Seguimento Meteorológico Livre - 2020

Santofsky

Cumulus
Registo
10 Nov 2020
Mensagens
375
Local
Portugal
Cheira-me que este dezembro será diferente dos anteriores, com temperaturas abaixo da média contrariando a tendência dos últimos anos... Aliás a previsão a longo prazo do IPMA refere exatamente isso mesmo... ;)
E algo me diz que será desta que voltaremos a ter um inverno à antiga, isto é chuva, neve, frio e geada em todo o país... :pray:
 


Stinger

Nimbostratus
Registo
22 Mar 2008
Mensagens
1,686
Local
Gondomar (188m)
Neste mapa até metem nos 300 metros loool

Santa justa será?


Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
e77bd4c2c8a48c844cbfa5a8acdecabe.jpg
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Neste mapa até metem nos 300 metros loool

Santa justa será?


Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk
e77bd4c2c8a48c844cbfa5a8acdecabe.jpg

Em Miranda do Douro é quase cota 0 (cota 50)!! Ao ponto em que isto chegou. É cair precipitação e é neve certa, até para todo o concelho e arredores!

wkako1D.png


UPDATE: Esqueçam, quem ganha é Bragança que alcança mesmo cota 0! :huhlmao:

sT4WboO.png
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Eu só acho estranho haver tão pouca precipitação na 6a feira para o interior. Será que os modelos estão a subestimar o trajecto atlântico da depressão? Ou será que estão a sobrevalizar o efeito de barreira de condensação orografica nesta entrada de noroeste?

Gostaria muito que os modelos estivessem errados, que precipitasse muito mais no interior e não fossem apenas uns chuviscos frios.
 

pe5cinco5

Cumulus
Registo
14 Nov 2014
Mensagens
274
Local
Entre Corroios e Ch. Caparica(40m)|Mir.Douro(730m)
Olhando para os meteogramas GFS, e como estamos a menos de 48h do evento, verifico que há possibilidade de nevar nas seguintes capitais de distrito:

  • Bragança;
  • Vila Real;
  • Viseu;
  • Guarda;
  • Castelo Branco;
Ainda,
  • Portalegre.
No entanto os distritos de Leiria, Santarém (Norte), Évora (Estremoz por exemplo), Faro (Monchique), Coimbra, Porto (Baião, Friande), Braga (Cabeceiras de Basto) poderão também ter alguns flocos de neve. No mínimo, graupel/água-neve.

Desde que haja precipitação.
 
Última edição:

ClaudiaRM

Furacão
Registo
2 Dez 2009
Mensagens
10,667
Local
Viseu
Olhando para os meteogramas GFS, e como estamos a menos de 48h do evento, verifico que há possibilidade de nevar nas seguintes capitais de distrito:

  • Bragança;
  • Vila Real;
  • Viseu;
  • Guarda;
  • Castelo Branco;
Ainda,
  • Portalegre.
No entanto os distritos de Leiria, Santarém (Norte), Évora (Estremoz por exemplo), Faro (Monchique), Coimbra, Porto (Baião, Friande), Braga (Cabeceiras de Basto) poderão também ter alguns flocos de neve. No mínimo, graupel/água-neve.

Desde que haja precipitação.

Gostei deste post... :D
 

c0ldPT

Nimbostratus
Registo
20 Out 2017
Mensagens
1,610
Local
Gandra, Paredes (132 m) | Foz, Porto (35 m)
Para Valongo pelos mapas dão quase 10mm para cotas inferiores a 400 m, como está mais ao litoral vai levar com mais chuva ou quiçá neve.

Mas o clima é muito volátil e duvido

Enviado do meu BLA-L29 através do Tapatalk

Acho bastante improvável
Já para Paços de Ferreira monte pilar acho que tem boas probabilidades.

Enviado do meu Redmi Note 7 através do Tapatalk
Tudo muito no limite não deve correr bem para a Santa Justa (374m). Nesta zona acredito nuns flocos no monte pilar (530m), serra de Vandoma (519m), citânia de Sanfins (570m), Monte telégrafo (578m) e serra da Boneca (518m), se não houver corte no frio e precipitação.
Ainda assim a humidade nestas entradas é muita pelo que mesmo com a temperatura certa pode apenas chover. :(
 
Última edição:

"Charneca" Mundial

Super Célula
Registo
28 Nov 2018
Mensagens
5,020
Local
Corroios (cota 26); Aroeira (cota 59)
Eu só acho estranho haver tão pouca precipitação na 6a feira para o interior. Será que os modelos estão a subestimar o trajecto atlântico da depressão? Ou será que estão a sobrevalizar o efeito de barreira de condensação orografica nesta entrada de noroeste?

Gostaria muito que os modelos estivessem errados, que precipitasse muito mais no interior e não fossem apenas uns chuviscos frios.
Eu tenho quase a certeza que choverá mais do que os modelos preveem nas próximas duas semanas, vendo a sinóptica atual e a maneira como a frente se está a aproximar. Há ainda muita instabilidade ao nível das quantidades de precipitação e não me admirava nada que no Sul e Interior chovesse muito mais do que está previsto. A ver vamos, como diz o cego! :pray: :rain: