foi-me dito que a árvore pode na verdade ser uma oliveira-brava, também conhecida por zambujeiro. Ainda assim, isso não explica por que motivo a árvore nunca deu fruto, visto que os zambujeiros também dão flor e fruto, só que são azeitonas pequenas e sem “carne”.

Foi-me aconselhado fazer um enxerto num dos ramos da árvore, assim pelo menos nesse ramo, e em todos os que tiverem origem nele, poderá haver azeitonas.
Sim, as oliveiras bravas também dão azeitona, portanto o motivo não será esse. Vejo oliveiras com o mesmo tamanho dessa carregadas de azeitona, por vezes. Provavelmente o motivo de não dar fruto deve-se ao facto de não existirem outras oliveiras nas redondezas, pois não existe polinização.
Ainda pensei no clima da região que também pode ter efeito, porque as oliveiras não toleram climas muito húmidos e chuvosos, mas isso provavelmente iria influenciar mais ao nível do desenvolvimento da árvore. É estranho nunca ter dado nada ao longo de 15 anos, certamente no meio de tantos haveria alguns que fossem favoráveis para o surgimento da azeitona.